Autor Tópico: ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.  (Lida 10295 vezes)

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #15 Online: 30 de Agosto de 2017, 00:03 »
Boa noite...deu pau outra vez e pior. Estava eliminando as partições, para montar umas duas novas. Quando terminei não sei o que eu fiz de errado, desliguei o PC e liguei logo em seguida, olha o que aconteceu. "grub recue>". Porque eu não montei a nova partição antes de desligar o PC. Eu iria formatar o PC e agora piorou a situação aqui. Antes não estava conseguindo formatar pelo cdrom, a bios reconhecia ele mas o cd não entrava e agora isso também continua acontecendo.
Yochanan

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2017, 08:32 »
Boa noite...deu pau outra vez e pior. Estava eliminando as partições, para montar umas duas novas. Quando terminei não sei o que eu fiz de errado, desliguei o PC e liguei logo em seguida, olha o que aconteceu. "grub recue>". Porque eu não montei a nova partição antes de desligar o PC. Eu iria formatar o PC e agora piorou a situação aqui. Antes não estava conseguindo formatar pelo cdrom, a bios reconhecia ele mas o cd não entrava e agora isso também continua acontecendo.

Experimente uma das maneiras de recuperação do grub descritas aqui: https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=14614.0
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:29 »
Bom dia nômade...o problema é que não consigo sair do"grub rescue>, aqui os comandos do terminal não estão funcionando. Se eu conseguir acessar o terminal tudo bem, mas não consigo. Outra coisa; cdrom e reconhecido pelo PC, mas o disco do Ubuntu que está dentro dele não abre para eu poder formatar.
Yochanan

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2017, 08:53 »
Bom dia nômade...o problema é que não consigo sair do"grub rescue>, aqui os comandos do terminal não estão funcionando. Se eu conseguir acessar o terminal tudo bem, mas não consigo. Outra coisa; cdrom e reconhecido pelo PC, mas o disco do Ubuntu que está dentro dele não abre para eu poder formatar.
Bom dia! Desculpe demorar a responder...

A porta para o disco não abre?

Já experimentou desligar o PC da tomada, apertar o power umas duas vezes para descarregar a placa-mãe, ligar novamente e tentar abrir o drive de cd?

Se ainda assim ele não abrir, tente criar um pendrive com Ubuntu em outra máquina. Se precisar fazer num windows de alguém, pode usar o Rufus.

Daí você incia pelo pendrive e segue os procedimentos de recuperação do grub que falei anteriormente
 
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 08:55 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2017, 13:57 »
[,,,] Outra coisa; cdrom e reconhecido pelo PC, mas o disco do Ubuntu que está dentro dele não abre para eu poder formatar.

A porta para o disco não abre?
Já experimentou desligar o PC da tomada, apertar o power umas duas vezes para descarregar a placa-mãe, ligar novamente e tentar abrir o drive de cd?

Pois então, @nomade,

Ao dizer "mas o disco do Ubuntu que está dentro dele não abre para eu poder formatar" o colega @yochanan, salvo engano, está querendo dizer que o sistema não carrega também pela unidade de cdrom e não que a gaveta do cdrom não abre fisicamente.

Evidentemente posso estar enganado na interpretação do quanto dito, mas pelo conjunto da frase entendi dessa forma.

Veja também o post #6 e última frase do post #15 do próprio autor esclarecendo esse ponto.

Ele tem o sistema instalado que não está saindo do famoso prompt "grub rescue" e também não está conseguindo dar o boot subir o sistema por um live-cdrom para poder formatar, acho que é isso que ele quis dizer.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 18:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2017, 18:55 »
Pois bem, @yochanan,

Esse tópico começou dia 22/08 e agora já é 11/09, então talvez já não tenha mais utilidade, eventualmente você encontrou alguma outra solução, mas em todo caso, vamos lá.

Como já apontada pelo colega @nomade no post #18 anterior, "tente criar um pendrive com Ubuntu em outra máquina. Se precisar fazer num windows de alguém, pode usar o Rufus", ou seja, se não há leitura pela unidade de cdrom então um live-pendrive pode ser uma solução mais simples e fácil.

Entretanto, também se pode tentar consertar a partir desse prompt do "grub rescue" que aparentemente está obtendo.

Primeiramente é necessário verificar como o disco e partição estão sendo identificados pelo sistema já instalado.


Nesse prompt grub rescue> faça o comando:

ls

(letra ele mais letra esse)

O que é que aparece?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #21 Online: 13 de Setembro de 2017, 08:05 »
[,,,] Outra coisa; cdrom e reconhecido pelo PC, mas o disco do Ubuntu que está dentro dele não abre para eu poder formatar.

A porta para o disco não abre?
Já experimentou desligar o PC da tomada, apertar o power umas duas vezes para descarregar a placa-mãe, ligar novamente e tentar abrir o drive de cd?

Pois então, @nomade,

Ao dizer "mas o disco do Ubuntu que está dentro dele não abre para eu poder formatar" o colega @yochanan, salvo engano, está querendo dizer que o sistema não carrega também pela unidade de cdrom e não que a gaveta do cdrom não abre fisicamente.

Evidentemente posso estar enganado na interpretação do quanto dito, mas pelo conjunto da frase entendi dessa forma.

Veja também o post #6 e última frase do post #15 do próprio autor esclarecendo esse ponto.

Ele tem o sistema instalado que não está saindo do famoso prompt "grub rescue" e também não está conseguindo dar o boot subir o sistema por um live-cdrom para poder formatar, acho que é isso que ele quis dizer.
Verdade. Entendi errado demais a frase...  :o

Cara... ultimamente quando eu sento no PC minha filha de 3 anos fica subindo em mim, me chamando, falando comigo, fazendo perguntas... eu fico desnorteado. Assim, acho que já disse isso essa semana em uma resposta maluca que dei, mas acredite, não é uma desculpa vã kkkkkkkkkk
Perdoem aí minha maluquice de vez em quando.
Ubuntu Studio 22.04 LTS