Autor Tópico: Resolvido - autenticação de ponto de acesso - NetworkManager is online  (Lida 9293 vezes)

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Bom dia pessoal!

Estou usando ubuntu 18.04 e no geral está funcionando tudo normalmente, a rede está funcionando. Acontece que de uns dias para cá, toda vez que ligo a maquina, aparece uma janela com nome "autenticação de ponto de acesso" e dentro da janela aparece a mensagem "NetworkManager is online", apenas isso, não tem nenhuma opção.

Não sei se ajuda, mas na barra superior (ao lado do botão "atividades"), onde aparece o nome das aplicações no gnome, consta que se trata do app "sessão de rede".

Na parte superior da janela do programa, junto com o nome "autenticação de ponto de acesso", aparece esse link "http://nmcheck.gnome.org/check_network_status.txt" (abri o link no navegador e apenas abre uma página com a mesma mensagem "NetworkManager is online", mais nada).

Outra coisa que me gerou muita estranheza é o fato de que, às vezes, durante o uso normal da maquina, simplesmente pisca uma tela rapidamente. Prestando atenção, percebi que seria a mesma janela de que falei agora pouco, mas ela não permanece na tela como quando acabo de ligar o computador.

Todas as aplicações da maquina foram instaladas pela central de programas ou através do terminal usando "apt-get"...

o problema é que uso a maquina para trabalho, então preciso que ela seja segura.

se alguém souber do motivo dessa mensagem estar aparecendo e como posso fazer pare remover isso, agradeço muito!

=-=--==-

Pesquisando mais acabei descobrindo que tem alguma coisa ligada ao "NetworkManager", que configura o acesso à rede da maquina automaticamente, queria saber o motivo dele exibir essa mensagem e se isso é normal mesmo, ou se tem algo errado...

Novamente muito obrigado!
« Última modificação: 31 de Julho de 2018, 10:10 por lucas 94 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:autenticação de ponto de acesso
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2018, 11:10 »
Fora essa mensagem, você está com algum problema na navegação?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:autenticação de ponto de acesso
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2018, 11:38 »
Olá amigo!

Não estou tendo nenhum problema de navegação ou de acesso à rede, nenhum outra interferência no computador, pelo menos eu não percebi... Apenas essa janela que aparece às vezes durante o uso da máquina e toda a vez que o computador é ligado.

Aparentemente a máquina não está mais lenta, mas como normalmente uso programas leves, então dificilmente perceberia (office e afins).

O que será que pode ser?

Até pensei e desabilitar o NetworkManager, mas não sei se seria o correto, além de que eu uso o computador em lugares diferentes, então não seria viável ficar configurando tudo manualmente cada vez que eu trocasse de lugar.

Ou o sistema consegue reconhecer e conectar redes wi-fi e cabeadas mesmo sem o NetworkManager?

e será que isso é alguma coisa séria com que eu precise me preocupar? Apenas a título exemplificativo, um software malicioso?

Muito obrigado pela ajuda!!!
« Última modificação: 30 de Julho de 2018, 11:41 por lucas 94 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:autenticação de ponto de acesso - NetworkManager is online
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2018, 11:51 »
Já vimos então que a mensagem não está indicando um erro de conexão, apesar de ser bastante irritante se ela volta depois que vc a manda sair.

O NetworkManager é um componente fundamental do Ubuntu, diria até da sanidade mental do usuário do Ubuntu. Sem ele, você teria que configurar cada uma das redes que você quisesse usar.

Experimente abrir o gerenciador de redes, pra editar sua conexão atual.  Lá, procure pelo ajuste de autenticação 802.1x. Se estiver ativo, tente desativar. Veja também ajustes de depuração, se algum deles estiver ativo, desative.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re:autenticação de ponto de acesso - NetworkManager is online
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2018, 10:06 »
Então amigo, eu pesquise e realmente o que você está falando é verdade, sem o NetworkManager fica muito complicado configurar rede, fica tudo manual e isso acaba gerando uma dor de cabeça, principalmente no usuário comum.

Estava tentando de tudo, mas parece que minha ultima tentativa acabou dando certo. Encontrei na internet uma forma de desativar o serviço e depois reativar, copiei os comandos no terminal e, pelo menos até agora, a janela não tem aparecido...

Vou marcar o tópico como resolvido e qualquer novidade eu volto a postar, até para ajudar outras pessoas com esse problema.

Muito obrigado pelas dicas sobre autenticação 802.1x e depuração! Se por acaso der algum problema novamente eu vou tentar ver isso.

Realmente muito obrigado pela ajuda!
« Última modificação: 31 de Julho de 2018, 10:09 por lucas 94 »

Offline Wnavarro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Resolvido - autenticação de ponto de acesso - NetworkManager is online
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2018, 22:06 »
Olá amigo, estou passando por esse mesmo problema que você passou, gostaria de saber como resolveu essa questão, pois essa mensagem fica aparecendo é meio irritante, desde já obrigado.

Offline cadulazarini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Resolvido - autenticação de ponto de acesso - NetworkManager is online
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2018, 10:09 »
Amigo, estou com o mesmo problema, você pode postar o link do outro tópico que resolveu seu problema?
Obrigado

Offline walmir_lsj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Resolvido - autenticação de ponto de acesso - NetworkManager is online
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2018, 17:33 »
Estou com o mesmo problema, você pode postar o link do outro tópico que resolveu seu problema?
Obrigado

Offline Wadilson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Resolvido - autenticação de ponto de acesso - NetworkManager is online
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2019, 16:01 »
E não vai postar o processo que executou?
______________________________________
Wadilson