Autor Tópico: vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.  (Lida 6754 vezes)

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Online: 01 de Abril de 2018, 14:17 »
 Viva!

 Tenho como objetivo colocar vários sites online, com outro endereço. Neste momento tenho a correr o ubuntu14LTS, com todas as aplicações para server. Tenho o serviço dns dinâmico da dynip e no-ip.  Neste momento consigo abrir os sites sempre com o mesmo endereço e no fim colocando o nome do ficheiro que quero abrir...exemplo:  ...ddns.net/(pasta com o nome ou ficheiro que quero abrir).
Gstaria de mudar o endereço sem ser o que deixei no no-ip ou no serviço dynip. Como faço?
Li este artigo e tentei colocar outros sites online, mas não consegui.:https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-varios-sites-num-unico-servidor-web/



Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2018, 18:49 »
Já tinha visto esse site.  Fiz todos os passos indicados. Tenho um problema o servidor abre com a pasta var/www/html. Ao mudar para var/www/nome do site/public_html o que acontece é que abre com esse  novo nome criado do site o site da pasta var/www/html. Já mudei esta pasta html para public_html também e deixa de abrir. Ou seja tenho dois nomes diferentes de sites a abrirem o mesmo site. Vai sempre buscar a pasta var/www/html e não vai buscar a linha de comando var/www/site/public_html. SOLUÇão? Por acaso já andei neste site que me enviou. Obrigado pelo interesse.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2018, 19:06 »
também vi este site.
https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-varios-sites-num-unico-servidor-web/
Aqui diz para meter o site dentro do diretorio var/www/html/novosite  Também não resulta abre sempre  no  caminho var/www/html/index.htm  Ou seja abre sempre este index.htmnão vai buscar o site novo.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2018, 13:11 »
Caro Ismael Bonifácio!

O endereço que te passei é uma trilha e não um trilho.
Vc deve mudar de acordo com suas necessidades.

Vou dar um exemplo rápido do que vc tem que fazer.
No site no-ip vc colocaria três ponteiro diferentes para o seu IP.

morfeu.ddns.net
carrapato.ddns.net
piolho.ddns.net



Na sua máquina vc teria 3 sites rodando que identificasse o nome requisitado e respondesse de acordo.
site morfeu.ddns.net
Criado o arquivo /etc/apache2/sites-available/morfeu.conf com o código abaixo
Código: [Selecionar]
<VirtualHost *:80>
ServerName morfeu.ddns.net # Esta linha diz ao Apache que quando acessarem este nome ele deve direcionar pra pasta DocumentRoot especificada abaixo

ServerAdmin webmaster@localhost
DocumentRoot /var/www/html/morfeu # O nome do DocumentRoot é de acordo com as suas necessidades nesse caso coloquei dentro da pasta /var/www/html, vc pode modificar isso de acordo com os seus interesses. Só cuide pra que as pastas criadas sejam do usuário e grupo "www-data"

ErrorLog ${APACHE_LOG_DIR}/morfeu/error.log # aqui foi criada uma pasta dentro de /var/log/apache2 chamada morfeu pra ficar com os erros e acessos somente deste site
CustomLog ${APACHE_LOG_DIR}/morfeu/access.log combined

</VirtualHost>

Colocado o site no ar com o comando
Código: [Selecionar]
sudo a2ensite morfeu.conf
Crie arquivos para o site carrapato e piolho e os coloque no ar.
Lembre-se: Eles tem que tá em pastas DocumentRoot diferentes e o atributo ServerName é o que está registrado no no-ip.

Vc provavelmente já tem um site no ar que é instalado por padrão junto com o Apache. Vc verifica isso usando o comando "sudo ls -lhF /etc/apache2/sites-enabled/" e vendo quantos atalhos existem.
A resposta do comando acima pode ser essa
Código: [Selecionar]
lrwxrwxrwx 1 root root 35 Set 20  2017 000-default.conf -> ../sites-available/000-default.confVc pode desabilitar o site padrão com o comando
Código: [Selecionar]
sudo a2dissite 000-default.conf
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2018, 16:20 »
Viva de novo. Então o site que eu tenha no caminho var/www/hml/site é igual aquele que criei no no-ip? Se assim for a vantagem é abrir diferentes dns dinâmicos para diferentes sites. Eu pensava que o dns dinãmico criado por exemplo piolho.ddns.net se transformaria em piolho.pt.  Isto porque no exemplo que vi havia o server name e por baixo server alias.
Então como é que eu posso criar sites com um endereço personalizado diferente do dsn dinãmico? Imaginemos queria um site com piolho.pt e outro carraça.pt, este tipo de serviço é pago? Como é que essa gente faz isso?
Obrigado pela atençao que me está a disponibilizar.

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2018, 20:42 »
Experimentei e não deu certo. Algo está mal na linha de comando no meu diretorio var/www/html
Criei o site no no-ip por exemplo piolho.ddns.net criei esta pasta dentro do diretório var/www/ piolho.ddns.net   coloquei aqui um site e ele abre com o endereço piolho.ddns.net a página que se encontra no diretório var/www/html/outrosite (sem ser o do piolho). Vamos lá ver se eu consigo explicar...se meter piolho.ddns.net/piolho.ddns.net  (duas vezes no browser) ele vai abrir o site, isto é se  eu colocar em var/www/html/piolho  Todo o endereço que fizer dinãmico abre sempre o ficheiro index.html da minha pasta do www/html/ e não a pasta direta do piolho.

No documento Root do site aviable eu meto o comando bem var/www/html/piolho, o site abre mas vai abrir o ficheiro index.htm da pasta html e não o site direto... se eu quiser abrir algo terei de colocar piolho.ddns.net/piolho

Como altero esta situação?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2018, 09:03 »
Viva de novo. Então o site que eu tenha no caminho var/www/hml/site é igual aquele que criei no no-ip?

O no-ip é um serviço de DNS dinâmico, isto é, nos servidores DNS normais vc sempre vai ter um nome atrelado a um IP. Usando o comando dig vc descobre por exemplo que o site "sapo.pt" tem o IP 213.13.146.142. No caso do no-ip, o nome criado por vc lá sempre vai apontar para o seu computador, mesmo que no seu computador o IP seja mudado dinamicamente. Com isso, pessoas normais como nós conseguem colocar um site no ar. Não existe site no no-ip. Existe o site na sua máquina, O no-ip mostra pra internet aonde está a sua máquina.

Se assim for a vantagem é abrir diferentes dns dinâmicos para diferentes sites. Eu pensava que o dns dinãmico criado por exemplo piolho.ddns.net se transformaria em piolho.pt.  Isto porque no exemplo que vi havia o server name e por baixo server alias.

ServerAlias é um atributo do Apache2 que informar ao Apache que o site tbm pode ser identificado com um outro nome ou apelido. Mas esse outro nome ou apelido, no nosso caso, só funciona se for registrado no no-ip.
Veja o exemplo de um site real. Acesse no seu navegador o site "sapo.pt". A página carrega e o navegador muda para "www.sapo.pt". Caso eles estejam usando um Apache no linux, eles teriam um só site respondendo por dois nomes. No servidor DNS deles tem que ter registrado o site "sapo.pt" como registro tipo "A" e "www.sapo.pt" como registro tipo "CNAME".


Então como é que eu posso criar sites com um endereço personalizado diferente do dsn dinãmico? Imaginemos queria um site com piolho.pt e outro carraça.pt, este tipo de serviço é pago? Como é que essa gente faz isso?

Entenda o caso. Em serviços de resolução de nomes (DNS) o IP não pode mudar. O IP tem que ser fixo. E o IP de usuários domésticos de banda larga normalmente muda. Isso é chamado IP dinâmico. Esse serviço prestado por empresas como a no-ip acabam por corromper a lógica desse sistema fazendo os usuários domésticos, mesmo tendo IP dinâmico, serem encontrados na internet. A esse serviço eles chamam de DNS dinâmico.
Nomes personalizados e diferentes desses do DNS dinâmico devem ser contratados a uma empresa voltada pra venda de Nomes de Domínio. Faça uma busca no google pra isso.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2018, 09:11 »
Experimentei e não deu certo. Algo está mal na linha de comando no meu diretorio var/www/html

Criei o site no no-ip por exemplo piolho.ddns.net criei esta pasta dentro do diretório var/www/ piolho.ddns.net   coloquei aqui um site e ele abre com o endereço piolho.ddns.net a página que se encontra no diretório var/www/html/outrosite (sem ser o do piolho). Vamos lá ver se eu consigo explicar...se meter piolho.ddns.net/piolho.ddns.net  (duas vezes no browser) ele vai abrir o site, isto é se  eu colocar em var/www/html/piolho  Todo o endereço que fizer dinãmico abre sempre o ficheiro index.html da minha pasta do www/html/ e não a pasta direta do piolho.

No documento Root do site aviable eu meto o comando bem var/www/html/piolho, o site abre mas vai abrir o ficheiro index.htm da pasta html e não o site direto... se eu quiser abrir algo terei de colocar piolho.ddns.net/piolho

Como altero esta situação?

Copie e cole aqui a saída dos comandos:
Código: [Selecionar]
sudo ls -lhF /etc/apache2/sites-enabled/
Código: [Selecionar]
sudo ls -lhF /var/www/
Código: [Selecionar]
sudo apache2ctl -S
« Última modificação: 07 de Abril de 2018, 09:18 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2018, 11:51 »
Enviei os comandos em mensagem privada . Se me conseguir ajudar com a linha de comandos agradecia. O servidor abre sempre num dns do meu operador de internet que é o dynip é um dns dinãmico que a meo aqui em Portgal tem. Mas eu queria abrir com o dynip para os sites que tenho e criar um dns dinamico tipo no-ip para um site especifico.
Até breve.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2018, 01:03 »
Manda os resultados aqui, uai. Estou acompanhando o caso para tentar ajudar, fórum tá aqui pra isso, perde o sentido se ficar mandando ajuda em mensagem privada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2018, 12:19 »
Olá Ismael,

Se eu entendi bem sua dúvida, você está tentando fazer coisas que precisam de um domínio oficialmente registrado, usando um serviço com DNS dinâmico, que significa que não há registro oficial.

Se é mesmo assim, a resposta é: não, não vai ser possível.

O que pode acontecer, é que você pode contratar, junto ao seu serviço de DNS dinâmico, o redirecionamento de um domínio dinâmico. Isso é um serviço pago, feito nos servidores deles.

Daria pra vc fazer no seu próprio servidor? Muito provavelmente, não; é se desse, seria muito difícil de fazer, pois vc precisaria registrar os domínios, o que exigiria uma infraestrutura que você não tem.


Enviado do meu smartphone
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2018, 14:52 »
Enviei os comandos em mensagem privada.

Como disse o companheiro Arthur Bernardes. Vc deveria mandar os resultados aqui e não em private.
Não vou colocar a mensagem que vc me enviou, pois acho que deve ser vc a fazer tal coisa.

Se me conseguir ajudar com a linha de comandos agradecia. O servidor abre sempre num dns do meu operador de internet que é o dynip é um dns dinãmico que a meo aqui em Portgal tem. Mas eu queria abrir com o dynip para os sites que tenho e criar um dns dinamico tipo no-ip para um site especifico.

Acho que não entendi a sua real intenção até agora, assim como a amigo Zekkerj.
Vc quer tornar um micro da sua rede doméstica acessível pra internet com um nome de domínio totalmente qualificado usando um provedor de DNS dinâmico?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline ismaelbonifacio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2018, 19:08 »
Vamos lá ver são duas coisas distintas. A primeira já percebi que tenho de pagar um dominio personalizado num provedor.  Quando li o artigo percebi que poderia transformar um dns dinãmico num endereço personalizado. Ou seja teria piolho.ddns.net e criava um www.piolho.pt Percebi que isto tenho de pagar. Assunto resolvido.

2ª situação e que me debato é na organização e encaminhamento do dns dinâmico para as pastas que contém sites do diretório var/www/

Aqui o que me acontece é que tenho um dns que abre sempre uma página que se encontra no www/ index.htm. quando quer abrir algum outro site tenho de colocar o endereço com o nome da pasta no fim. Ou seja, piolho.ddns.net/site que quero abrir. O que eu pretendia era criar outro dns dinâmico tipo: carraça.ddns.net para abrir direto um site no diretório var/www/site. O que acontece é que abre sempre o index.htm que se encontar dentro do diretório var/www/index.html e não abre direto o site que quero. Tanto o pilho.ddns.net como carraça.ddns.net abrem este index e não o site que quero Já mudei o documento root/ var/www/site. Ultimamente se meter duas vezes o  endereço exemplo piolho.ddns.net/piolho.ddns.net ele abre direto e foge do index.htm que tenho na pasta www   Já apaguei o index.htm e deu desastre completo vejo as pastas todas e ficheiros em lista na web.

Julgo que é a arrumação dos sites e a linha de comando da pasta apache2/sites avaiable...é pá mas já mudei tudo várias vezes e estou sem saber que faça. Já procurei na net, sobre esta arrumação de sites, mas não vi nada. Quando vi o artigo que coloquei do link em cima, pensei em arrumar os meus sites de forma diferente, colocar com endereços individuais o site piolho.ddns.net abriria o site que queria e o carraça.ddns.net outro site diferente. O que está acontecer é que abrem o index.htm no www e depois tenho de colocar o cmd no fim da pasta que quero abrir...piolho.ddns.net/site/ Esta linha de cmd pensei em sumi-la. Ficaria a abrir direto o site só com piolho.ddns.net

Em relação à mensagem privada:
Julgo que iria divulgar alguns elementos pessoais do servidor, que não são necessários em público, por isso passei a privado. Nos foruns  existe essa possibilidade formal para determinadas situações. Julgo ser uma delas. Mas basicamente é a situação colocada que se passa no servidor. os endereços são outros.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:vários sites no mesmo servidor, com endereço personalizado.
« Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2018, 19:22 »
Respondendo ao último parágrafo, somente oculte informações que não devem ser publicadas, simples assim.

Leia bastante sobre VirtualHost, parece que você ainda não entendeu o que ele é.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk