Autor Tópico: [Resolvido] Será que é problema de memória RAM?  (Lida 2892 vezes)

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
[Resolvido] Será que é problema de memória RAM?
« Online: 28 de Julho de 2018, 12:14 »
Eu usei meu notebook normalmente ontem, depois desliguei e guardei ele no lugar de sempre. Hj de manhã quando liguei ele, ele ficou com a tela preta. Reiniciei ele aí entrou na tela do GRUB. Cliquei na primeira opção que é Ubuntu e ele ficou horas na tela em que aparece os comandos inicias do sistema. Desliguei ele e voltei a ligar ele, ele voltou pro GRUB aí resolvi testar a memória dele e a tela que aparece pra mim é essa: https://imgur.com/gallery/vTZNZW5. Eu percebi que tem um erro no canto direito dele, mas como sou iniciante não sei ler ele, vcs conseguem me ajudar? Obrigada

É um netbook positivo Mobo
Sistema operacional é o Lubuntu 18.04 LTS
Memória RAM é de 1 GB
As especificações dele de quando eu usava o 10. http://imgur.com/lBSXs
Segundo teste de memória: https://imgur.com/gallery/LrFORNN
« Última modificação: 29 de Julho de 2018, 14:16 por myllaexandy »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Será que é problema de memória RAM?
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2018, 14:33 »
A memória parece tá tranquila.

Quando aparecer o menu do GRUB, selecione a opção "Opções avançadas para Ubuntu" e depois selecione a opção que tem "recovery mode", aparecendo o Menu de recuperação, selecione a opção "fsck - Verificar todos os sistemas de arquivos". Volte aqui com o resultado.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Será que é problema de memória RAM?
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2018, 16:58 »
já tentei todas as opções do GRUB mas ele fica travado por horas e não sai da tela dos comandos

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Será que é problema de memória RAM?
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2018, 18:55 »
Está me parecendo que você precisa recuperar o Grub, mas seria bom você postar uma imagem dessa tela de comandos aí para vermos melhor.

De toda forma, para recuper o Grub, tem várias dicas desse ótimo post aqui no fórum, do qual eu tirei a citação abaixo:



I-  Solução Live CD/DVD ou Live USB :

A- Pela partição, sem chroot :


A-1 - Mais simples de todas - Site Ubuntu/community/help

Inicialize pelo Live CD/DVD ou Live USB do Ubuntu
Se esqueceu ou não sabe qual a partição do seu Ubuntu, entre no Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite :
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l ou
Código: [Selecionar]
sudo gparted .


Monte a partição : (Troque sda2 pela partição do seu Ubuntu).
Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sda2 /mnt
Reinstale o GRUB 2 :
Código: [Selecionar]
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda Reinicie o computador.



OBS: muita atenção para determinar qual a partição raiz do seu sistema aí, isso é fundamental.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Será que é problema de memória RAM?
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2018, 22:19 »
Uma forma de ver se é memória ou não, é bootar um livecd, se o problema for de memória nem o livecd boota.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Será que é problema de memória RAM?
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2018, 11:25 »
A tela que eu me refiro é essa:
Tentei fazer o que o
Citar
selvaking
falou mas ele fica nessa tela por horas. Ontem ficou nisso por mais de duas horas até que desisti.
Citar
Anderson_Coelho
pra eu tentar5 resolver o problema do Grub eu teria que ter acesso ao sistema operacional? O que eu não tenho.
Citar
zekkerj
Do "livecd" eu só consigo fazer os testes que nele contém. Eu não consigo nem testar outro sistema operacional. Eu tenho um pendrive com o lubuntu e outro do linux mint e nenhum deles passa da tela inicial com o logo do sistema. Fica horas na quela tela e nada.
Eu até pensei em fazer um pendrive bootavel do xp que veio com ele, mas já revirei a casa toda e não acho o cd que veio junto do netbook

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Será que é problema de memória RAM?
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2018, 11:34 »
Vc consegue rodar o teste de memória que vem junto com o livecd/livependrive?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Será que é problema de memória RAM?
« Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2018, 13:04 »
Problema resolvido!
Eu fiz o seguinte:
Entrei na BIOS e olhei com bastante atenção tudo o que tinha ali. Mesmo não entendendo de nada. Foi quando percebi que a hora e a data estavam erradas. Arrumei as duas, salvei e reiniciei o netbook apertando o F11 para entrar no menu de boot. Nele eu percebi que tinha uma opção escrita REALTEK BOOT AGENT conforme essa foto: https://imgur.com/a/p9tVNN3. Resolvi fazer boot por ele, ele iniciou uma série de testes e de repente iniciou o LUBUNTU que está funcionando tudo direitinho.
Sinceramente não sei se o problema era a hora errada ou se era alguma coisa que o Realtek resolveu, só sei que agora está funcionando tudo direitinho.