Autor Tópico: Ubuntu? 2018? e agora?  (Lida 10352 vezes)

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Ubuntu? 2018? e agora?
« Online: 23 de Abril de 2017, 11:45 »
Ola a todos!
Creio que como muitos usuários do Ubuntu, apos o anuncio da Canonical de parar alguns projetos (Projetos que doava sempre que possível), e deixar subentendido que desktop não sera mais a sua prioridade, fico apavorado! Não sou um usuário avançado de Linux, mas sou usuário! Uso Linux desde o saudoso Kurumin, que apos o fim do seu projeto migrei para o Ubuntu 5.04 (Na época recebi o CD pelo correio gratuito muito Show e ainda tenho), e deste então uso o Ubuntu como Sistema Operacional em minhas maquinas... mas e agora? Anos utilizando o mesmo sistema operacional, terei que trocar novamente? O Linux não e um Sistema Operacional confiável para se ter em um desktop? Terei que aprender tudo de novo? Terei que pedir desculpas, aqueles que converti para usar Linux, informando que o Ubuntu era um SO confiável e seguro, mas que agora me mostra não ser tão confiável? Sei que foi anunciado o fim de alguns projetos, não o fim do Ubuntu, mas quem e usuário do Ubuntu sabe que a muito a Canonical so vem fechando projetos, não consigo mais olhar para o futuro sem imaginar que o Ubuntu não estará mais nele.... E agora?? Assumo que Linux não e para usuários domésticos, pois não se pode confiar em sua continuidade? Se projetos grandes e patrocinados por grandes empresas como era o Ubuntu, acaba assim, do dia para a noite (Pois a maioria dos usuários Ubuntu, não vão esperar o lançamento do 18.04LTS, para ver o que vai acontecer, a maioria como eu, ja se encontra apavorada e procurando novas opções.... (Na qual o Windows volta a ser uma)).
Me ajudem! Amo o mundo Linux! Mas não quero ficar a merce de mais um fim de projeto, como ja passei pelo Kurumin e agora passo pelo Ubuntu, quero ficar no mundo Linux, mas com orgulho, de forma que possa ter confiança em indicar o SO para novos usuários, e que os mesmos não fiquem na mão em futuro próximo....
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, 11:50 por Darck »

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2017, 11:46 »
.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2017, 12:47 »
Movido! Como não se trata de um problema mas um desabafo!

Me desculpe Darck, mas você está sendo  muito alarmista.

O Ubuntu não acabou. O que foi decidido foi o fim do desenvolvimento do Unity.  Que aliás vai continuar mas não pelas mãos da Canonical. 

Os caras tinham decidido criar o Unity para unificar o ambiente gráfico no PC, Notebooks e dispositivos móveis.  O Mark viu que não ia conseguir seus  objetivos e não gerava receita. Daí uma área em que eles não apostavam é a principal fornecedora de receitas.  Estou falando da área de servidores na Nuvem.

O Mark já havia dito faz tempo que a Canonical tinha que se manter sozinha, que ele não iria ficar enfiando dinheiro eternamente no Ubuntu.  Então fica claro que ele tinha que tomar uma decisão para manter a empresa rentável.

E mesmo que a Canonical e o Ubuntu acabem o Linux no Desktop está longe de acabar.  Temos no mínimo mais 6 outras excelentes distribuições que podem suprir as necessidades de um usuário  para desktop. 

Se não quiser ter que aprender tudo do zero é só ficar na família do Debian, já tem o Mint Linux que vem com tudo mastigado.  Talvez o mais difícil
 mas não impossível, seria a troca de ambiente gráfico, mas o cara se acostuma.  Então sinceramente não vejo nada disso como o fim do mundo. 

Quanto a ficar a merce de um projeto ou empresa, todos nós vamos ficar a merce de um projeto ou empresa.  Só vai depender da sua escolha:  Microsoft, Apple, BSD, Linux (com desenvolvimento ligado à empresas ou   pela comunidade).
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, 12:49 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2017, 13:03 »
Será mesmo que é alarmista? Quantos usuários já estão procurando outra distribuição? E as empresas de software a que já tinha em sua base de download o Ubuntu, ou algo que sempre pedimos para acontecer que era empresas venderem computadores com SO Linux instalado (só Linux não aqueles lixos que algumas empresas fazem) como a Dell que já vinha vendendo notes e desktop com Ubuntu instalado, será que a mesma irá continuar ou vai desenvolver seu próprio Linux, aquele tipo de Linux que todos odeiam, ou seja, o mundo Linux tá perdendo muito, e vai perder muito mais, eu como divulgador do Ubuntu, o via como o instrumento para a divulgação dos SO Linux, e outra, hj o Ubuntu conseguiu seu lugar ao sol nos computadores domésticos, e acabou.... Décadas para chegar onde está.... E esta é a parte do fórum para iniciantes, e creio que os mesmos que estão chegando agora no Linux e escolheram o Ubuntu, saibam que o mesmo está fechando mais dois projetos, ( digo mais 2, pois nos últimos anos vários já foram cancelados), e que talvez o Ubuntu não seja mais a melhor escolha.....

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk


Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2017, 18:23 »
Movido! Como não se trata de um problema mas um desabafo!

Me desculpe Darck, mas você está sendo  muito alarmista.

O Ubuntu não acabou. O que foi decidido foi o fim do desenvolvimento do Unity.  Que aliás vai continuar mas não pelas mãos da Canonical. 

Os caras tinham decidido criar o Unity para unificar o ambiente gráfico no PC, Notebooks e dispositivos móveis.  O Mark viu que não ia conseguir seus  objetivos e não gerava receita. Daí uma área em que eles não apostavam é a principal fornecedora de receitas.  Estou falando da área de servidores na Nuvem.

O Mark já havia dito faz tempo que a Canonical tinha que se manter sozinha, que ele não iria ficar enfiando dinheiro eternamente no Ubuntu.  Então fica claro que ele tinha que tomar uma decisão para manter a empresa rentável.

E mesmo que a Canonical e o Ubuntu acabem o Linux no Desktop está longe de acabar.  Temos no mínimo mais 6 outras excelentes distribuições que podem suprir as necessidades de um usuário  para desktop. 

Se não quiser ter que aprender tudo do zero é só ficar na família do Debian, já tem o Mint Linux que vem com tudo mastigado.  Talvez o mais difícil
 mas não impossível, seria a troca de ambiente gráfico, mas o cara se acostuma.  Então sinceramente não vejo nada disso como o fim do mundo. 

Quanto a ficar a merce de um projeto ou empresa, todos nós vamos ficar a merce de um projeto ou empresa.  Só vai depender da sua escolha:  Microsoft, Apple, BSD, Linux (com desenvolvimento ligado à empresas ou   pela comunidade).

Concordo em gênero número e grau!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2017, 19:04 »
O que mais prejudicou o Ubuntu foi o Unity. (Minha opinião!) Aquilo não é uma interface. É só um plugin pro Compiz, que já não é coisa muito boa... Talvez o Unity 8 seria, mas não será (a não ser que o fork Yunit dê em alguma coisa...)

Abandonar o Unity não é o fim, mas um recomeço.

Sei que há usuários que gostam do Unity. Eu mesmo gosto muito do HUD. Mas isso não faz do Unity uma interface de verdade. Tá mais pra gambiarra frankenstein.

O advento do GNOME 3 (na minha opinião!) também não ajudou o Linux em geral. O que o Unity foi pro Ubuntu, o GNOME Shell foi pro resto. Quem fez "sucesso mesmo" foi o Cinnamon. E ainda surgem alternativas como o Budgie...

O estado do GNOME 3, hoje, não me agrada. O GNOME Shell deixa o PC com cara de tablet... Mas, pelo tamanho e força do projeto GNOME, o Ubuntu voltar para o GNOME é a coisa certa, penso.

Eu, pessoalmente, continuo com o Xfce, e recomendando (o Xfwm é leve e ótimo e não troco por Mutter nenhum).

Muita saudade do GNOME 2, mas não pretendo usar o MATE. (O Xfce, hoje, supera ambos.)
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, 19:06 por rodrigo.miguel »

Offline brunobsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2017, 14:12 »
Eu concordo com Darck, Ubuntu tem sido muito pulverizado nos últimos tempos para computadores Desktop.
Eu esperava que Ubuntu se tornasse cada vez maios pelo fato de se importarem tanto com o usuários domésticos menos engajados com linux pois um dos principais problemas do linux é essa diversidade de sistemas e métodos a que o usuário é submetido para resolver seus problemas. Na minha visão, quanto mais investimento ouvesse nesse sentido (solucionar erros e ter um sistema limpo para usuários finais), melhor para o mundo linux pois teriam mais programas para essa plataforma e mais usuários.

Não adianta ficar nessa ilusão, linux foi mesmo feito para pessoas especificas que gostem de TI e privacidade (quando se fala de desktop), é basicamente isso e sempre será assim, não podemos ganhar o mundo. Aos poucos acredito que essas empresas devem cair na real e abandonar essa ideia.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2017, 14:53 »
(...) Eu esperava que Ubuntu se tornasse cada vez maios pelo fato de se importarem tanto com o usuários domésticos (...)

O "problema" é que, por "culpa" dos smartphones,, o Desktop se tornou irrelevante ou desnecessário justamente para os usuários domésticos. Senão para todos, mas para muitos, incluindo usuários não-domésticos.

Quem precisa de um PC para acessar o Twitter, Facebook, Éksvídeos?

O Android, que para muitos é uma Distro Linux e para tantos outros não, já domina o mundo. Com o Android, o Linux chegou lá.

Se o futuro do PC é sombrio, imagina o do Ubuntu. Ou não. Talvez a queda da popularidade do PC faça o Windows cair em desuso, a longo prazo, não restando outra opção senão Distros Linux....

Não custa sonhar...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2017, 15:33 »
O "problema" é que, por "culpa" dos smartphones,, o Desktop se tornou irrelevante ou desnecessário justamente para os usuários domésticos. Senão para todos, mas para muitos, incluindo usuários não-domésticos.


Exatamente. Hoje a maioria das pessoas não usa mais PC e nem Notebook para acessar as redes sociais, youtube, ouvir música e navegar na web!  Ficam mesmo nos celulares e Tablets! Que ainda possuem as grandes vantagens de serem máquina fotográfica e filmadora num único dispositivo portátil.  Já vi vários amigos e conhecidos que fazem o seguinte, ao invés de investir num Notebook ou PC preferem um celular bom com tela grande.  A Microsoft já viu isso e agora já tem o Windows 10 rodando em processadores ARM!
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 15:35 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2017, 14:16 »
É o fim do Myr, e do Unity, mais não o fim do Ubuntu, eu particularmente até prefiro o Gnome-Shell no lugar do unity, sempre usei as duas interfaces, ambas são muito boas, mais o Gnome é mais fluido no meu PC, e o Unity as vezes, poucas vezes apresentava um bug de congelar, apesar de todo o investimento da canonical sobre o unity acredito que ela tomou a decisão certa ao voltar ao Gnome, o gnome é mais estável que o unity, basta agora o usuário se acostumar a interface que não é tão dificil de se utilizar, o Ubuntu ainda é uma das distribuições fortes no Desktop, a canonical não vai abandonar a mesma, então podem ficar tranquilos e curtir o Ubuntu nessa nova fase que virá.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2017, 15:16 »
A Canonical está executando uma pesquisa tentando descobrir quais devem ser os aplicativos padrão para o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS no próximo ano.

Eles estão tentando determinar quais aplicativos enviar por padrão para o navegador da Web, cliente de e-mail, terminal, IDE, editor de texto, suite de escritório, video / player de música, visualizador de fotos...

Com a transição para o GNOME Shell para o Ubuntu 17.10, presumivelmente eles estarão usando muitas das aplicações padrão do GNOME, mas será interessante ver o que eles decidem mudar no Ubuntu 18.04 LTS.

Também será interessante se eles decidirem finalmente passar para o Chrome/Chromium por padrão, como já foi falado em muitas vezes no passado.

Aqueles que desejam participar da pesquisa para sugerir quais aplicativos devem ser empacotados por padrão, veja esta publicação do Ubuntu Insights .

https://insights.ubuntu.com/2017/07/21/dustin-kirkland-ubuntu-18-04-lts-desktop-default-application-survey/

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2017, 21:12 »
A Canonical está executando uma pesquisa tentando descobrir quais devem ser os aplicativos padrão para o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS no próximo ano. [...]

Ubuntu 18.04 LTS Desktop Default Application Survey

Na pesquisa em curso promovida pelo Dustin Kirkland, diretor de desenvolvimento de produtos da Canonical, mencionada pelo @platao no post anterior, apenas para deixar a pesquisa linkada mais diretamente a quem quiser responder:

Formulário no docs.google (melhor estrutuado, mais fácil):

Help Ubuntu set the default apps

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOZggYro5S5okO8yhoGI5h2ucicBZPGGLYGOI6dINA1WSTzQ/viewform

Se preferir ir aos Fóruns, até se o caso para algum comentário mais analítico (e também ler comentários de outros participantes) além dos pontos propostos:

Hacker News

https://news.ycombinator.com/item?id=14819508

Slashdot

https://news.slashdot.org/story/17/07/21/1258245/ask-slashdot-ubuntu-1804-lts-desktop-default-application-survey

Reddit

https://www.reddit.com/r/Ubuntu/comments/6on93z/ubuntu_1804_lts_desktop_default_application_survey/

« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 00:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2017, 21:17 »
À propósito, usando aqui como teste o daily do Ubuntu 17.10, que ainda está na versão alpha, lançamento previsto para o próximo outubro. Funcionando bem.

ubuntu@ubuntu:~$ lsb
Description:   Ubuntu Artful Aardvark (development branch)
Release:   17.10

ubuntu@ubuntu:~$ kernel
Linux 4.11.0-10-generic #15-Ubuntu SMP Thu Jun 29 15:03:41 UTC 2017 x86_64

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re:Ubuntu? 2018? e agora?
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2017, 09:44 »
Se, o Ubuntu fosse descontinuado ainda funcionaria por um bom tempo (sem atualizações) assim como suas derivações. Daria bastante tempo para migrar para outra, ou retormar as raízes como o Debian. Não seria como "começar do zero" pois o Linux tem uma base funcional bem parecida em quase todas as distribuições, talvez um nome de pacote diferente? Nada que assuste.
Devemos ter em mente que o suposto fim do Ubuntu deixaria muitas outras distribuições órfãs, uma delas seria o Mint.

Resumindo, o suposto fim do Ubuntu não é o fim do desktop Linux mas seria uma grande perda!