Autor Tópico: Fórum morreu?!  (Lida 30771 vezes)

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #30 Online: 09 de Dezembro de 2017, 22:11 »
Estou voltando agora a frequentar o fórum. Deve ter uns 7 anos que não voltava aqui.

Uma diminuição na frequência de uso e postagens é natural, no mundo de hoje. Cada dia mais, as coisas tem que ser imediatas e "mobile", para terem algum "valor". A nova geração de usuários sempre vai ser dessa forma. A evolução das plataformas vão empurrando para esse sentido.

Prefiro o fórum, por ser mais organizado. Tendo uma equipe que zela por ele, sem a influência de "egos", como dito acima. Mas a nova geração está aí. Ela prefere Facebook e afins.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #31 Online: 09 de Dezembro de 2017, 22:25 »
[...] Cada dia mais, as coisas tem que ser imediatas [...]

Desde que esse tópico surgiu venho só lendo....

Agora, finalmente, alguém ( @Kamei Hyoga ) coloca o dedo na ferida.  :)

Se continuar achando que respostas depois de três, quatro dias ou, como de vez em quando se vê aqui, mais de um mês depois, vai incentiver o uso do Fórum, então assistiremos realmente á morte dele.

Os interessados na permanência do Fórum e mais diretamente os responsáveis por ele deverão estar atentos a esse aspecto e tanto quanto possível aumentar a participação, procurando dar respostas rápidas e efetivas, sem o que ninguém ficará por aqui, é uma questão vital na retenção de público.

O diagnóstico do colega @Kamei Hyoga foi preciso nesse ponto.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2017, 22:51 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #32 Online: 09 de Dezembro de 2017, 22:56 »
Em tempo, logo que o tópico surgiu tinha até esboçado uma resposta, porém acabei resolvendo não postar, mas como o rascunho dela estava guardado aqui, agora faço o post, era algo assim que havia escrito:

===============

Essas são as causas externas ou exógenas muito bem abordadas, das quais penso que a migração para o mobile, especialmente os smartphones, implicando no menor uso de computadores e a própria evolução e amadurecimento do Linux e, por conseguinte, das próprias distribuições, ocasionando menor quantidade de problemas possa ser causa para um público menor em Fóruns da espécie.

Existem, entretanto, as causas internas ou endógenas que ao longo do tempo podem também ocasionar o decaimento do público de um Fórum e para as quais a Administração deve estar permanentemente atenta, se realmente o objetivo for o sucesso e permanência do Fórum.

Dentre essas causas internas se destacam:

1. Tópicos sem nenhuma resposta

Funciona como um enorme desestímulo à participação de quem quer que seja, que não vê nem mesmo um mínimo de atenção à questão colocada, não apenas pela solução em si, mas ao menos para perceber que foi pelo menos lido e foi dada importância ao problema colocado.
É uma regra elementar e arrisco dizer, um dever da Administração e de todos os participantes e mesmo uma prioridade, propiciar alguma resposta a todo e qualquer tópico, mesmo que não seja uma solução ao problema, mas apenas uma educada demonstração de atenção.

2. Demora excessiva na resposta

Possui um efeito semelhante ao item anterior, desestimula o participante e muito possivelmente o afasta. Nos tempos atuais de interação quase que instantânea em redes sociais, não se pode imaginar que respostas dadas com três dias de atraso ou por vezes até mais venham a reter público e estimular participação.

3.

===============

Acabei não aprofundando o raciocínio, então o esboço havia ficado dessa forma.

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 00:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2017, 02:08 »
Nada melhor do que quantificações para afastar subjetividades, achismos e que tais, aliás, a quantificação é a mola mestra da ciência ou pelo menos um dos seus pilares principais.

Repetindo o que já disse algum dia no passado, como nos ensinam as ciências da natureza e nelas particularmente a Física, a compreensão dos fenômenos se dá pela quantificação, que no Universo observável se faz através das atividades de medir, pesar e contar [ dado o contexto, apenas uma brincadeira, claro, apesar da veracidade da afirmação  :) ]

À propósito, há um indicador no Fórum relativo a "Usuários online hoje", que aparece na linha final da página principal.

Esse número, tempos antes, vinha se mantendo na casa dos 200 e poucos, o que por si só já é um número bom, porém veio num crescendo e começou a ocasionalmente atingir 300 e poucos, o que já aparentava ser uma boa evolução, crescimento da ordem de 50%

Entretanto, mais recentemente se observa esse número saltar espetacularmente para além dos 400, ocasionalmente girando algo em torno de 420 ou 430, portanto, variação de pelo menos 100% sobre aquela primeira base, o que, se correto, nega de forma taxativa e veemente o ostracismo do Fórum, ao contrário, demonstraria dinâmica e crescimento de público.

Observo, ainda, que o 'horário de corte' para uma determinada data não parece guardar estrita relação com o fuso horário Brasília.

A nossa prezada Administração poderia nos explicar o critério prático dessa mensuração, a forma como ela se dá e o que ela realmente significa?

Alguma explicação para essa mencionada variação na qual saímos da casa dos 200 e passou a apresentar números da ordem dos 400 e tantos?

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 02:46 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2017, 16:10 »





Existem, entretanto, as causas internas ou endógenas que ao longo do tempo podem também ocasionar o decaimento do público de um Fórum e para as quais a Administração deve estar permanentemente atenta, se realmente o objetivo for o sucesso e permanência do Fórum.

Dentre essas causas internas se destacam:

1. Tópicos sem nenhuma resposta

Funciona como um enorme desestímulo à participação de quem quer que seja, que não vê nem mesmo um mínimo de atenção à questão colocada, não apenas pela solução em si, mas ao menos para perceber que foi pelo menos lido e foi dada importância ao problema colocado.
É uma regra elementar e arrisco dizer, um dever da Administração e de todos os participantes e mesmo uma prioridade, propiciar alguma resposta a todo e qualquer tópico, mesmo que não seja uma solução ao problema, mas apenas uma educada demonstração de atenção.

2. Demora excessiva na resposta

Possui um efeito semelhante ao item anterior, desestimula o participante e muito possivelmente o afasta. Nos tempos atuais de interação quase que instantânea em redes sociais, não se pode imaginar que respostas dadas com três dias de atraso ou por vezes até mais venham a reter público e estimular participação.



Atualmente o membro com mais participação em respostas é o amigo druidaobelix ,porém não concordo com a citação nº 1 , sempre soube que o fórum é voluntário , os participantes respondem quando sabem ou tem tempo. Existe um farto acervo para consulta. Não resta dúvida que uma resposta mesmo que seja direcionada a um link ajuda, porém o pessoal que dado e arregaçado.
Participo de um fórum que quando é postado um programa ( mapas) é dado uma senha no post, daqui a três post começa a pegunta: tá pedindo senha: ora o cara nem lê o post e quer respostas..
Para essas pessoas só esse vídeo resolve: https://www.youtube.com/watch?v=TYePzfvLKgU

Citação nº 2: teria que ter alguém sempre de plantão.

No momento a participação é :
http://i67.tinypic.com/d9mz6.png

Abraços.
Botafogo de Coração

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2017, 17:25 »
[...] Para essas pessoas só esse vídeo resolve: https://www.youtube.com/watch?v=TYePzfvLKgU

kkkkkkkkkkkk, Isso foi realmente engraçado!  :D
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #36 Online: 10 de Dezembro de 2017, 17:55 »
Mas veja bem, penso que não devemos inibir as pessoas de perguntarem.

É preciso perceber que possa haver dificuldades para além da simples vontade de pesquisar ou não uma solução. Muitas vezes o quadro informacional da pessoa simplesmente não alcança sobre o quê e como fazer essa pesquisa.

Um índigena que nunca teve contato com qualquer espécie de civilização moderna e suas tecnologias não possui o quadro mental adequado para perceber de plano a realidade que se apresenta. Isso quer dizer, por exemplo, que quem nunca viu ou ouviu falar ou tem nenhum conhecimento sobre o que seja um avião, não terá capacidade mental imediata de reconhecer uma aeronave que esteja passando sobre sua cabeça.

A verdade é que a informação indexada, embora útil e uma revolução no mundo da informação, não é lá um brilho no sentido da linearidade e progressividade do conhecimento, como o são os sistemas estruturados.

O aprendizado estruturado, melhor ainda se disponível um experiente orientador, parte do mais simples para o mais complexo, em passos seguros de aprendizagem. Já a pesquisa indexada não apresenta essa escalabilidade do conhecimento, o que é uma inerente dificuldade e, muitas vezes, um desestímulo.

No mais, a documentação Linux, como aliás dos sistemas computacionais em geral, sobremodo no nosso idioma nativo, é pobre e não podemos esquecer a realidade que nos cerca, com todas as nossas dificuldades educacionais enquanto povo e nação. Formamos mal nossas crianças, esse é fato e isso, claro, irá repercurtir em vários aspectos da vida social, inclusive nesse do qual agora falamos.

A tolerância com a dificuldade alheia é mais que desejável, é necessária. A boa-vontade em ajudar é essencial.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #37 Online: 10 de Dezembro de 2017, 21:31 »
Atualmente o membro com mais participação em respostas é o amigo  druidaobelix [...]

Agradeço a menção, porém apenas para não pessoalizar o assunto, uma observação que penso ser importante: embora pessoalmente de fato venha tendo uma participação que procura, na medida do possível, ser um pouco mais ativa e colaboradora no Fórum, quero lembrar principalmente àqueles que eventualmente nos lêem e são mais recentes neste ambiente, que esta belíssima plataforma de apoio ao mundo Linux e em especial ao Ubuntu é o que é e chegou até aqui graças ao enorme e brilhante trabalho colaborativo desenvolvido ao longo de vários e vários anos por muitas e muitas pessoas que dedicaram horas e horas de seu precioso tempo a essa atividade, assim, correndo o risco de ser injusto e mais que certamente não mencionando todos os notáveis colaboradores que por aqui passaram e que ainda aqui estão, a exemplo dos colegas @zekkerj, com a impressionante marca de quase 20 mil posts de trabalho árduo e dedicado, o professor Tota, com marca igualmente impressionante, além da presença apoiadora sempre constante e elevadíssima qualidade da participação, bem como vários e vários outros como @clcampos, @agente100gelo, @galactus, @platao, @Felix,  @nomade, @selvaking, @Sampayu, @Sergio Benjamin, @jkmsjq, @Xterminator, @rjbgbo, @pinduvoz, @jomafras, @creto, @Ioca100, e tantos outros, não apenas pela quantidade de contribuições, mas sim principalmente pela qualidade da participação e, sem dúvida alguma, o próprio Administrador que afinal de contas no braço mantém o site no ar, @FaBMak, para que possamos aqui vivenciar Linux-Ubuntu.

Como disse, seria impossível relacionar todos os que contribuíram de forma relevante, porém cada um que passou por aqui e deixou sua contribuição, todas elas importantes, são construtores conjuntos dessa plataforma de difusão do conhecimento, aos quais devemos reconhecer e agradecer pelo esforço e dedicação nessa construção.

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 21:58 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #38 Online: 10 de Dezembro de 2017, 23:45 »
Sim , fiz a menção me referindo em especial a seção : Instalação e Atualização , pois é a que mais frequento.
Sempre dou uma passada para ver.
Longe de mim desmerecer os ilustres citados, como disse foi referência a uma seção , apesar da atuação do amigo ser geral.
Já fui muito ajudado por muitos dos citados.
Abraços.
Botafogo de Coração

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #39 Online: 12 de Dezembro de 2017, 07:58 »
Alguma explicação para essa mencionada variação na qual saímos da casa dos 200 e passou a apresentar números da ordem dos 400 e tantos?

Não sei como funciona essa avaliação do fórum mas no mesmo momento que marcava 205 o Google Analytics marcava 6 usuários on-line então acho que está super-demasiadamente-valorizado esse número do fórum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #40 Online: 12 de Dezembro de 2017, 20:14 »
Os outros 199 são de visitantes. Entram nesse grupo: pessoas que chegaram pelo google; que estão revisitando um tópico no favoritos (por exemplo); e até os robôs dos buscadores, fazendo a indexação do conteúdo.

Usuários, são os que estão logados de fato no fórum.

Como o conteúdo do fórum é aberto para todos, é bem normal isso acontecer. Só teríamos uma precisão maior se, pra ver o conteúdo, fosse necessário logar no fórum.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #41 Online: 12 de Dezembro de 2017, 21:26 »
Os outros 199 são de visitantes. Entram nesse grupo: pessoas que chegaram pelo google; que estão revisitando um tópico no favoritos (por exemplo); e até os robôs dos buscadores, fazendo a indexação do conteúdo.

Usuários, são os que estão logados de fato no fórum.

Como o conteúdo do fórum é aberto para todos, é bem normal isso acontecer. Só teríamos uma precisão maior se, pra ver o conteúdo, fosse necessário logar no fórum.

Não. No Google Analytics eles contam todo mundo que está acessando o site. Alguém está mentindo :)
A maioria dos acessos ao fórum são de pessoas que caem de forma errada tanto que a quantidade média de páginas acessadas é bem baixa.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #42 Online: 12 de Dezembro de 2017, 22:01 »
 8)
https://imgur.com/sBh2vmR
Quando estou online é fácil saber.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #43 Online: 13 de Dezembro de 2017, 23:37 »
8)
https://imgur.com/sBh2vmR
Quando estou online é fácil saber.

Xterminator, você é de uma Era que podia se ficar escondido...!!!

Druidaobelux, obrigado por se lembrar do meu nome. Gostaria de aumentar minha participação no fórum, mas por motivos profissionais, tive que retornar ao Windows (além de uma impressora, é claro...!!!)

Quanto ao escopo do fórum, o Android não derrubou apenas o GNU/Linux, mas todos os SO. Eu mesmo consigo resolver 95% das minhas demandas por smartphone. Este meu post mesmo, faço a partir do meu Moto G5 Plus...!!!   ;D

E sim, infelizmente, a incompatibilidade de alguns hardwares e periféricos constitui barreiras à popularização do pinguim.

Meu último post aqui foi justamente a respeito da compatibilidade de impressora Epson com o Ubuntu. Druidaobelux recomendou eu "tirar o escorpião do bolso e comprar uma HP".

Analisando a situação, achei um absurdo ficar restrito a uma marca de periférico devido a incompatibilidade; segundo, as opções da HP equivalentes a Epson não cabiam no meu bolso... Resumindo: comprei uma Epson e uso novamente o Windows que veio instalado no Notebook que comprei em agosto...!!!

Como já li muito aqui neste fórum, o melhor sistema operacional é aquele que melhor atende suas necessidades.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re:Fórum morreu?!
« Resposta #44 Online: 14 de Dezembro de 2017, 00:21 »
8)
https://imgur.com/sBh2vmR
Quando estou online é fácil saber.

Xterminator, você é de uma Era que podia se ficar escondido...!!!

Druidaobelux, obrigado por se lembrar do meu nome. Gostaria de aumentar minha participação no fórum, mas por motivos profissionais, tive que retornar ao Windows (além de uma impressora, é claro...!!!)

Quanto ao escopo do fórum, o Android não derrubou apenas o GNU/Linux, mas todos os SO. Eu mesmo consigo resolver 95% das minhas demandas por smartphone. Este meu post mesmo, faço a partir do meu Moto G5 Plus...!!!   ;D

E sim, infelizmente, a incompatibilidade de alguns hardwares e periféricos constitui barreiras à popularização do pinguim.

Meu último post aqui foi justamente a respeito da compatibilidade de impressora Epson com o Ubuntu. Druidaobelux recomendou eu "tirar o escorpião do bolso e comprar uma HP".

Analisando a situação, achei um absurdo ficar restrito a uma marca de periférico devido a incompatibilidade; segundo, as opções da HP equivalentes a Epson não cabiam no meu bolso... Resumindo: comprei uma Epson e uso novamente o Windows que veio instalado no Notebook que comprei em agosto...!!!

Como já li muito aqui neste fórum, o melhor sistema operacional é aquele que melhor atende suas necessidades.

Pois é eu ainda tenho o poder de ficar invisível, é uma pena que a impressora o tirou  do linux lembro de quando quebrei a cabeça para fazer uma Lexmark Z32 funcionar no Linux naquela época era bem mais complicado, depois disto sempre opto pelas HP pois com menos trabalho funcionam bem, confesso que tive trabalho com a laserjet pois as inkjet demandam menos trabalho, fico P da vida que no Android basta instalar o plugin da HP, no linux mesmo eu utilizando o Fedora com o HPLIP  às vezes tenho que reiniciar o cupsd para que a impressora volte a funcionar via Wi-fi com o cabo USB funciona sem problemas, bom ver todos participando deste tópico.