Autor Tópico: como recuperar arquivos apagados da lixeira  (Lida 12718 vezes)

Offline ivancampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
como recuperar arquivos apagados da lixeira
« Online: 24 de Outubro de 2006, 20:55 »
Salve gente ;D
Estou com essa questão muito da desastre pra resolver....

Ao acaso e muito no descuido uma pasta foi pra lixeira e dessa esvaziada....
só que é uma pasta de 5 giga de informações relativamente importantes,
o desastre aconteceu num amigo justamente durante um backup com 15 coisas acontecendo ao mesmo tempo e de repente...

Assim... pergunto não só se alguem já passou por isso, mas principalmente se tem como eu reverter o desvaziar lixeira aqui no Dapper...

 ??? ai,ai....
« Última modificação: 24 de Outubro de 2006, 21:20 por ivancampos »

Offline ivandroconradi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • User Ubuntu 8186
    • Ver perfil
    • Wiki Ivandro
Re: como recuperar arquivos apagados da lixeira
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2006, 21:23 »
Da uma olhadinha nesse link... Talvez possa ajudar!

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9313.msg49658#msg49658
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
Comece aqui http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui
http://wiki.ubuntubrasil.org/Ivandro_Conradi

Offline ivancampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: como recuperar arquivos apagados da lixeira
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2006, 22:17 »
OI Xara, muito grato pela prestaza... ;)

mas não me ajudou muiito o tópico, exeto por motivar uma busca na .trash do root, mas infelizmente os arquivos foram apagadas da pasta .trash de um usuario mesmo,

achei isso no googel a fora


Será aberto do Midnight Commander. Agora pressione a tecla F9, e vá até o menu Comandos, e escolha a opção: Recuperar arquivos (apenas ext2fs)

Na janela que se abre, digite a partição no qual seu arquivo foi deletado: por exemplo /dev/hda5 - Coloque na opção apenas a partição: hda5. Confirme com o ok. O MC irá varrer os inodes da partição, procurando por todos os arquivos deletados, e colocará na coluna da esquerda os arquivo encontrados.

Presione TAB para mudar o foco para a segunda coluna, oberve que os arquivos recuperados não estão com seu nome original, e por isso procure seu arquivos na lista ( infelizmente terá que ser um por um). Se for um arquivo texto é fácil, bastará pressionar enter em cima para abri-lo.

Após encontrar o arquivo, pressione a tecla F5, abrirá uma janela para copiar o arquivo para outro diretório, no campo para: coloque o diretório que deseja salvar o arquivo, por exemplo /tmp, e pressione ok.

Após a cópia, feche o MC, pressionando F10.

Vá até o diretório /tmp e veja se é seu arquivo, se for salve-o onde deseja com o nome correto.


instalar o mc foi super fácil...
mas pra minha tristeza não abriu a opção "recuperar arquivo" ou qualquer coisa parecida...se não me engano o Ubuntu usa outro sistema de arquivos não é?

estou com a maquina quietinha e pesquisando uma solução,


já achei alguem dizendo que é só "arrancar o micro da tomada" e reiniciar em modo de segurança que os arquivos vão aparecer dentro da pasta .trash


mas queria achar algo "mais seguro" antes de tentar essa arrancada de tomada que por enqaunto aprece a unica opção....

Vamos continuar a luta, ai ai ai....

Já fica a dica pros colegas
\Sempre backup e sempre muito mas muito cuidado com o "esvaziar lixeira"..

 :-\ socorro......



Offline ivancampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: como recuperar arquivos apagados da lixeira
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2006, 23:09 »
xiiii
parece que o recurso de recuperação do MC aslém de só em ext é um pacote ou pluguim "pago" pelo menos foi oque entendi daqui:

Commercial distribution packages of MC may or may not have this feature enabled, so be sure to look in the source code distribution for instructions on how to enable the undelete feature.

Um dia depois....

Após as primeiras 24h de pesquisa descobri uma infinidade de programas pagos e free para recuperar arquivos apagados porém a grande maioria para sistemas FAT e até NTSF, e só um ou outro para ext2....

encontrei até um bom tutorial sobre como recuperar "partições" mas nada sobre arquivos...

Já carreguei o sistema em outro hd e deixei o com arquivos "apagados " quietinho como slave, continuo pesquisando, estou realmente ficando preocupado pois parece que não existe uma solução para esse caso....

Sugestões???
« Última modificação: 25 de Outubro de 2006, 09:48 por ivancampos »

Offline diogo.mvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: como recuperar arquivos apagados da lixeira
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2011, 16:22 »
Fácil de instalar:
foremost: http://leandron.wordpress.com/2009/02/24/recuperando-arquivos-deletados-no-linux/
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install foremost