Autor Tópico: dual boot Linux Windows,notebook samsung.[RESOLVIDO]  (Lida 10337 vezes)

Offline Tired23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
dual boot Linux Windows,notebook samsung.[RESOLVIDO]
« Online: 11 de Julho de 2017, 15:47 »
EDIT: Atenção se sua BIOS  for essa : http://imgur.com/a/K7pK9 o seu problema pode ter sido respondido nas respostas abaixo.
Estou a dias tentando fazer dual boot, não estou conseguindo, instalo o ubuntu conforme diferentes tipos de tutorias e o grub não aparece, já tentei um monte de coisas. Depois de alguma procura cheguei a conclusão de que o problema está no fato de eu fazer a instalação do ubuntu no mode legacy(Única forma  que encontrei de dar boot pelo pendrive->Desativar secury mode & colocar em modo legacy (CMS) para ter acesso ao boot priority) e o w10 estar no uefi(veio como w8 de fabrica).
Já segui esses passos(https://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8), mas no boot repair que é feito no modo "experimentar ubuntu" é exigido que eu saia do modo legacy e entre no modo EFI so que se eu fizer isso não consigo acessar o pendrive...
O mesmo acontece no passo de usar o boot-repair na tentativa de converter a instalação feita em legacy pra uefi (https://help.ubuntu.com/community/UEFI#Converting_Ubuntu_into_UEFI_mode). 
Alguma sugestão/ajuda ?




« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 19:05 por Tired23 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dual boot Ubuntu W10, UEFIxLegacy[Problemas]
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2017, 16:42 »
Já que está há dias enrolado com isso, melhor então começar realmente do começo.

Parece que está conseguindo subir o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom).

Então, caso positivo, instale o pacote inxi.

Precisa estar com o repositório universe habilitado para poder instalar.

Verifique se está habilitado indo em:

Citar
Configurações do sistema/Programas e atualizações/aba Aplicativos Ubuntu

Deixe os 4 repositórios marcados (main, universe, restricted, multiverse)

Para instalar o inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Depois faça o comando abaixo e traga ao tópico o resultado parta:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Faça ainda esses comandos adicionais e traga o resultado ao tópico:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu | grep sd
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(letra ele mais sinal de hífen no final dos comandos acima)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lynxmedeiros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re:dual boot Ubuntu W10, UEFIxLegacy[Problemas]
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2017, 21:08 »
Olá,
Existem boas ferramentas para a criação de pendrive USB, incluindo, Etcher e Rufus.
Lembrando que o pendrive deve está no formato GPT.

Quando for instalar o Ubuntu em computadores/notebooks com UEFi, tanto o Windows como o Ubuntu tem que ser instalados no modo UEFI.
Machine Dell:OptiPlex 7010 / Intel Core i5@ 3.20GHz / 4 Gb Ram
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 Core processor Graphics Controller
Linux User  #616349

Offline Tired23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:dual boot Ubuntu W10, UEFIxLegacy[Problemas]
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2017, 01:19 »
Olá,
Existem boas ferramentas para a criação de pendrive USB, incluindo, Etcher e Rufus.
Lembrando que o pendrive deve está no formato GPT.

Quando for instalar o Ubuntu em computadores/notebooks com UEFi, tanto o Windows como o Ubuntu tem que ser instalados no modo UEFI.
Ao outro amigo que me respondeu acima se  tbm puder me ajudar.
Fiz uso do yumi, vou tentar com o rufus devo então escolher uma partição GPT para uefi,certo?.O w8 que no passado atualizei para o w10 muito provavelmente veio como uefi(defualt da minha maquina),o problema é que so consigo dar boot pelo pendrive desabilitando o modo seguro e colocando em CMS OS(Legacy) oumode  UEFI OU CMS OS(Acho que é legacy tbm),teria como mudar a ordem de boot sem tirar do uefi?.O meu notebook é um ativbook2 da samsung.
O problema é similar ao relatado nesse tpc:
https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121866.0.html
imagem da bios: http://imgur.com/a/K7pK9
Obrigado desde já. :(
« Última modificação: 30 de Julho de 2017, 01:21 por Tired23 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dual boot Ubuntu W10, UEFIxLegacy[Problemas]
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2017, 01:41 »
imagem da bios: http://imgur.com/a/K7pK9

Então, @Tired23

Essa imagem de setup que você mostra de um Samsung seguramente é UEFI.

A questão é saber como o Windows está de fato instalado.

Num computador UEFI seguramente ele vem instalado usando o UEFI, entretanto, se você já reinstalou e alterou alguma coisa no setup, então pode ser que esteja diferente. Se a instalação do Windows é a original então é UEFI.

A imagem que você mostra está mostrando "OS Mode Selection" como CSM OS, ou seja, isto é modo Legacy.

O tal CSM significa Compatibility Support Module, é apenas um outro nome para Legacy, ou seja, se trata da mesma e idêntica coisa.

Modo legado, isto é, como era no BIOS convencional em que a gravação é feita na área de MBR (=Master Boot Record) do disco.

No modo UEFI é gravado numa partição do tipo EFI e não na área de MBR.

« Última modificação: 30 de Julho de 2017, 01:57 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dual boot Ubuntu W10, UEFIxLegacy[Problemas]
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2017, 01:47 »
Achava que você já tivesse um live-pendrive que estivesse conseguindo dar boot por ele, mas pelo seu último post parece que não.

De toda forma o primeiro passo é conseguir um live-iso (pendrive ou cdrom) que consiga fazer o boot do Ubuntu no modo live-iso, isto é, usando apenas a linha "Experimentar o Ubuntu sem Instalar".

Se tem o Windows ativo e operante, então grave um live-pendrive usando o Rufus, sempre funciona.

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

Depois que tiver um live-pendrive funcionando traga ao tópico o resultado daqueles comandos antes pedidos lá no post #1 para que possamos nos orientar melhor sobre a instalação.

« Última modificação: 30 de Julho de 2017, 01:51 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tired23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:dual boot Ubuntu W10, UEFIxLegacy[Problemas]
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2017, 18:54 »
8) Resolvi usando usando o RUFUS e escolhendo o formato de partição GPT-UEFI. O problema era que anteriormente usava o yumi esse convertia por default o pendrive para o formato MBR, sendo assim na bios este so seria reconhecido em modo legacy(ou CMS), a partir dai prosseguia a instalação, o que resulta em erro, afinal o windows está em modo UEFI(Ao final da instalação o grub sequer aparece).
Percebi que você ajuda bastante o pessoal,fica ai a solução para o problema que pelo que vi acomete algumas pessoas que possuem esse tipo de bios, suponho que isso ocorra pois ao buscar como dar boot pelo pendrive nela, os tutorias que encontrei orientam a ativar a opção USB WAKE-UP na aba advanced (O que é preciso e basta, dai é so mudar a ordem de boot em [boot device priority] se o pendrive estiver no formato certo ele irá aparecer, então prosseguir com a instalação),e desativar o [secure boot control] e mudar para  CMS o que causa o engano descrito acima.
Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 18:57 por Tired23 »