Autor Tópico: É realmente seguro baixar nos Repositório officiais? pode vir com Vírus?  (Lida 4788 vezes)

Offline WebMan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Fiquei inseguro um pouco e vim  perguntar aqui eu li sobre universe e mulniverse não receber revisao e isso me deixou preocupado
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, 22:45 por WebMan »

Offline selvaking

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:É realmente seguro baixar nos Repositório officiais? pode vir com Vírus?
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2016, 11:01 »
Leia este artigo sobre a finalidade desses repositórios.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2016, 14:34 »
Poder tudo pode, mas o fato é que há mais de 10 anos não há notícia de vírus no Linux.

Essa questão de vírus no Linux é um tema muito repisado, creio que não haja nada de novo que se possa adicionar à questão.
Faça uma pesquisa aqui no próprio Fórum , através da ferramenta de Busca, usando o termos vírus e estude um pouco os tópicos que resultarem da pesquisa.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2016, 14:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline WebMan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2016, 00:37 »
Obrigado galera pela atenção.

Offline nogueira13

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2016, 21:59 »
Poder tudo pode, mas o fato é que há mais de 10 anos não há notícia de vírus no Linux.

Essa questão de vírus no Linux é um tema muito repisado, creio que não haja nada de novo que se possa adicionar à questão.
Faça uma pesquisa aqui no próprio Fórum , através da ferramenta de Busca, usando o termos vírus e estude um pouco os tópicos que resultarem da pesquisa.
Olha, eu ando meio grilado com virus no Ubuntu. Instalei o Ubuntu 16.04.1 no meu laptop Dell Inspiron 1545 e em seguida instalei o chkrootkit. Passei ele e para minga surpresa ele acusou: Possible Linux/Ebury - Operation Windigo installetd
Procurei no Google maneiras de eliminar este virus mas não encontrei procedimentos para deletá-lo. Aliás tinha sites aconselhando reinstalar o Sistema Operacional. Também passei o antivirus ESET NOD para linux no ubuntu 16.04.1 recém instalado mas o ESET não o detectou. Fiquei bastante confuso e inseguro. Por isto, temporariamente, migrei para o Debian Jessie 8.5

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2016, 00:16 »
Olha, eu ando meio grilado com virus no Ubuntu. Instalei o Ubuntu 16.04.1 no meu laptop Dell Inspiron 1545 e em seguida instalei o chkrootkit. Passei ele e para minga surpresa ele acusou: Possible Linux/Ebury - Operation Windigo installetd
Procurei no Google maneiras de eliminar este virus mas não encontrei procedimentos para deletá-lo. Aliás tinha sites aconselhando reinstalar o Sistema Operacional. Também passei o antivirus ESET NOD para linux no ubuntu 16.04.1 recém instalado mas o ESET não o detectou. Fiquei bastante confuso e inseguro. Por isto, temporariamente, migrei para o Debian Jessie 8.5

Então, /nogueira13/,

Você próprio já respondeu sua questão quando fez um post em 16/06 passado e disse:

Ao passar o comando chkrootkit no meu Ubuntu 16.04 rodando no meu Laptop Dell eu recebi a mensagem que provavelmente eu estava com o Virus Linux/Ebury. Fiz o teste do ssh -G e ele não informou operação "illegal" nem "unknown". Eu fiz uma instalação nova e recebí a mesma mensagem.

Se fez uma instalação nova, sem nenhuma possibilidade de contaminação e ainda assim recebeu a mesma mensagem, parece evidente que está diante de um falso positivo, não é mesmo?

www.arredondar.org.br

Offline nogueira13

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2016, 13:24 »
Sim, mas se o resultado tivesse di ssh -G tivesse sido "illegal" ou "comando unknown" eu teria ficado mais teanquilo.  E também, pq no Debian Jessie não apresenta este Ebury? Vejam, eu quero continuar no Ubuntu, mas quero ter a certeza de que eu não esteja infectado. Penso que a Cannonical deveria fazer um artigo de fácil compreensão explicando o aparecimento deste estranho virus.Ela deveria, categoricamente, questionar o desenvolvedor do chkrootkit, no sentido de "consertar" o resultado "falso positivo" apresentado por seu aplicativo.

Offline creto

• Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2016, 10:27 »
A maior segurança de um sistema operacioal está entre a cadeira e o monitor, infelizmente nenhum sistema poderá fazer que você não clique

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline nogueira13

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2016, 21:49 »
Vejam, eu quero continuar no Ubuntu, mas quero ter a certeza de que eu não esteja infectado. Penso que a Cannonical deveria fazer um artigo de fácil compreensão explicando o aparecimento deste estranho virus.Ela deveria, categoricamente, questionar o desenvolvedor do chkrootkit, no sentido de "consertar" o resultado "falso positivo" apresentado por seu aplicativo.

E você acha mesmo que as empresas trabalham dessa forma?

Por qual razão a Canonical estaria preocupada com isso?

Não há vírus nenhum, tire essa neurose da frente, estude a questão mais a fundo e compreenda como de fato as coisas funcionam, tire o Windows da sua cabeça de uma vez por todas. Entre no código fonte, estude o que ele faz.

A Canonical não está de fato preocupada se você quer ou não quer continuar no Ubuntu, esse é um problema estritamente seu e não dela e, aliás, de ninguém, até porque você não comprou e não pagou por software algum, vale dizer, não deu lucro ou ingresso de renda para ninguém.

Não seja ingênuo /nogueira13/, a conversa começa a descanbar para a infantilidade, a Canonical fornece sistema operacional para empresas e organizações de grande porte, com imensas e preparadas estruturas de TI. Voce acha mesmo que ela está fornecendo produto com vírus e só você, o /nogueira13/ no planeta inteiro sabe disso?
Oras, não se pode perder um mínimo de racionalidade ao debater um assunto.
Pois é você faz inferências que não tem idéia do que está falando. Eu não sou usuário de windows. Não sou mesmo um expert em informática como você está sugerindo na sua crítica, que não é nenhum pouco construtiva. Aliás, parece que você quer mais é destilar teu fel em cima dos outros. Enfim, vou continuar com o Debian mesmo, mesmo sem ser um expert. Passar bem.

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2016, 11:34 »
Prezado /nogueira13/,

A discussão é apenas técnica, de forma alguma pretendia um debate hostil, não queria de forma alguma ofendê-lo pessoalmente, caso tenha se sentido ofendido peço que aceite minhas desculpas.

Não faz o menor sentido um desgaste pessoal e emocional em razão de um assunto simplesmente técnico computacional. Não se apoquente com isso, releve qualquer suposto entendimento pessoal. Estamos apenas falando de computadores e sistemas operacionais, não há qualquer motivo razoável para que um assunto técnico dessa natureza transborde qualquer limite de civilidade, então, reforço que aceite minhas desculpas caso tenha havido algum entendimento equivocado.

Ao defender vigorosamente a integridade dos desenvolvedores do Ubuntu, a questão meramente técnica que sustento é a altíssima improbabilidade, no contexto mencionado, da existência de qualquer risco aos usuários.

Abraços,

Vamos em frente.  :)
www.arredondar.org.br