Autor Tópico: Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia  (Lida 4279 vezes)

Offline Lotts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Online: 30 de Novembro de 2017, 18:44 »
Boas, pessoal. É o seguinte, acabei de mudar totalmente para o Linux sem ter algum tipo de experiência no sistema, mas pretendo fazer dual boot no futuro para jogos, mas isto não vem ao caso. Toda a instalação do sistema ocorreu normalmente e fiz tudo que tinha de fazer. No entanto, quando fui mudar o driver gráfico para o da Nvidia (minha placa de vídeo é uma Geforce GTX 950), o sistema aprensentou travamentos estranho.

Não, não são travamento comuns (pois já procurei na internet e não achei nada parecido com o meu problema). Quando mudo para o da Nvidia, ele inicia normal e consigo navegar normal pelo Ubuntu, no entanto quando eu começo a digitar em qualquer canto, seja no navegador, terminal ou até mesmo LibreOffice, o Ubuntu começa a travar todo e, o que eu digitei, só aparece depois de 10 segundos ou mais. Caso eu continue digitando mesmo sem aparecer, é travamento eterno na hora.

Sendo assim, queria uma solução (se é que existe) para mudar do Nouveau para o drive da minha placa de vídeo. Deixarei algumas informações que vi em outro tópico e pode-lhes ser útil, não sei:

1 - Eu baixei pelo repositório, segundo tutoriais da internet; não foi nada baixado do próprio site da Nvidia. Utilizei o site da Nvidia apenas para saber a versão correta que eu deveria usar.

2 -  qual versão/ambiente do Ubuntu?

Citar
Description:   Ubuntu 17.10
Release:   17.10

3 - kernel?

Citar
Linux 4.13.0-17-generic #20-Ubuntu SMP Mon Nov 6 10:04:08 UTC 2017 x86_64

4 - situação atual do subsistema gráfico?

Citar
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GM206 [GeForce GTX 950] (rev a1)

Citar
*-display                 
       description: VGA compatible controller
       product: GM206 [GeForce GTX 950]
       vendor: NVIDIA Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: a1
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=nouveau latency=0
       resources: irq:28 memory:fa000000-faffffff memory:c0000000-cfffffff memory:d0000000-d1ffffff ioport:e000(size=128) memory:c0000-dffff

Citar
Screen 0: minimum 320 x 200, current 1920 x 1080, maximum 8192 x 8192

5 - drivers oferecidos por padrão pelo sistema?

Citar
nvidia-384 (Este aqui que eu deveria usar, consultei no site da Nvidia, colocando minha placa e o meu sistema operacional)
nvidia-381
nvidia-387
intel-microcode

Citar
nvidia-340 - NVIDIA binary driver - version 340.104
nvidia-381 - NVIDIA binary driver - version 381.22
nvidia-384 - NVIDIA binary driver - version 384.98
nvidia-387 - NVIDIA binary driver - version 387.34



« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 21:21 por Lotts »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2017, 20:33 »
[...] no entanto quando eu começo a digitar em qualquer canto, seja no navegador, terminal ou até mesmo LibreOffice, o Ubuntu começa a travar todo e, o que eu digitei, só aparece depois de 10 segundos ou mais. Caso eu continue digitando mesmo sem aparecer, é travamento eterno na hora. [...]

Vamos explorar uma hipótese, que tais travamentos ao digitar possa ser um problema de driver de teclado.

Faz assim:

Código: [Selecionar]
lsmod | grep wmi
se aparecer listado como ativo o peaq_wmi, então remova fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe -rv peaq_wmi
Veja se resolve.

Se resolver, torne a mudança permanente incluindo o driver na blacklist

Como incluir na blacklist?

Pode ser dessa forma, crie um arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist-wmi.conf
Esse arquivo estará em branco porque não existia anteriormente, então acrescente nele:

blacklist peaq_wmi

Salvar e sair

Reinicie o sistema

Confirme fazendo novamente o lsmod para ver se o arquivo foi mesmo barrado na carga do sistema.



« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 20:57 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2017, 20:55 »
Duas observações extras:

1. Se a situação estiver tão ruim que sequer consegue editar o arquivo proposto, então para contornar o problema e poder usar o teclado no ambiente gráfico para poder editar, de uma forma provisória já lá na linha inicial de boot, isto é, no menu do grub, edite a linha de boot acrescentando esse parâmetro:

modprobe.blacklist=peaq_wmi

Essa modificação lá na linha inicial do boot, no menu do grub, que se faz acionando a tecla 'e' naquela linha, é provisória e só serve para aquele boot, depois se perde ao reiniciar, daí porque será tornado permanente alterando o arquivo mencionado.

2. Caso se confirme que o problema é mesmo o driver de teclado mencionado, então por via das dúvidas acrescente ao arquivo blacklist sugerido mais esses dois (ou seja irá bloquear os três, o peaq_wmi antes mencionado mais os dois abaixo):

blacklist input_polldev
blacklist wmi.ko

« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 20:59 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lotts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2017, 21:21 »
Foi na mosca! Como o sistema funcionava perfeitamente e só travava quando eu digitava, eu pude fazer o primeiro procedimento normalmente apenas copiando e colando; sendo assim, não foi necessário realizar o procedimento por boot.

Mas a dúvida do curioso é: quando eu usava o driver gráfico do próprio Ubuntu, tudo funcionava normalmente. Agora, quando eu colocava o driver da Nvidia, dava este "problema de driver de teclado". O que uma coisa tem em relação com a outra? (Responda-me se for possível, aliás, é só uma curiosidade mesmo. Pode ser por MP  :D )

Aliás, muito obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2017, 22:05 »
[...] Mas a dúvida do curioso é: quando eu usava o driver gráfico do próprio Ubuntu, tudo funcionava normalmente. Agora, quando eu colocava o driver da Nvidia, dava este "problema de driver de teclado". O que uma coisa tem em relação com a outra? [...]

Então, @Lotts,

Não sei dizer, tenho um notebook com o mesmo problema, porém ele só tem gpu (=placa de vídeo) integrada Intel na cpu que é um i5, já meio antigo, um Sandybridge, mas foi apenas nessa máquina que constatei o problema quando instalei o Ubuntu 17.10, em nenhuma outra ocorreu, inclusive em outra que tenho com gpu nvidia o problema não ocorre, e em outra que a gpu é também Intel, o problema igualmente não ocorre, ou seja, não parece haver um padrão evidente de hardware dependência, embora certamente seja.

Por que a suspeita inicial do teclado?

Porque quando se vai para um terminal puro tty fica repetindo indefinidamente o caracter ^@ ainda quando não estava pressionando nada.

Apanhei um pouco com isso, depois, bem depois que havia encontrado a solução meio que 'na marra', achei o relato do bug de forma mais explícita, mas veja que são todos mais ou menos recentes, de final de setembro ou outubro/2017 para cá:


Bug 1497861 - Kernel module peaq_wmi nul bombing the console

https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=1497861

Repeated keys stop after a few characters (^@ character spam every second)

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/1720219

Autorepeat does not work

https://unix.stackexchange.com/questions/395535/autorepeat-does-not-work

O que os relatos de bug dizem é um problema de código do driver mesmo, tanto assim que o @Hans de Goede lá no bugzilla.redhat fez um patch para incorporar ao kernel-4.13.5-300.fc27 (deles, no fedora, não nosso, no ubuntu).

« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 22:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lotts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2017, 22:22 »
Entendi. Mais uma vez, obrigado.

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2017, 15:37 »
Lotts,vocẽ tentou usar outro kernel?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Travamentos após mudar de driver gráfico padrão para Nvidia
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2017, 21:04 »
Lotts,vocẽ tentou usar outro kernel?

Veja o que disse o @Kai-Heng Feng (kaihengfeng) no post #46 do dia 20/11/2017 no antes acima mencionado bugs.launchpad.net
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.