Autor Tópico: Sem acesso a BIOS  (Lida 6385 vezes)

Offline zigurat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Sem acesso a BIOS
« Online: 11 de Abril de 2017, 13:55 »
Prezados (Prezadas), boa tarde

   Num dia da semana passada, desliguei meu note(SAMSUNG ATIV BOOK NP270E5G-XD1BR) e, ao ligá-lo no dia seguinte, ele não saia da tela inicial (aquela com o logo da SAMSUNG e, no pé, [F2] for Setup    [F4] for Recovery). Não adiantava nada pressionar nenhuma dessas duas teclas, assim como nenhuma outra; a máquina ficava sempre nessa  tela.
   Procurando na internet achei, no YOUTUBE, alguns vídeos; não me atrevi a seguir nenhum deles por não ter “as manha”, já que a maior parte envolvia retirar o HD e achei perigoso eu mesmo fazer isso.
   Resolvi, então, baixar e instalar o XUBUNTU 16.04 e, ao reiniciar a máquina, aparece o grub com quase todos os SO’s que tenho no note (linuxmint 18.1 ubuntu 16.10, budgie remix e o xubuntu) ; só não aparecia o windows 10. Mas, continuo sem acesso à BIOS.
   Tendo apresentado o problema, solicito ajuda para recuperar o acesso à BIOS.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Sem acesso a BIOS
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2017, 10:41 »
zigurat, você tem aí um problema de Hardware que afeta qualquer sistema operacional. Seja Windows ou Linux.  A Samsung admite o problema e não fez nada pra resolver.  Nas suas pesquisas  não achou outras soluções que não envolvem a retirada do HD do Notebook?   Senão achar outra solução como esta, fazer o quê?

O Notebook vem de fábrica com bloqueio pra BIOS. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zigurat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Sem acesso a BIOS
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2017, 15:55 »
Oi, galactus, boa tarde!
Apliquei quase todas as soluções que não envolvessem a retirada do HD, tais como apertar a tecla Fx, TAB, espaço, del, etc, durante o boot.
Desculpe-me a minha ignorância no assunto, o que é "bloqueio para bios"?


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Sem acesso a BIOS
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2017, 20:20 »
Oi, galactus, boa tarde!
Apliquei quase todas as soluções que não envolvessem a retirada do HD, tais como apertar a tecla Fx, TAB, espaço, del, etc, durante o boot.
Desculpe-me a minha ignorância no assunto, o que é "bloqueio para bios"?

Exatamente o que está ocorrendo, você quer ter acesso a BIOs e não pode, pois o SecureBoot ativado neste Notebook da Samsung não te deixa ter acesso!

Por isso a necessidade de retirar o HD para poder ter acesso a BIOS e desativar o SecureBoot! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2