Autor Tópico: Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04  (Lida 48967 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 20:08 por jomafras »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2017, 09:26 »
Penso que foi a melhor decisão para o linux nos últimos 6 anos. Em minha opinião o Unity nunca pegou, foi imposto de cima para baixo. Uma tentativa de reinventar a roda por parte da canonical. Um ambiente tosco que na realidade não passava de alguns plugins agrupados do Compiz. Enquanto a canonical rasgava dinheiro com o Unity a comunidade gnome (deixada em segundo plano) corria por fora, de maneira lenta, mas consistente , lapidando um ambiente de trabalho, cuja beleza, funcionalidades e usabilidade são excelentes, além do show em termos de customização.

òtima decisão Canonical. Antes tarde que nunca.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2017, 15:17 »
No início odiei o Unity. Depois passei a achar um bom ambiente (tirando os inúmeros bugs claro).

Ubuntu perde muito da sua identidade sem o Unity...

Será que futuramente irão abandonar o snappy e adotar o flatpak???

Veremos...
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline hpiras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2017, 18:46 »
Uso o Ubuntu desde a terceira versão e já fui membro deste fórum há alguns anos atrás, quando havia pessoas formidáveis por aqui.
Acho que durante algum tempo o Ubuntu foi a melhor coisa que aconteceu para o Linux. Através de uma excelente cooperação com a Fundação GNOME, o Ubuntu contribuiu como nenhuma outra distro para fazer do Linux um sistema eficaz, estável e fácil de usar. Algumas versões foram memoráveis e a cada uma delas a distro parecia progredir alguns passos no sentido da usabilidade e do profissionalismo. Boa parte deste sucesso devia-se a uma parceria quase perfeita entre a equipe do Ubuntu e a comunidade. Sem o engajamento da comunidade, dificilmente o Ubuntu teria se tornado a distribuição popular e prestigiosa que ele já foi um dia.
Infelizmente, ao adotar o caminho da convergência entre sistemas - e com isso o Ubuntu Móvel e o Unity - o Ubuntu de certo modo deu as costas para a comunidade e esta, por sua vez, deu as costas para a distro, que, até então, era de longe a mais popular do mundo GNU/Linux. Não por acaso, o Ubuntu é hoje apenas uma sombra do que ele foi um dia. Até aquela imagem simpática de "uma distribuição para todos" foi praticamente perdida. É uma pena! Esta aposta da Canonical foi de fato para o Ubuntu Desktop uma enorme perda de tempo.
Espero que, além de reativar a velha parceria com o GNOME, o Ubuntu se empenhe em revitalizar seus laços com a comunidade Linux. Se o fizer com o talento de antes, o Ubuntu pode facilmente reconquistar a sua antiga primazia. Mas, para tanto, a Canonical deve recuperar a capacidade de ouvir e a negociar. Ela certamente já percebeu que a arrogância pode conquistar muito caro. Espero que não esqueça esta lição tão cedo.
« Última modificação: 07 de Abril de 2017, 18:48 por hpiras »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2017, 11:59 »
Uso o Ubuntu desde a terceira versão e já fui membro deste fórum há alguns anos atrás, quando havia pessoas formidáveis por aqui.
Acho que durante algum tempo o Ubuntu foi a melhor coisa que aconteceu para o Linux. Através de uma excelente cooperação com a Fundação GNOME, o Ubuntu contribuiu como nenhuma outra distro para fazer do Linux um sistema eficaz, estável e fácil de usar. Algumas versões foram memoráveis e a cada uma delas a distro parecia progredir alguns passos no sentido da usabilidade e do profissionalismo. Boa parte deste sucesso devia-se a uma parceria quase perfeita entre a equipe do Ubuntu e a comunidade. Sem o engajamento da comunidade, dificilmente o Ubuntu teria se tornado a distribuição popular e prestigiosa que ele já foi um dia.
Infelizmente, ao adotar o caminho da convergência entre sistemas - e com isso o Ubuntu Móvel e o Unity - o Ubuntu de certo modo deu as costas para a comunidade e esta, por sua vez, deu as costas para a distro, que, até então, era de longe a mais popular do mundo GNU/Linux. Não por acaso, o Ubuntu é hoje apenas uma sombra do que ele foi um dia. Até aquela imagem simpática de "uma distribuição para todos" foi praticamente perdida. É uma pena! Esta aposta da Canonical foi de fato para o Ubuntu Desktop uma enorme perda de tempo.
Espero que, além de reativar a velha parceria com o GNOME, o Ubuntu se empenhe em revitalizar seus laços com a comunidade Linux. Se o fizer com o talento de antes, o Ubuntu pode facilmente reconquistar a sua antiga primazia. Mas, para tanto, a Canonical deve recuperar a capacidade de ouvir e a negociar. Ela certamente já percebeu que a arrogância pode conquistar muito caro. Espero que não esqueça esta lição tão cedo.

Concordo em gênero número e grau!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2017, 15:54 »
Tem muito tempo que não faço um vídeo. Agora com o Gnome de volta ao Ubuntu comecei a me animar.
Taí uma amostrinha do Ubuntu 17.04 Gnome. Gnome véi de guerra! Feito no VirtualBox.

https://drive.google.com/file/d/0B-ObjFoTny-ba29nejZ6TXVpQm8/view?usp=sharing
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #21 Online: 08 de Abril de 2017, 18:24 »
Boa noite.

Gosto é gosto, história é história; ambos se fundem perfeitamente em minha experiência com Linux. Ela começou há exatos quatro anos, quando conheci o Ubuntu 13.04. Linux pra mim é Unity. A interface é adorável, em tudo diferente do Windows. Já experimentei outras distros, e, de algum modo, elas parecem querer emular visualmente o Windows. A interface Gnome não me é atraente, acho um tanto insípida e polui a tela. Gosto de tela minimalista. O Unity me proporciona isto; inclusive o lançador fica oculto e não coloco nenhum ícone no desktop. É absolutamente fácil acessar meus programas preferidos, seja pelo lançador, seja pelo dash. Acho o emulador de terminal do Unity bastante sóbrio e atraente, deixo-o 50% transparente. Enfim, o Unity é tudo de bom pra mim.

Estou com o 14.04; não quis o 16.04 pois gosto de estabilidade e aguardava ansiosamente o 18.04, quem sabe com o Unity 8, mas não me importaria se permanecesse o 7.

Agora, desde quarta-feira, sinto-me meio perdido. Com este anúncio de que o Unity acabará, e que o Ubuntu adotará o Gnome, uma decepção enorme me assoma.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #22 Online: 09 de Abril de 2017, 11:29 »
Tem muito tempo que não faço um vídeo. Agora com o Gnome de volta ao Ubuntu comecei a me animar.
Taí uma amostrinha do Ubuntu 17.04 Gnome. Gnome véi de guerra! Feito no VirtualBox.

https://drive.google.com/file/d/0B-ObjFoTny-ba29nejZ6TXVpQm8/view?usp=sharing

Tenho o Debian Jessie  é praticamente igual.

Offline hpiras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2017, 14:09 »
Entendo a desilusão do Ricardo. Foi exatamente o que senti quando o Ubuntu passou do Gnome 2 para o Unity. Eu gostava tanto do Gnome 2, identificava tanto este ambiente gráfico com o Ubuntu, que foi uma decepção enorme assistir aquela mudança. A desilusão só não foi maior porque era uma mudança geral: o Unity e o Gnome 3 nasceram praticamente juntos, numa época em que o mundo do software sofria mudanças radicais em todos os aspectos.  Mas, para muitos, inclusive eu, a troca do Gnome 2 pelo Unity foi uma mudança radical demais para ser assimilada facilmente. Resultado: fiquei com a última versão Ubuntu LTS com Gnome 2 até a sua descontinuação. Depois, tive que me adaptar aos novos tempos. Após várias experiências, acabei ficando mesmo com o Unity e - por incrível que pareça - terminei me adaptando. Não posso dizer que tenha chegado a gostar do novo ambiente, mas, pelo menos, terminei por aceitá-lo. Agora, para me acostumar com o que virá, decidi desde logo trocar a última versão estável do Ubuntu pelo novo Ubuntu GNOME 17.04. Não chega a ser muito diferente, embora admita que o Unity seja mais fácil de usar. Mas acredito que a primeira versão do Gnome 3 no Ubuntu deva vir com algumas personalizações interessantes. Duvido muito que a Equipe Ubuntu se resignará a adotar uma "versão pura" do ambiente gráfico. O Gnome 2 tinha uma implementação bastante refinada no Ubuntu e acredito que a distro permanecerá fiel a esta tradição, até mesmo para apagar a má impressão causada pelos recentes vexames, não é mesmo? Ainda tenho fé na Equipe Ubuntu.
« Última modificação: 14 de Abril de 2017, 19:56 por hpiras »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2017, 16:42 »
Oi Piras, a quanto tempo? Tudo bom com você?
Eu até virei professor de História. kkkk
Bons tempos sim aqui no fórum.

É como acabei de ler em um post do agente100gelo, o ubuntu ficou sem novidades. Eu particularmente gostei. não era fácil configurar muita coisa na mão...
O tema é polêmico. Acho que por hora vão ser muitas especulações.

Achei este link com alguns comentários do Mark Shuttleworth:
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Shuttleworth-More-G-Comments

E usei o google tradutor:

Citar
"......
Um de seus primeiros comentários de ontem foi deixar claro que o Ubuntu estará indo para um desktop "all-GNOME":

Vamos investir no Ubuntu GNOME com a intenção de entregar um fantástico desktop GNOME. Estamos ajudando a equipe GNOME do Ubuntu, não criando algo diferente ou competitivo com esse esforço. Embora eu esteja apaixonada pelas idéias de design da Unity e espero que o GNOME possa estar mais aberto a elas agora, acho que devemos respeitar a liderança do projeto GNOME ao entregar o GNOME da maneira que o GNOME quer que seja entregue.

......

Mas Mark espera que os desenvolvedores do GNOME possam considerar algumas idéias da Unity:
Triste dias de fato. Mas o código é efêmero, e as idéias são para sempre, então vamos ver onde essas idéias se arraigam. Tenho certeza de que o Ubuntu GNOME será algo que a comunidade GNOME se orgulha, e talvez eles estarão abertos para abraçar algumas idéias da Unity também.

Mas não espere que o GNOME (ou o KDE) recupere os objetivos da "convergência" da Unidade 8. Mark diz que tanto o GNOME como o KDE derrubaram a convergência.
Eu, pessoalmente, tentei fazer com que o movimento de convergência acontecesse no GNOME e no KDE. Em ambos os casos, as idéias foram rotundamente rejeitadas. Nós contratamos designers inicialmente, mas o feedback do GNOME (bem, a Red Hat realmente;)) foi "quem você acha que você deve aparecer e nos dizer o que o GNOME deve ser semelhante quando você não está trazendo código". E isso é justo o suficiente realmente, é o seu desktop. Embora eu diria, o código foi rejeitado muito agressivamente também;)

No caso do KDE, era mais sobre a personalidade do líder na época, que eu acho que me senti ameaçado e inseguro.

Para aqueles que amam Unity 7 e não querem trocar de distância, ele provavelmente será encontrado no repositório de pacotes "universo" para Ubuntu 18.04 LTS. Mas nenhuma palavra ainda de qualquer sabor Unity oficial para Ubuntu 18,04 LTS.
Unity7 pacotes continuarão a ser transportados no arquivo, eu sei que existem algumas pessoas que se preocupam o suficiente sobre ele para mantê-lo atualizado. Espero que seja no universo de 18,04 LTS.

...."

Me lembrei dos acordos da Canonical com empresas como a Steam de jogos e que o Unity tinha boa importância para eles. A Dell vendendo computadores com o Ubuntu embarcado... Já foi falado aqui neste tópico que a interface Unity representava uma identidade ao Ubuntu.

Achei legal, você ter esperanças na turma do Ubuntu fazer uma adaptação do Gnome Shell para algo mais objetivo de usar. Assim eu espero.

Até porque o tempo hoje é bem outro, nem o Windows reina mais como o SO mais usado. O cloud computing está ai, inclusive o Ubuntu tem boa fatia no mercado de servidores...

Infelizmente, o Gnome atual é um interface que requer bons equipamentos. Na funcionalidade, eu acho péssima. E em relação a aplicativos tem muita coisa ainda bugada, pelo que vejo no Ubuntu 16.04 LTS ou pode ser incompatibilidade com o Unity.

Usei, satisfatoriamente, o Lubuntu 14.04LTS em um notebook com ram de 1gb por 2 anos. Recetemente, aumentei a ram dele para 2gb e instalei o Xubuntu 16.04LTS. Aliás o XFCE é a interface que eu mais gosto.

No desktop sempre Ubuntu, mas já estava pensando em usar o Ubuntu Mate na próxima LTS pelo peso não só do Unity, como dos atuais browser e páginas de Internet.

Enfim, resta esperar. Do Ubuntu só troco de versão. Porque no geral é quase tudo a mesma coisa, sem falar o suporte da Canonical, que felizmente está indo bem no mercado de servidores para garantir aos usuários dos ambientes Ubuntu e derivados atualizações mais confiáveis.

Abraço
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2017, 19:32 »
Uma coisa é certa: esta mudança no Ubuntu está trazendo de volta ao Fórum os companheiros mais antigos!
Que coisa boa!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #26 Online: 09 de Abril de 2017, 22:05 »
Eu me identifiquei tanto com o Unity, realmente não escondo a decepção. Pelo que parece, o Unity 7 será mantido atualizado até 2021, quando terminam os cinco anos do 16.04. Não gosto desse sentimento de data marcada para findar o "meu" sistema. Não acredito em um flavour oficial da Canonical para o Unity, a partir de 2018. Sinto que Inês é morta. Já tenho o Mint Cinnamon em um notebook; penso em adotá-lo nos outros pc's que tenho. Parece-me a alternativa que me resta. O KDE poderia ser uma solução, mas a quantidade de customizações que ele proporciona me deixa até aturdido. Sou um simples usuário que deixou o Windows para uma experiência mais gratificante, e, ao mesmo tempo, segura para o meu trabalho no dia a dia; isso é o Unity pra mim, cada detalhe de seu layout me deixou maravilhado, acostumei-me facilmente a ele. Mas, nada é eterno em nosso mundo. Vida que segue.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #27 Online: 10 de Abril de 2017, 09:19 »
Existem algumas transformações no Gnome Shell que o fazem parecer muito o Unity. Então, acredito que com mais algumas pequenas customizações podemos ter algo que não desagrade os usuários que do Unity.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #28 Online: 10 de Abril de 2017, 09:52 »
O Ubuntu começou a cair quando a Canonical resolveu trocar o Gnome pelo Unity. O projeto era unir Desktop, Tablet e Celular. Com isto o Ubuntu perdeu sua hegemonia. E o plano não deu certo. Agora a Canonical desistiu do projeto inicial e volta pro Gnome. Nada mais natural. A única diferença vai ser a posição da barra lateral que no Unity começa no início superior da tela e no Gnome a barra lateral está no meio. A barra do Gnome fica oculta normalmente, a do Unity vc pode ocultar. Tudo que tem no Ubuntu com Unity vai ter no Ubuntu com Gnome. Qual o problema? A grande diferença é que o Ubuntu pode voltar a ocupar o seu lugar de liderança, o que por si só já é a maior vantagem. Isto porque muitos que trocaram de distro poderão voltar e agora a Canonical vai se fixar no Desktop novamente. Vamos aguardar...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Mark anuncia o abandono do unity 8 e a volta para o Gnome no ubuntu 18.04
« Resposta #29 Online: 10 de Abril de 2017, 12:50 »
Existem algumas transformações no Gnome Shell que o fazem parecer muito o Unity. Então, acredito que com mais algumas pequenas customizações podemos ter algo que não desagrade os usuários que do Unity.

Ficou bem parecido Agente, arrisco dizer que com alguns ajustes da equipe de desenvolvimento vai ficar praticamente identicos e tbm eles podem modernizar a interface com novo conjunto de icones e as facilidades do ubuntu. Eu acho,  depois de analizar um pouco, que mudança depois de completa vai ser bastante agradavel, ja havia uma concept art"" alguns mockups"" http://www.diolinux.com.br/2015/08/conheca-este-novo-e-lindo-concept-art.html do Ubuntu bastante interessantes circulando,  com novos icones, etc.... https://www.behance.net/gallery/28804097/Ubuntu-1604-Stupendously-Hot-Charmander-concept  quem sabe e a hora para por em pratica! eu acho que a interface vai ser mais bonita do que e hj!

Aos que nao gostam do Unity, vai dar na mesma na minha opiniao, porque o conceito do gnome shell e o mesmo do Unity, desktop clean, menus escondidos, digitar para localizar programas...

PS - Para a galera em geral - Nao precisa esperar acontecer alguma "coisa " com o Ubuntu ; )  para vir no forum postar,  podem vir a qualquer momento para dar um "ola" para o pessoal ne? ; ()
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, 12:58 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997