Autor Tópico: [Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo  (Lida 3786 vezes)

Offline groove

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo
« Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2017, 08:52 »

Lá no firefox51.desktop -> ~/.local/share/applications/, use /usr/bin/firefox51 -P ff51 ao invés de /home/kmocelin/Programas/Firefox-51/firefox -P ff51

Se você não criou o link simbólico firefox51, crie. Ele é importante.

Esqueci de comentar que o link simbólico já está criado no /usr/bin/firefox51.

Achei que tinha que referenciar o diretório que está de fato instalado o Firefox51, e não o link simbólico.

Amanhã vou testar com esta alteração, grato.

Acho que descobri qual é o problema. Não tem a ver nem com o link simbólico nem com o comando que consta lá no arquivo ".desktop" (minhas suposições preliminares estão ambas erradas). :P

Por gentileza, abra uma janela do terminal do shell e execute este comando, para excluir o atalho de menu do Firefox 51:
Código: [Selecionar]
sudo rm /usr/share/applications/firefox51.desktop
Após fazer isso, execute novamente o supercomando que consta lá no item 19 do tutorial.

Em seguida, experimente executar o atalho de menu para o Firefox atual e em seguida o atalho de menu para o Firefox 51. Se os dois navegadores forem executados em suas versões corretas, feche os dois e execute-os na ordem inversa: primeiro o Firefox 51 e depois o Firefox atual.

Deu tudo certo?

Caso a dica acima dê certo, então minha suspeita vai se confirmar (e, portanto, a modificação que efetuei no item 19 do tutorial é a que deverá permanecer, daqui pra frente). Eu acredito que esteja ocorrendo um conflito de perfis do Firefox: enquanto o arquivo firefox51.desktop força o Firefox 51 a ser executado com o perfil ff51, o arquivo firefox.desktop apenas executa o Firefox atual com o perfil que estiver em vigor no momento. Consequentemente, quando você executa primeiro o Firefox atual, o Firefox atual é executado com o perfil default, por ele ser o padrão. Daí você executa o Firefox 51 e o atalho dele força o Firefox 51 a ser executado com o perfil ff51. É por isso que dá tudo certo, quando os navegadores são executados nessa ordem. Contudo, caso você inverta a ordem, então ao executar primeiro o Firefox 51 o atalho dele executa o Firefox 51 com o perfil ff51, mas então esse perfil ff51 fica residente na memória do sistema operacional como sendo temporariamente o perfil padrão do Firefox, daí quando você em seguida executa o Firefox atual o atalho dele, por não ser um atalho que force a utilização do perfil default, acaba executando o Firefox com o perfil que já se encontra ativo, ou seja, o perfil ff51, e isso acarreta a execução do Firefox 51.

Enfim: é um conflito entre os dois perfis, o que acarreta um conflito entre as duas versões do navegador. A solução para contornar isso é configurar o atalho do Firefox atual a obrigatoriamente executar o perfil default (assim como o atalho do Firefox 51 obrigatoriamente já executa o perfil ff51).

No caso, eu modifiquei o supercomando lá do item 19 do tutorial: agora, ele cria um arquivo firefox.desktop.bak que é cópia de backup do arquivo firefox.desktop; em seguida, ele modifica o arquivo firefox.desktop de modo que os comandos de execução do Firefox mudem de firefox para firefox -P default, ou seja, o Firefox atual passa a ser forçado a executar o perfil default.

Se minha suspeita estiver correta, você doravante conseguirá executar as duas versões do Firefox em qualquer ordem, já que cada versão do navegador Mozilla Firefox será forçada a entrar em execução utilizando o perfil respectivo.

Agora sim, somente inclui o comando pra iniciar o firefox.desktop com perfil default e funcionou que uma beleza.

Muito obrigado, me ajudou bastante. Ótimo tutorial amigo, abraço!

Offline Sampayu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
« Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2017, 09:01 »
Agora sim, somente inclui o comando pra iniciar o firefox.desktop com perfil default e funcionou que uma beleza.

Muito obrigado, me ajudou bastante. Ótimo tutorial amigo, abraço!

Mmm, então realmente é conflito entre os perfis. Que bom que deu certo. Bacana. :) De nada.

Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2017, 11:32 »
Srs. Não instalem o Firefox 51.

A Mozilla mantém a versão que executa o plugin NPAPI atualizada. Ela se chama firefox ESR (Extended Support Release). Ela se encontra na versão 52.5.2. Eles pensaram justamente nas organizações e empresas que precisam continuar usando o plugin NPAPI.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Sampayu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
« Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2017, 12:28 »
Srs. Não instalem o Firefox 51.

A Mozilla mantém a versão que executa o plugin NPAPI atualizada. Ela se chama firefox ESR (Extended Support Release). Ela se encontra na versão 52.5.2. Eles pensaram justamente nas organizações e empresas que precisam continuar usando o plugin NPAPI.

A última versão do Firefox ESR a suportar vários plugins NPAPI (inclusive o do JRE) será a versão 52: de acordo com a wiki da Fundação Mozilla, a última atualização da versão 52 do Firefox ESR será a atualização 52.8.0. Essa atualização será aplicada em 08/05/2018, data em que o Firefox 60.0 será lançado. Após isso, o Firefox ESR da versão 52 não receberá mais nenhuma atualização: em 02/07/2018 o Firefox ESR da versão 59 passará da atualização 59.1 para a 59.2, mas é só isso, apenas a versão 59 sofrerá atualização. A versão 52 já estará obsoleta.

Se em julho/2018 o usuário instalar o Firefox ESR da versão 59, não conseguirá executar nenhum plugin NPAPI exceto o do Flash Player. Consequentemente, terá de instalar ou o Firefox ESR 52 em paralelo com o Firefox atual, ou então instalar o Firefox 51.0 em paralelo com o Firefox atual.

Enfim: é um caminho sem volta. De um jeito ou de outro, o usuário terá de usar navegador obsoleto. O Firefox ESR pode postergar um pouco esse acontecimento (perda de suporte a plugins NPAPI + necessidade de usar navegador obsoleto), mas ele ocorrerá. :(
Yuri Sucupira ("Sampayu")