Autor Tópico: O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content  (Lida 13298 vezes)

Agarwaen

  • Visitante
O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Online: 22 de MAR?O de 2017, 23:05 »
Tenho notado nos últimos dias um comportamento estranho do meu computador quando estou utilizando o Firefox (versão 52.0.1). Aparentemente tudo começou há alguns dias atrás quando eu atualizei os meus pacotes e houve uma mudança no Firefox que, inclusive, pediu que eu o reiniciasse para que algumas mudanças pudessem ser aplicadas (pois eu o estava utilizando durante o upgrade). O que começou a acontecer a partir daí foi uma queda drástica no desempenho do meu computador: passou a ficar muito lento, algo que até então nunca havia ocorrido. Então eu decidi verificar os processos em execução para encontrar o que estava causando aquilo e verifiquei que havia surgido um processo chamado "Web Content" que consumia, após um certo tempo de uso do Firefox, uns 200 MB de memória RAM. Verifiquei também, posteriormente, que esse processo só era iniciado juntamente com o Firefox. Gostaria de saber se alguém que também teve o Firefox atualizado está notando esse processo (digo isso porque nunca o havia notado até então, portanto suponho que tenha surgido após a tal atualização). Cheguei a um ponto no qual o Google Chrome (no qual não noto o tal Web Content rodando) consome menos memória RAM (pouco mais de 200 MB) do que o Firefox está consumindo atualmente quase 500 MB (antes o consumo girava em torno de 250 MB). Obs: tudo isso se torna um grande problema devido ao fato de eu ter 4 GB de RAM.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2017, 23:55 »
Será que involuntariamente não adicionou a extensão "Web Content Monitor" ao Firefox?

https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/web-content-monitor/

Consulte nas extensões do Firefox se encontra alguma coisa assim lá, caso positivo desabilite e veja o resultado.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Agarwaen

  • Visitante
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2017, 02:41 »
Não, não tenho nenhuma extensão sequer com um nome parecido. Na verdade não utilizo extensão alguma.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #3 Online: 23 de MAR?O de 2017, 13:29 »
Não, não tenho nenhuma extensão sequer com um nome parecido. Na verdade não utilizo extensão alguma.

Mostre aqui no tópico mais exatamente o que você está vendo aí, traga ao tópico uma imagem disso.

Instale o htop, caso já não o tenha instalado:

Código: [Selecionar]
sudo apt install htop
Para executar basta chamar htop no terminal, para sair pode usar a tecla q.

Abra a janela do terminal de forma estendida para que mostre o caminho completo do que está sendo executado.

Execute o htop com um parâmetro para retardar a renovação da tela permitindo tirar um printscreen (=screenshot) da janela do terminal, por exemplo:

Código: [Selecionar]
htop --delay 50
o tempo aí é dado em décimos de segundos.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #4 Online: 23 de MAR?O de 2017, 14:10 »
Não, não tenho nenhuma extensão sequer com um nome parecido. Na verdade não utilizo extensão alguma.
Isso não é garantia, pois pode haver alguma extensão ou plugin instalada administrativamente.

Seria bom dar uma conferida na página "about:addons" e confirmar.

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #5 Online: 23 de MAR?O de 2017, 16:38 »
Olha, estou usando Firefox versão 52.0.1 com algumas abas abertas e aparentemente não tenho nenhum processo com esse nome:

Código: (Bash) [Selecionar]
usuario@usuario:~$ ps -x | grep Web
 2751 pts/1    S+     0:00 grep --color=auto Web
usuario@usuario:~$ ps -x |grep firefox
 1909 ?        Sl     8:40 /usr/lib/firefox/firefox
 1977 ?        Sl    14:49 /usr/lib/firefox/plugin-container -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/lib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 1909 true tab
 2753 pts/1    S+     0:00 grep --color=auto firefox
usuario@usuario:~$

Porem eu uso, entre outras, a extensão Privacy Badger, que limita alguns conteúdos web, não sei se isso pode influenciar.

Edit.: isso acontece mesmo se você não utilizar outros sites além deste fórum? Talvez existam sites tão mal feitos que atrapalhem o desempenho do sistema.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2017, 16:40 por Falco90 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #6 Online: 23 de MAR?O de 2017, 18:49 »
Olha, estou usando Firefox versão 52.0.1 com algumas abas abertas e aparentemente não tenho nenhum processo com esse nome:

Então não estou entendendo o problema "Falco90", vamos de novo.  :)

Lá no tópico inicial você disse:

[...] Então eu decidi verificar os processos em execução para encontrar o que estava causando aquilo e verifiquei que havia surgido um processo chamado "Web Content"[/b] [...]

Ou seja, você olhou para os processos rodando no sistema e **viu** esse aí lá no meio dos outros um processo com o nome de "Web Content", certo?
Não é isso que você está dizendo?

Se esse processo está lá no meio dos outros, o que estou querendo é do lado de cá ver ele também, porque se ele está ativo, então estará aparecendo no ps aux ou ainda no htop, correto?

E se está aparecendo em qualquer um desses dois métodos de verificação então é possível mapear o processo e fazer o trace do processo e, assim, saber sua origem.

No htop pode usar o strace com essa finalidade, mas enfim, se tenho um processo qualquer executando no meu sistema e estou conseguindo "ver" esse processo, deverá ser possível identificar sua origem.

Digo isso porque quando olho aqui para o Firefox que tenho instalado não estou identificando que nada de diferente tenha ocorrido, logo, é preciso identificar isso no seu sistema, e antes disso seria bom se você mostrasse aqui no tópico o que é que está vendo aí de diferente.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Agarwaen

  • Visitante
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #7 Online: 23 de MAR?O de 2017, 21:31 »
Mostre aqui no tópico mais exatamente o que você está vendo aí, traga ao tópico uma imagem disso.
Aparenta realmente ser um plugin...

https://imageshack.com/i/pmlUgqfkp

A imagem abaixo complementa a coluna "Command" (que é muito extensa) do processo.

https://imageshack.com/i/pmnVpzj3p

Isso não é garantia, pois pode haver alguma extensão ou plugin instalada administrativamente.

Seria bom dar uma conferida na página "about:addons" e confirmar.
Conferi e confirmo: não há nenhuma extensão com esse nome.

Ou seja, você olhou para os processos rodando no sistema e **viu** esse aí lá no meio dos outros um processo com o nome de "Web Content", certo?
Não é isso que você está dizendo?
Exato.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #8 Online: 23 de MAR?O de 2017, 22:43 »
Onde vc viu a informação identificando esses processos como "Web Content"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #9 Online: 23 de MAR?O de 2017, 23:07 »
Mostre aqui no tópico mais exatamente o que você está vendo aí, traga ao tópico uma imagem disso.
Aparenta realmente ser um plugin...

https://imageshack.com/i/pmlUgqfkp

A imagem abaixo complementa a coluna "Command" (que é muito extensa) do processo.

https://imageshack.com/i/pmnVpzj3p

Isso não é garantia, pois pode haver alguma extensão ou plugin instalada administrativamente.

Seria bom dar uma conferida na página "about:addons" e confirmar.
Conferi e confirmo: não há nenhuma extensão com esse nome.

Ou seja, você olhou para os processos rodando no sistema e **viu** esse aí lá no meio dos outros um processo com o nome de "Web Content", certo?
Não é isso que você está dizendo?
Exato.
Se o problema é esse omni.ja, aparentemente é um componente da Mozzila, normal do Firefox e Thunderbird: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Mozilla/About_omni.ja_%28formerly_omni.jar%29

Tanto que ele também aparece no meu sistema:
Código: [Selecionar]
4129 ?        Sl    16:52 /usr/lib/firefox/plugin-container -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/lib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 4079 true tab
 4380 ?        Sl     3:03 /usr/lib/firefox/plugin-container /usr/lib/flashplugin-installer/libflashplayer.so -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/lib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 4079 true plugin

Agora esse "Web Content" nunca vi no meu sistema. Mas constantemente vulnerabilidades são corrigidas no sistema e programas, especialmente navegadores de internet, por isso temos sempre que atualizar. Acho que não é seu caso, mas se isso te preocupa é bom manter um sistema atualizado e instalar ferramentas(no caso, certos plugins para navegador de internet e configurar o firewall no caso do sistema operacional) para nos protegermos.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2017, 23:10 por Falco90 »

Agarwaen

  • Visitante
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #10 Online: 23 de MAR?O de 2017, 23:55 »
Onde vc viu a informação identificando esses processos como "Web Content"?
Com o comando top e no monitor do sistema. Eu obtive o PID dele através do top e pesquisei pelo PID no htop para conseguir encontrá-lo, porque não obtive resultado algum pesquisando por "Web Content".
Agora esse "Web Content" nunca vi no meu sistema. Mas constantemente vulnerabilidades são corrigidas no sistema e programas, especialmente navegadores de internet, por isso temos sempre que atualizar. Acho que não é seu caso, mas se isso te preocupa é bom manter um sistema atualizado e instalar ferramentas(no caso, certos plugins para navegador de internet e configurar o firewall no caso do sistema operacional) para nos protegermos.
Compreendo, o que chamou a minha atenção foi o consumo de memória elevado do processo. O interessante é que, quando eu mato esse processo pelo seu PID utilizando o comando top, eu recebo esta mensagem no navegador:
https://imageshack.com/i/poB5FEGRp
Eu estava começando a considerar a hipótese de que eu instalara alguma coisa em algum momento de distração e por isso esse processo surgira no meu computador, até que a descartei devido a um ocorrido ontem (tive alguns problemas com o GDM do meu Ubuntu-GNOME) e, como estava apressado para resolver alguns problemas pessoais com o computador, salvei alguns arquivos em uma nuvem e bootei um pendrive com o Ubuntu tradicional (com Unity), através do qual, com o mesmo Firefox (52.0.1), estou escrevendo esta resposta. Por isso, durante alguns momentos, passei a sustentar a ideia de que esse processo "surgiu" após a atualização que fiz. Mas, como tu disseste que está rodando a mesma versão que eu do Firefox e não percebe nenhum processo com tal nome, não tenho, no momento, alguma ideia que possa satisfazer essa questão.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #11 Online: 24 de MAR?O de 2017, 02:54 »
Eita, na pressa fiz confusão.  :-[

Então, "Falco90", você entrou e participou do tópico, vi a participação porém não percebi que era sua e achei que era do autor do tópico, o "Agarwaen", daí que dei uma resposta sem nexo.  Desconsidere o que disse no post #6. Sorry.   :(


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #12 Online: 24 de MAR?O de 2017, 09:57 »
Vc tem alguma página que visita regularmente, ou que deixa carregada regularmente, @Agarwaen?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Agarwaen

  • Visitante
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #13 Online: 24 de MAR?O de 2017, 13:59 »
Vc tem alguma página que visita regularmente, ou que deixa carregada regularmente, @Agarwaen?
Não...
Li um pouco sobre como consertar alguns problemas com os recursos da CPU relacionados ao Firefox nesta página de suporte da Mozilla: https://support.mozilla.org/t5/Firefox-is-slow-or-stops-working/Firefox-uses-too-many-CPU-resources-How-to-fix/ta-p/2564
Desativei alguns recursos como a aceleração de harware e alguns plugins Flash, como é recomendado na página, e, no entanto, o processo persiste...
Compreendo, o que chamou a minha atenção foi o consumo de memória elevado do processo. O interessante é que, quando eu mato esse processo pelo seu PID utilizando o comando top, eu recebo esta mensagem no navegador:
https://imageshack.com/i/poB5FEGRp
Esqueci de adicionar uma informação que acredito que possa ajudar a identificar a natureza desse processo: quando eu clico em "Restaurar esta aba" ela volta ao seu estado anterior exato. Por exemplo, se você estava preenchendo um formulário ou escrevendo um post aqui no fórum, o conteúdo do formulário ou o texto que você estava escrevendo aqui no fórum também é restaurado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:O Firefox 52.0.1 e o tal Web Content
« Resposta #14 Online: 24 de MAR?O de 2017, 14:51 »
É interessante, pq parece que o teu firefox tem o comportamento de abrir um processo por aba...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D