Autor Tópico: Linux em Notebook - Funciona Bem?  (Lida 4135 vezes)

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Online: 27 de Outubro de 2006, 15:49 »
Prezados,
 Sou novo no Linux e mais ainda no Ubuntu (1dia-hehe) estou fazendo teste com varias distro e tive boas referencias do Ubuntu, minha duvida surgiu quando em alguns outros forum questionei sobre a utilizacao de Linux em Notebook pois estou para comprar um Acer Turion e para a minha surpresa muitos informaram que a principal dificuldade de utilizar Linux nesse e em outros Notebooks é com relacao ao cooler do Notebook pois segundo informacoes esse seria controlado pelo SO e nao pelo hardware e portanto sempre funciona em baixa velocidade e fazendo o notebook superaquecer. Alguem saberia me dizer se isso é verdade ou mito? Pois as pessoas que me retornaram sao usuarias de Linux (Kurumin) no entanto um conehcido meu utiliza o Ubuntu em um HP Celeron.
 Se alguem tiver informações sobre isso eu agradeço.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2006, 15:52 »
Uso o Ubuntu no meu notebook há um ano e nunca tive problema de superaquecimento. Ele roda macio.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2006, 15:58 »
Uso o Ubuntu no meu notebook há um ano e nunca tive problema de superaquecimento. Ele roda macio.

Qual a marca e modelo?
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

arlei

  • Visitante
Re: Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2006, 16:18 »
Uso o Ubuntu no meu notebook há um ano e nunca tive problema de superaquecimento. Ele roda macio.

Qual a marca e modelo?

eheheh
Olha na assinatura dele...
"Fujitsu Lifebook C2210"

T+
Arlei

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2006, 17:32 »
Tive um problema parecido quando instalei o Ubuntu 5.10 em um antigo notebook Compaq Armada, o cooler não ligava de jeito nenhum, e o notebook desligava por super-aquecimento.  ???

Lutei tentando ativar e desativar módulos de APM e ACPI e não deu em nada, sempre o notebook acabava se desligando pela alta-temperatura.

Incrivelmente, instalei o Mandrake 10 e ele não teve mais esse problema, está rodando até hoje.

Não sei se em notebooks mais novos ainda existe o problema do cooler não ativar, mas posso garantir não é lenda, já aconteceu comigo uma vez.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Darcamo

  • Visitante
Re: Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2006, 22:30 »
Em geral pode-se dizer que linux roda bem em notebooks hoje em dia. Mas provavelmente não terá todos os recursos.

Estou utilizando nesse exato momento Ubuntu em um notebook Toshiba A60 (uso Ubuntu nele desde a versão 4.10 - Hoary) e tá funcionando direito. Só que a parte de gerenciamento de energia (economia quando se está na bateria) e a saída pra TV (placa ATI Radeon 7000 - não tem drive proprietário para ela) nunca eu nunca consegui funcionar.

O resto funciona perfeitamente.

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2006, 20:53 »
Eu pretendo utilizar em um Acer Turion modelo 5043, mas tenho duvidas se tudo irá rodar. Vou ter que fazer um teste com o CD bootavel para ver se tudo ira funcionar.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Linux em Notebook - Funciona Bem?
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2006, 21:44 »
meu notebook bonitao:
http://dynabook.com/pc/catalog/ss_c/050420sx/index_j.htm

No Ubuntu 5.10 ele reconheceu
rede, som, touch-pad, wireless, leitor de SD-RAM, troca de freq. do processador conforme uso, varias teclas especiais do note (brilho, travar estacao, etc)

Nao testei:
Blue-Tooth e Modem discado

Testei nesse note o Ubuntu, Kurumin e Gentoo.
Optei por Ubuntu por seu otimo reconhecimento de hardware

Estou baixando o Ubuntu 6.10-DVD pra instalar do zero outra vez ! ;D