Autor Tópico: Notebook desligando com Ubuntu  (Lida 2534 vezes)

Offline LucasSA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Notebook desligando com Ubuntu
« Online: 01 de MAR?O de 2018, 01:16 »
Olá gente, tudo bem?
Estou tentando instalar o Ubuntu no meu notebook (Asus SonicMaster i5, 8gb) em dual boot com o windows 10. Observação importante: No Windows o notebook está funcionando perfeitamente.

Durante a instalação segui este tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=-3YnsQ5-qjw.

Porém mesmo antes de terminar a instalação os problemas já apareceram: o notebook desligou algumas vezes durante a instalação, onde precisei recomeçar o processo. Após terminar, o notebook desligava constantemente, o que fez com que eu levasse até a assistência técnica para fazer uma limpeza e verificar o cooler.
O técnico limpou a poeira, trocou a pasta térmica e verificou que o cooler estava funcionando perfeitamente. Voltei para casa feliz da vida achando que o problema estava resolvido, mas infelizmente não :\ Ele continuava desligando.

Durante algum tempo monitorei a temperatura do notebook através do Psensor, mesmo com a tempratura relativamente baixa, em 53º, houve o desligamento repentino.
Não posso acreditar que no windows o notebook não desliga e no ubuntu sim, provavelmente é um erro que cometi em algum lugar..

Mesmo enquanto uso o Ubuntu no pendrive como "Teste antes de usar sem instalar" o computador desliga do nada.

Procurando na internet encontrei pessoas com problemas semelhantes e realizei os procedimentos sugeridos:

  • Formatar o pendrive e tornei ele bootável de novo;
  • Reinstalar o Ubuntu na máquina (com o pendrive "novo");
  • Na tela inicial, antes da opção de instalar, cliquei em "e" e depois digitei o comando acpi =off*
  • Mudar as configurações gráficas para usar menos energia/procedimento

*Não tenho certeza se executei esse procedimento da forma correta.. Não obtive resposta quando digitei apci=off..

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?
 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Notebook desligando com Ubuntu
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2018, 00:43 »
Qual versão você está tentando instalar?

Você verificou a imagem de instalação?

Está tentando instalar por CD/DVD ou pendrive?

Sua imagem de instalação tem o modo "testar sem instalar"? Usando esse modo, o desligamento ocorre?


Enviado do meu smartphone
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline LucasSA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Notebook desligando com Ubuntu
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2018, 04:27 »
Olá :)
A instalação foi feita via pendrive.
Sim , tem a opção "Testar sem instalar" e ele desliga mesmo assim :(
Tentei instalar diversas versões,  a 16.04.4 LTS,  17.10.1 e até a Xenial Xerus 16.04.3 LTS do Ubuntu Studio.

Para testar instalei a versão  16.04.4 LTS (com o mesmo pendrive) no notebook do meu irmão e funcionou normalmente..


Há cerca de cinco anos atrás também tentei instalar o Ubuntu aqui e não consegui.. Será que é uma particularidade da máquina? Ou será que, após  a tentativa fracassada de instalar, não removi tudo o que deveria do Ubuntu antigo e agora está dando conflito?