Autor Tópico: Scanner multifuncional epson ecotank 395  (Lida 3913 vezes)

Offline andersonfarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Scanner multifuncional epson ecotank 395
« Online: 19 de Agosto de 2018, 12:00 »
Estimados amigos, sou iniciante no Ubuntu ( Ubuntu 18.04 LTS ), pesquisando pela internet consegui instalar a minha impressora sem grandes dificuldades, porém não consegui habilitar a função scanner, por algum motivo o aplicativo não reconhece ela.

Não consegui habilitar o scanner pelo aplicativo padrão ( digitalizador simples ) nem pelo aplicativo Skanlite, mesmo com os drivers instalados:

https://download3.ebz.epson.net/dsc/f/03/00/07/72/04/f1eee0a5cebe5af78e353b906b09f9bc597d31e4/epson-inkjet-printer-escpr_1.6.23-1lsb3.2_amd64.deb

https://download3.ebz.epson.net/dsc/f/03/00/07/72/05/581c052d263ad365029aca5b70a3c571bb217339/epson-printer-utility_1.0.2-1lsb3.2_amd64.deb

https://download2.ebz.epson.net/imagescanv3/ubuntu/lts1/deb/x64/imagescan-bundle-ubuntu-18.04-1.3.35.x64.deb.tar.gz

Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema ?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Scanner multifuncional epson ecotank 395
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2018, 21:34 »
Não consegui habilitar o scanner pelo aplicativo padrão ( digitalizador simples ) nem pelo aplicativo Skanlite, mesmo com os drivers instalados:
...
Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema ?

O digitalizador simples ou o Imagescan realmente não funcionam com essa multifuncional.
Apelei para o Xsane. Ele funcionou aqui.

Código: [Selecionar]
sudo apt install xsane
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline andersonfarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Scanner multifuncional epson ecotank 395
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2018, 12:17 »
Obrigado pela ajuda selvaking, porém mesmo com o Xsane instalado não consegui detectar o scanner da multifuncinal.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Scanner multifuncional epson ecotank 395
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2018, 23:23 »
Eu estou com várias máquinas travadas no Ubuntu 14.04 e instalei o xsane com essa multifuncional. Tá funcionando!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Scanner multifuncional epson ecotank 395
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2018, 13:13 »
você instalou o imagescan?
Flavio ML

Offline andersonfarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Scanner multifuncional epson ecotank 395
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2018, 13:44 »
Estimado amigo flavioml, o programa imagem scan também não reconhece a função scanner da impressora, mesmo ela já estando instalada e imprimindo.

Decidi desinstalar tudo e começar do zero, instalei a impressora pelo próprio programa do Ubuntu e não tive problemas, porém novamente o scanner não foi reconhecido, mesmo usando o programa da Epson, o Image Scan e tambem o Skanlite e o Digitalizador Simples.

Não obtive sucesso na instalação do scanner. Por enquanto não estou utilizando essa função e se precisar, tenho o Windows em dual boot com o Ubuntu, mas realmente desejava colocar ela pra funcionar corretamente, uma vez que estou usando o Windows só quando não há alternativa.

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Scanner multifuncional epson ecotank 395
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2018, 10:38 »
Amigo Anderson,

A minha pergunta se prende ao fato de ter eu, recentemente, adquirido uma multifuncional XP--241 e ao procurar no suporte da Epson pelos pacotes para instalação ter-me deparado com o imagescan-bundle-ubuntu-18.04-1.3.35.x64.deb.tar.gz, que não tem um sistema convencional de instalação, em que pese o ".deb", o que é feito através de um script contido no arquivo compactado.
Mesmo sendo os nossos dispositivos diferentes ficou-me a impressão que o "driver" é geral para os scanner da Epson.
Aqui o meu funciona normalmente com o xsane.

Abraço.
Flavio ML