Desligar sozinho

Iniciado por etapombas, 25 de Outubro de 2005, 16:51

tópico anterior - próximo tópico

etapombas

Como programo meu ubuntesão para desligar com hora marcada???

Alysson Neto

Num terminal digita

sudo shutdown -h hora que é pra desligar

agora se for todo dia no mesmo horario coloca ele no cron que é mais facil
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Nemesys

Citação de: "n3t0"Num terminal digita

sudo shutdown -h hora que é pra desligar

agora se for todo dia no mesmo horario coloca ele no cron que é mais facil

Eu estava mesmo procurando uma forma de desligar o micro sozinho. No Windows eu usava um programa chamado Switch Off, no qual eu só escolhia a hora desejada para desligar e ele finalizava todos os programas que estivessem abertos e depois desligava o micro. Isto é particularmente útil pra mim, visto que utilizo conexão discada e programo o desligamento para as 06:00 h, qdo termina o pulso único.
Minha pergunta é a seguinte: este comando shutdown finaliza os programas primeiro ou sai desligando o micro como se puxasse direto da tomada? Eu poderia criar um atalho ou script que realizasse a tarefa sempre que eu o ativasse? Quanto ao comando cron, eu poderia programá-lo de forma que só desligasse nos dias desejados? (ex. de sábado pra domingo eu não precisaria desligar nesse horário). Eu até já tentei ver se o comando cron funcionava, mas parece que ele não tem o famoso --help, e qdo tento elaborar alguma instrução com ele, acusa falta de alguns parâmetros. Há algum lugar no meu micro onde eu possa aprender o funcionamento dele? Procurei algo aqui mas não consegui encontrar (talvez pq ainda não estou muito familiarizado com o sistema de arquivos do Linux ainda).
Desde já agradeço a atenção. :lol:
"Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você... atrase um pagamento!"

mitsu

Aqui tem informações boas:
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-manut.htm#s-manut-tarefas
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-cmdv.htm#s-cmdv-shutdown

voce pode conseguir ajuda com o comando man
man  cron
por exemplo. Mas o link que postei é bem mais detalhado.