Autor Tópico: Hd de 80 Giga após instalação nautilus mostra 64 giga ??? RESOLVIDO  (Lida 3844 vezes)

Offline Oswaldo Ariede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • Hardshadow
    • Ver perfil
E ai galera blz !!!

Ontem resolvi instalar o Kubuntu aqui no meu HD para conhecer, como estava a fim de re-instalar tudo sem dual-boot, coloquei o live cd e formatei todo o HD, tudo estava legal, mas após a instalação percebi que sou mais o ubuntu, no final do dia formatei com o live-cd do ubuntu 6.06 e re-instalei tudo de novo, para minha surpresa, quando entrei no nautilus para criar uma pasta olhei no rodapé da página só para saber o quanto tinha sido usado do HD não sei qual foi a caca que eu fiz hehehehe ;D, meu HD tem 80 giga, após a instalação ele está me mostrando 64,2 GB... as duvidas são a seguinte:

1- O Ubuntu usa tudo isso de HD mesmo ???(16GB) ou fui eu que fiz alguma besteira ???

Obrigado galera !!!
« Última modificação: 27 de Outubro de 2006, 19:49 por Oswaldo Ariede »

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Hd de 80 Giga após instalação nautilus mostra 64 giga ???
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2006, 13:33 »
De duas, uma:

1- Voce pode ter particionado seu HD sem querer (Afinal, nesse instala instala, vai que voce nao criou uma particao pra /home) [provavel]


2- Seu HD está com DEFEITO! [improvavel]



Desculpa mas eu nao estou no Ubuntu agora... Mas eu lembro que tem um programa no menu com o nome "discos", abre lá e ve se nao tá particionado, etc!

Espero que nao seija HD defeituoso :PPPPP
Acho que nao eh
As chances sao minimas, soh falei porque ainda ha uma possibilidade

Offline Oswaldo Ariede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • Hardshadow
    • Ver perfil
Re: Hd de 80 Giga após instalação nautilus mostra 64 giga ???
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2006, 14:42 »
muito estranho.... está mostrando:

Partição 1

dispositivo:/dev/hda1

sistema de arquivo: estendida 3

tamanho: 73,13 (63,13 Gib free)

partição Swap

dispositivo: /dev/hda5

sistema de arquivo: swap de memória

tamanho: 1,43 Gib

???? alguém sabe o que pode ser ???

será que existe a possibilidade de existirem partições que não são mostradas no gerenciador de disco ??

Offline Oswaldo Ariede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • Hardshadow
    • Ver perfil
Re: Hd de 80 Giga após instalação nautilus mostra 64 giga ???
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2006, 16:10 »
Bom andei lendo os tópicos sobre particionamento aqui do forum, tudo me leva a crer que o pau está no nautilus, instalei o Gparted e ele me mostra 2 partições:

Meu hd não é de 80 gb na verdade é de 74,56 gb quando instalei separei um espaço de 1,43 para swap e a estrutura ficou assim:

dev/hd1 = ext3 tamanho 73,13gb

dev/hd2 = extended 1,43gb dentro dessa partição fica a partição linux swap 1,43gb

que é a dev/hda5 = linux swap =1,43 gb

a dúvida é a seguinte porque o nautilus mostra que tenho livre no hd 63,5 gb e o gparted mostra 67,18gb

é uma diferença de 3gb....

minha instalação esta correta com esta estrutura ? o que vcs acham ?

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Hd de 80 Giga após instalação nautilus mostra 64 giga ???
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2006, 17:33 »
Li em uns tópicos que o formato ext3 reserva automaticamente 5% do seu hd para root (oq é MUITA coisa num hd grande)....para caso haja algum problema.

se vc formatou sua partição como ext3 procura aqui no forúm que você vai aprender como utilizar esse espaço de 5% que não está usando.

Abraços

Offline Oswaldo Ariede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • Hardshadow
    • Ver perfil
Re: Hd de 80 Giga após instalação nautilus mostra 64 giga ???
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2006, 17:44 »
blz valeu !!! era só curiosidade mesmo hehehe ;D é que  fiquei meio "encucado" nunca tinha reparado nisso na hora em que eu ví achei até que meu hd estava com problemas ou o nautilis estava com problemas...

Darcamo

  • Visitante
Re: Hd de 80 Giga após instalação nautilus mostra 64 giga ???
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2006, 20:59 »
Citar
Li em uns tópicos que o formato ext3 reserva automaticamente 5% do seu hd para root
Acho que já li isso também em algum lugar, mas a muito tempo atras.

Alguém sabe exatamente para que esse espaço de 5% é utilizado?