Enquete

O suporte da Apple diz que só pode haver um sistema operacional no computador da Apple. Das alternativas abaixo, qual escolheram?

Linux Ubuntu 16.04 LTS
0 (0%)
Mac OS Sierra
1 (50%)
Vender esse computador caro e comprar um outro já com Linux instalado e ainda ficar com o dinheiro da sobra.
1 (50%)

Votos Totais: 2

enquete encerrada: 25 de Janeiro de 2018, 13:54

Autor Tópico: sem imagem iso  (Lida 15619 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2017, 00:28 »
[...] Sim, tenho Internet à rádio em casa. Só não tenho o sistema operacional. A idéia de baixar um mini é boa porém há restrições de baixar e instalar programas em lanhouses. São computadores de uso para o público e bloqueiam a instalação de programas. Eu teria que usar os programas do ruindous 7 que é usado na lan house. [...]

Então, "astrobhbr"


Se na lan house não é possível baixar e instalar sequer o Rufus, que é um simples executável, sem maiores complicações, então precisamos procurar um outro caminho que use apenas ferramentas normalmente existentes no Windows. Será um caminho um pouco mais longo, mas ainda assim é possível fazer dar certo.

Vamos pensar então em termos de na lan house baixar o Slax, que é uma distribuição Linux bem menor, 218MB e para a qual pode ser usado um descompactador do tipo zip, por padrão já existente no Windows, para tornar o pendrive bootável.

O arquivo do Slax pode ser baixado nesse link:

https://www.slax.org/en/download.php

Veja lá a entrada na coluna "Download for USB", na linha "Slax Brazilian (Portuguese)" o arquivo zip, escolhendo entre 32-bits (ram =< 2GB) ou 64-bits (ram >=3GB), conforme seja o hardware de memória RAM do seu computador.

Nesse caso para instalar no pendrive e torná-lo bootável as instruções estão no arquivo slax.txt empacotado no zip e aqui reproduzidas literamente, são essas:

Thank you for using slax!
Steps to make it bootable from your USB device:

1) Extract the contents of ZIP archive to your USB drive.
   If you are using Windows, you will get for example E:\slax\
   You probably already did this, just make sure you extracted
   the archive to your USB drive and not to your local harddisk.

2) Now navigate to directory /slax/boot/ on your USB drive.
   In Windows, it will be E:\slax\boot\ for example.
   Use explorer or any other file manager for this task.

3) While you're in the boot directory, locate file bootinst.bat
   Run it by doubleclicking it. It will setup your USB to boot.

-- That's it. Your USB device is now ready to boot slax.
-- You can safely delete this file (slax.txt), it's not needed.

Como está bastante claro nas instruções acima, é descompactar o zip dentro do próprio pendrive, e não no disco, depois estando dentro dele executar o arquivo de lote bootinst.bat que fará o pendrive bootável. Na verdade não tem maiores segredos fazer isso funcionar.

O Slax é uma pequena distribuição Linux, porém permitirá você levar para casa um pendrive bootável com uma distribuição Linux, a qual já vem por padrão com o navegador Firefox.

Daí em diante, estando no seu próprio computador e com conexão internet e o navegador Firefox, as coisas ficam bastante simples, pois você sobe o sistema pelo pendrive e usa o Slax para, então no seu computador, baixar o Ubuntu ou um sabor dele, conforme seja mais adequado, podendo a partir do próprio Slax gerar facilmente um outro pendrive bootável, por exemplo usando o comando dd que vem nativamente com qualquer Linux.

Seguramente dá pra fazer.

« Última modificação: 21 de Maio de 2017, 00:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2017, 01:39 »
Complementando, um detalhe me chama a atenção.
No seu post inicial você disse que conseguiu baixar um Ubuntu 14.04 a partir daquele link indicado.

Pois bem, em seguida você diz que "o Nero não está reconhecendo esse arquivo como sendo válido".
Estou deduzindo, a partir dessa informação, que há o Nero instalado no Windows que você está usando lá na Lan House.
Entretanto, há algo estranho nessa afirmação, não é possível que o Nero não reconheça um arquivo iso.

Se de fato no Windows da Lan House tem o Nero instalado, deverá ser possível usar o Nero para gravar um cdrom bootável com uma imagem iso de um sistema operacional Linux qualquer, questão de ver.

Será que não estamos aí com uma dificuldade de usar o Nero corretamente para esse trabalho?

Note que o arquivo iso baixado precisa ser gravado como imagem e não como uma cópia comum.

Há bastante material na internet tratando isso.
Procure no google algo como: nero gravar imagem iso e veja os resultados.

Apenas como exemplo, consulte esse link:

https://www.youtube.com/watch?v=ogRkBHkVWfc

https://www.tecmundo.com.br/windows-7/3989-como-gravar-uma-imagem-iso-em-um-disco.htm

Se você de fato já tem o iso de um Ubuntu 14.04 baixado e um Nero na máquina da Lan House, isso é suficiente para resolver todos os problemas e produzir uma instalação no seu computador.

Ainda que fosse um Ubuntu antigo, ele serve e possui o suficiente para ir buscar uma nova versão, produzir um pendrive bootável, enfim, as ferramentas estão lá, basta saber usar que certamente é possível instalar um sistema operacional no seu computador.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2017, 01:59 »
Olá de novo, e, mais uma vez, obrigado pela atenção. A idéia do Slax é possível sim. Pesquisei sobre o Mint: 1.9 Gb. Complicado aqui. Localizei um Debian de 250 Mb que estou baixando aqui mesmo no celular, via wifi.

Nesse domingo vou ver se consigo um PC emprestado para gravar um DVD e instalar esse Debian no meu PC. Aviso se funcionar.

Quanto ao Nero citado no seu post, como o usuário Galactus explicou, foi um arquivo baixado em um site não confiável no qual o ISO não era o que deveria ser. Foi uma armadilha. Isso tudo dificulta a vida de um usuário Ubuntu. Quando achamos um site com taxa de transferência boa, levamos gato por lebre. Fico na expectativa de que esse Debian de 250 Mb dê certo.
astrobhr

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2017, 13:52 »
[...]Localizei um Debian de 250 Mb que estou baixando aqui mesmo no celular, via wifi.
Nesse domingo vou ver se consigo um PC emprestado para gravar um DVD e instalar esse Debian no meu PC. Aviso se funcionar.

Esse Debian que está baixando, desse tamanho, em torno de 150-300MB, possivelmente é o "netinst CD image" (network install), que é na mesma linha do mini.iso do Ubuntu, isto é, "minimal CD", cujo princípio de funcionamento é semelhante.

Entretanto, se vai ter acesso a um outro computador, baixe também e grave igualmente um pendrive do mini.iso do Ubuntu, baixado do link antes indicado.
É bem pequeno, 50 MB, e funciona muito bem para instalar.

A essência da questão é ter *algum* Linux disponível que permita um kernel funcionando e pelo menos um terminal.

Se tiver um terminal disponível e operante tudo o mais é possível. Com um faz outro e outro e o que mais quiser, tudo é possível.

« Última modificação: 21 de Maio de 2017, 13:55 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #19 Online: 21 de Maio de 2017, 20:24 »
Vamos ver se ajuda a lista oficial de espelhos para baixar o ubuntu: https://launchpad.net/ubuntu/+cdmirrors

Procure o que for melhor pra você aí.  Tente os espelhos brasileiros primeiro:

https://launchpad.net/ubuntu/+mirror/ubuntu.c3sl.ufpr.br-releases

https://launchpad.net/ubuntu/+mirror/mirror.globo.com-releases

Aqui na minha internet baixei a iso  32bits em 28 minutos no espelho da Globo!  As taxas variam muito sem um programa de gerenciamento de Download. O ideal seria baixar por torrent.  O rapaz aí da Lan não pode baixar pra você?

Eu já fiz muito isso quando não tinha internet que preste! Pagava pra baixar imagens ISO.  Fazer o quê?  Só tinha 512Kbps.  Ia fazer como?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #20 Online: 21 de Maio de 2017, 21:42 »
Olá DruidaObelix,
fui ao vizinho para gravar o DVD. Mais que isso fica complicado. Apenas passei o ISO pra máquina e gravei a imagem do Debian. Coisa de 3 minutos. Instalei mas não funcionou. Sequer passei da tela de login e senha. Postei isso no fórum do Debian. Me passaram um tutorial que eu não tive nem paciência pra ler aquilo.

Olá Galactus, gerar uma imagem pelo ISO, questão inicial aqui, já foi resolvido. O problema agora é achar algo que possa ser baixado. Os programas ficaram grandes demais mas as taxas de download não acompanharam no mesmo ritmo. Um link oficial oferecer 50 kbps de taxa chega a ser ridículo.

Arquivos acima de 1 Gb eu já desisti.Tem de ser algo até 700 ou 800 Mb com uma taxa acima de 150kbps. O problema do rapaz baixar o programa é que ele teria de gravar o DVD. O arquivo nao pode ficar na maquina porque ao desligar, tudo é apagado. Na realidade, lan house hoje virou casa de jogos. Não existem pessoas baixando sistemas operacionais em lan house. Há limitações.

Mas acho que a Canonical não se importa. Imagina quando eu for para a região norte onde a Internet é via satélite. Quando tem. Não basta ter um bom produto se ele não chega ao usuário. A logística não é responsabilidade do usuário ou cliente. O interesse não deveria ser só meu, enquanto usuário ou cliente. O outro lado também deveria pensar nisso. Programas muito grandes exigem taxas de transferência igualmente grande. Se um usuário em São Paulo baixa um arquivo de 1,5 gigas em menos de 15 minutos, ele tem um privilégio a uma taxa que eu, no interior, não tenho. É um problema de logística. E logística não é problema do usuário ou cliente. É problema do fornecedor.

Van Gogh foi um grande artista mas nunca vendeu um quadro e morreu pobre e louco. Ele não se fez entender, ele não conseguiu chegar aos seus clientes. O problema foi dele, não dos seus possíveis clientes. O prejuízo foi dele, não dos clientes.

A Canonical ou seus representantes é quem deveriam se preocupar, não eu. Foi se o tempo que eu quebrava a cabeça com problemas dos outros. É ficar atento para não inverter o ônus do problema.
astrobhr

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2017, 10:32 »
astrobhbr, essa é nova pra mim. É a primeira vez que eu leio alguém culpando a distribuição pela internet ruim que ela tem!

Você tá pagando pelo suporte da Canonical? Porque se tá pagando tem todo direito de descer a lenha. Já reclamou com eles disso?

 Já foi mostrado e falado aqui das alternativas para baixar o arquivo do qual você não é obrigado a baixar!  Se não quiser da Canonical tem outros também, como você mesmo já tentou e não deu certo.

Mas depois do envolvimento do Van Gogh na questão acho me melhor me retirar deste tópico e te desejar boa sorte na sua "não quebra de cabeça com o problema dos outros"!

Fui!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2017, 11:03 »
Bom dia a todos.
A novela aqui continua sem solução. Continuo no Android. Sobrevivendo em smartphone e tablet.

Relembrando, a dificuldade em baixar uma imagem ISO do Ubuntu, em lan house para PC formatado. Estou em uma cidade de 29 mil habitantes e com Internet por rádio. O download de uma imagem ISO atual fica em torno de 6 horas, inviável em lan house. Tentei outras possibilidades propostas aqui e não consegui resolver o problema.

Cansado e estressado com tudo isso e resistente a voltar para o ruindows, resolvi adquirir um Apple. Meses e meses para juntar o dinheiro para um Apple. Ele chegou semana passada e não resolveu o problema. Vocês não podem sequer imaginar a frustração. E o desânimo geral.

Porque? Porque não me adaptei ao conceito Apple. São 3 os motivos principais:
1 - o teclado não é ABNT. Difícil digitar em português nisso. Pra inglês, espanhol e italiano deve ser ótimo;
2 - Não reconhece dispositivos Android. O suporte Apple me informou que isso não é assunto da Apple mas dos fabricantes dos dispositivos Android. Entrei na Play Store Android e tentei baixar um aplicativo para fazer o dispositivo ser reconhecido pelo Apple. Porém, o dispositivo está cheio e por isso não tem como instalar o aplicativo. E não tenho como esvaziar o disposto porque o Apple sequer o reconhece. E o dispositivo não tem porta USB para copiar os arquivos;

3 - preciso de Wine para rodar dois programas específicos para ruindows. Mas nem o WineSkin nem o Wine Bottle funcionaram no Mac OS Sierra;

Então, pausa,
...
O que fazer. Informei à meus contatos mais próximos que estou colocando meu Apple à venda depois de 5 dias de uso. Por enquanto ninguém se interessou. Se eu anunciar no OLX deve aparecer comprador não aqui, em 29 habitantes, mas na capital, a 270 km. Será que alguém compraria um equipamento desses, "usado" , sem testar antes? Não sei. Estou pensando.
...
Talvez, pra mim, a única solução seria ter comprado um Dell, com 8gb de RAM e Corel i5 com o Linux já instalado. Mas isso seria. Agora estou com esse Apple aqui e não tenho como adquirir um outro e virar colecionador de notebook.

Então, pausa.
...
Pensei na possibilidade de particionar o Apple e instalar o Ubuntu pra Mac. E adquirir um teclado abnt para usar numa porta USB. Assim, os meus dispositivos Android funcionariam assim como o Wine do Ubuntu para meus dois programas pra ruindows.

Estando com um computador e wifi  (não tinha isso quando cheguei) acho que consigo baixar o ISO e fazer a instalação via pen drive.

E aí? Será que vai dar certo? O que vocês acham?


astrobhr

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2017, 18:58 »
Algo está bastante confuso na sua descrição, muito difícil de entender.
Se tem um Mac na mão não consegue com ele baixar um iso?

Também não entendo muito bem a questão da dificuldade com o teclado, pois também tenho um Mac e uso sem nenhuma dificuldade.

De toda forma, como se trata de um Mac novo e certamente um hardware bastante bom, instale um VirtualBox tendo o OS X como hosts e nele você escolhe instalar o que quiser, seja um Windows ou um Linux.

Também funciona num dual boot, mas funcionará igualmente bem e de forma muito mais prática e elegante através de uma VM.

Finalmente, apenas pontuo que com um OSX, que é na essência é um UNIX, nunca precisei de nada além. Tendo um Mac na mão não preciso de um Linux e muito menos de um Windows para qualquer coisa que seja, mas enfim, gosto é gosto.

https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2017, 19:13 »
Olá Druida, obrigado pela resposta. Acho que não fui claro com o problema do teclado. A acentuação do português exige mais teclas. Não consegui me adaptar aos atalhos que a Apple usa para as especificidades da língua portuguesa.
Agora, depois de tantos meses acho que consigo baixar o ISO porque estou com um computador e wifi. Quando aqui cheguei nem minha mudança havia chegado. Dormi 40 dias num colchão inflável. Fui ter wifi depois de quase três meses.

Mas, o que é virtual box?
Att,
astrobhr

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2017, 19:32 »
Curiosidade: por que a tão grande resistência em usar Windows e Apple?

Enviado de meu SM-A720F usando Tapatalk


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #26 Online: 18 de Dezembro de 2017, 19:52 »
Mas, o que é virtual box?

Uma VM (virtual machine) é uma máquina virtual, em contraposição a uma máquina física.

Vamos usar a definição padrão da Wikipédia:

VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos.Ele permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

Mas para alargar o conhecimento, não deixe de acessar e ler a origem do texto acima:

https://pt.wikipedia.org/wiki/VirtualBox

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2017, 19:56 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #27 Online: 18 de Dezembro de 2017, 20:23 »
Olá Arthur, acho que o Linux me deixou mal acostumado. Me adaptei muito bem à proposta Linux. Nunca consegui o mesmo desempenho com o Windows. E a explicação era sempre a mesma: conflito com dll em comum e vírus.
O sistema Apple é fantástico, pena não me caber nesse mundo Mac. O Linux reconhece os dispositivos Android, o Apple não. Não tenho Iphone nem Ipad. Apenas simples dispositivos Android. E não tem wine na Apple Store. Uma pena, na central Ubuntu tem wine.

Obrigado Druida, pela informação. Mas eu gostaria de um dual boot. Acha que estou no caminho certo? Um teclado abnt USB e o Linux vão resolver o meu problema? Se sim, vou ver isso nesse fim de semana.
Att,
astrobhr

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #28 Online: 18 de Dezembro de 2017, 21:04 »
Com o seu super Apple você baixa um iso do Ubuntu ou qualquer sabor dele que preferir, grava um live-iso (pendrive ou cdrom), sobe o sistema por ele e, assim, irá poder testar todo o hardware (principalmente o wi-fi) antes de instalar no disco. Se tudo funcionar, aí pode arriscar a dar o próximo passo, que é a instalação física no disco rígido.

Quanto a questão do teclado não deverá ser um problema especial fazer um teclado externo funcionar num Linux.
Se financeiramente possível e adequado compre um teclado wireless da Microsoft, costuma funcionar muito bem no Linux, nada obstante o trivial de 15 reais normalmente também funcione. Não tenho uma lembrança especial de problemas dessa espécie, exceto quando teclado muito específico para jogos, caso contrário é o arroz-com-feijão, mais ainda se com cabo usb.  ;)

Claro que sempre se estará supondo que você tenha backup dos seus eventuais arquivos pessoais e ainda o disco original de instalação do seu Apple caso algo dê errado e tenha que reinstalar o sistema, o que é sempre uma medida mínima de cautela, que como se sabe, cautela é igual a caldo de galinha, não faz mal a ninguém.  :)

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2017, 21:08 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:sem imagem iso
« Resposta #29 Online: 18 de Dezembro de 2017, 21:23 »
Beleza, Druida, entro de férias na sexta feira e vou ver isso. Quanto ao CD de instalação, isso não tenho. Esse Apple foi o primeiro equipamento que tive e que não vem nada, nem manual. Parece que a proposta Apple é tudo online. Se der errado eu ainda tenho uns 80 dias de suporte pra reinstalar o Mac OS Sierra.
Vou procurar um tutorial sobre instalação via pen drive e ver se tem o 17 pra Mac.
Pensamento positivo. Darei notícias.
Até,
astrobhr