Autor Tópico: Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?  (Lida 6604 vezes)

Offline aquelerdes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:50 »
Meu notebook veio com o OpenMandriva, que eu odiei e por isso optei em instalar o Ubuntu. Quando eu tava instalando tive vários problemas mas acabei conseguindo instalar a versão 16.04 depois de tentar umas cinco vezes.

Antes de mudar, minha bios era assim:
https://i.stack.imgur.com/hqBzl.jpg

E pra poder dar o boot pelo pendrive, eu deixei ela assim:
https://i.stack.imgur.com/dDFIN.jpg

O problema é que agora se eu mudar pra como a bios era, o ubuntu não inicializa, ele abre a bios de novo

Quando eu faço o boot usando a configuração da bios mudada igual na seunda foto é isso que acontece: https://youtube.com/watch?v=iWa5Ywb65_M

Basicamente ele me leva pra uma tela do grub onde eu tenho que escolher entre "ubuntu" e "opções avançadas do ubuntu", aí eu escolho ubuntu e a minha tela fica branca, vermelha, verde e azul. Uns segundos antes do ubuntu iniciar  aparece a mensagem " /dev/sda1: clean, 404866/30269440 files, 13071838/121077248 blocks "

Eu usei o boot repair e no final ele me mostrou essa mensagem:
https://i.imgur.com/INCpEqJ.png?1

Alguém sabe como eu arrumo isso? como que eu faço o que o boot repair me diz no último parágrafo?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 19:16 por aquelerdes »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 17:05 »
Quando for necessário e quiser disponibilizar uma imagem da tela, use um servidor externo de imagens, postando no tópico um link da miniatura da imagem, pois há uma regra de limitação de tamanho de imagens que se pode postar no Fórum, que é de 40Kb.

Confira aqui (item 8 -X):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.h

Para aprender como anexar uma imagem em miniatura ao tópico (porque há limite nas regras do Fórum) através de um servidor de imagens externo, veja esse tópico e nele especialmente o post #2 do colega /Creto/:

Anexar uma imagem ao tópico

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117916.msg649065.html#msg649065

http://imgur.com

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 17:05 »
Verifiquei o relatório do bootinfo no pastebin na url informada:

http://paste2.org/hXbMakUM

1) Essa sua máquina é de firmware já do tipo UEFI, mais moderno, podendo trabalhar em sistema de arquivo GPT.
O que você fez foi configurar o setup para o tipo Legacy.
Normalmente isso não deveria ser necessário, até porque, se bem entendi, o OpenMandrive aparentemente estava instalado dessa forma, usando a especificação UEFI. Se o openmandrive instalado usava UEFI, o Ubuntu, com maior probabilidade ainda, também poderia usar UEFI.

Quando se usa o setup em UEFI a instalação deverá criar uma partição do tipo EFI, formatada em FAT, na qual será gravada o bootloader, que no caso é o Grub.

Como o Ubuntu se trata do único sistema instalado no disco, isto é, não há um Windows, ele faz isso automaticamente, sem dificuldades, bastando deixá-lo tomar conta de todo o disco.

2) A mensagem que aparece no boot-repair em si não é importante, desde que o boot esteja ocorrendo normalmente.

O que eu faria?

Apagaria tudo e começaria tudo de novo.

Não há uma razão para não usar UEFI no sistema se o setup já possui essa funcionalidade.

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 17:07 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 18:10 »
Retorne o setup para o padrão UEFI

Usando um live-iso (pendrive ou cdrom), suba o sistema por ele, usando a opção "Experimentar o Ubuntu" (Try Ubuntu), atingindo o desktop use o GParted para criar uma nova tabela de partição no disco rígido, escolhendo a opção GPT.

Lá na barra superior dele, na entrada "Dispositivo", clique em "Criar tabela de partição", o que vai realmente zerar o disco, apagando todo o particionamento atualmente existente.

Evidentemente as partições precisam estar desmontadas, sem aquele símbolo da chave ao lado de qualquer uma delas, inclusive da swap já existente no particionamento atual.

Caso a swap esteja montada (aparecendo com o cadeado ao lado), abra uma janela de terminal e desmonte fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo swapoff -a
Reinicie o sistema, subindo novamente pelo live-iso e então agore instale o Ubuntu.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline aquelerdes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 19:30 »
Arrumei as imagens, não sabia de tal regra.

Quanto a reinstalação:
Se eu deixar como tá corro risco de encontrar outros problemas no futuro?
tô bem receoso de tentar o procedimento de novo e não dar certo, já que tive muitos problemas ao instalar o ubuntu. outra coisa chata é que eu já coloquei bastante arquivo neste notebook, mas vou proceder mesmo assim. Quando terminar eu venho lhe dizer se deu tudo certo.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 19:46 »
Se eu deixar como tá corro risco de encontrar outros problemas no futuro? [...]

Não há problemas em deixar assim se tudo já estiver funcionando a contento.

Retornar ao UEFI original é uma opção, mas não uma obrigatoriedade.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 19:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline aquelerdes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 13:44 »
Reinstalei e agora o sistema tá bem mais estável. Descobri que os problemas que tive com instalações anteriores aconteceram pq meu notebook com windows corrompia meu pendrive.
O boot também melhorou, só as telas coloridas que continuam aparecendo, não faço ideia do pq isso acontece. Antes aparecia o logo da positivo no lugar, então meu chute é que alguma coisa aconteceu com essa imagem.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 13:55 »
[...]  só as telas coloridas que continuam aparecendo, não faço ideia do pq isso acontece. Antes aparecia o logo da positivo no lugar, então meu chute é que alguma coisa aconteceu com essa imagem.

Ótimo que tenha dado certo.

Telas coloridas podem estar algo relacionadas a alguma característica de gpu (=placa de vídeo), porém não dá para entender muito bem do que você está falando, não consigo visualizar mentalmente o que seja.

Se possível capture uma ou mais imagens do fato e coloque aqui no tópico, usando os tais links de miniaturas de um servidor de imagens, para que se possa tentar avaliar.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline aquelerdes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 14:04 »
no primeiro post que eu coloquei tem um link de um vídeo notebook ligando (https://youtube.com/watch?v=iWa5Ywb65_M) as telas coloridas aparecem a partir de 0:20

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 14:21 »
no primeiro post que eu coloquei tem um link de um vídeo notebook ligando (https://youtube.com/watch?v=iWa5Ywb65_M) as telas coloridas aparecem a partir de 0:20

OK, consegui visualizar, então se trata de fundo de tela que aparece **antes** de completar o boot e atingir o desktop, certo?

Normalmente no Ubuntu padrão (=Unity), o responsável por aquelas bolinhas que aparecem se movendo é o Plymouth.

Comece alterando para o modo texto, isto é, para conseguir ver o que acontece durante o boot e então avaliar.

Altere o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
comente (=colocar antes o símbolo # jogo da velha, tralha) a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

fica assim:

Citar
#GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash
"

Então atualize o grub:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
reinicie o sistema e vamos ver o que acontece.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline aquelerdes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #10 Online: 03 de MAR?O de 2017, 17:37 »
Olá! Desculpa pela demora.
Fiz o procedimento. Ao iniciar, apareceu a logo da Positivo e em seguida as linhas de comando, uns 20 segundos depois o computador liga de boa, nada de telas coloridas.
Gravei um vídeo. não me parece necessário, mas se você quiser ver eu posto no Youtube.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot. Arquivos do sistema longe do inicio do disco?
« Resposta #11 Online: 03 de MAR?O de 2017, 18:13 »
Fiz o procedimento. Ao iniciar, apareceu a logo da Positivo e em seguida as linhas de comando, uns 20 segundos depois o computador liga de boa, nada de telas coloridas.
Gravei um vídeo. não me parece necessário, mas se você quiser ver eu posto no Youtube.

Ok, então se resolveu, resolvido está, não precisa postar o vídeo no YT  :)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.