Autor Tópico: Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!  (Lida 12355 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Online: 24 de Outubro de 2005, 21:17 »
Olá pessoal, alguém sabe como melhorar a qualidade de extração do Ogg Vorbis no Sound Juicer?  Sei que posso editar o perfil, mas para qual número?


EDITADO

Olá pessoal, descobri porque o Sound Juicer ripava tão mal. Ele vem como padrão pra ripar em Ogg Vorbis (que é melhor que o MP3 na qualidade de Audio) só que numa taxa de conversão muito baixa.
Vá até o Editar > Preferências > Editar Perfis > Qualidade de Cds com Perdas > Editar. UFA!!! :)
Altere a linha de Montagem do Gstreamer para ficar assim:

 audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! vorbisenc name=enc quality=1.0

Pronto, assim você conseguirá ripar o seu CD com a mais alta qualidade possível. A música vai ficar grande, se não quiser músicas tão grandes, varie o "quality"= 0.1 até 1.0
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2005, 20:20 »
Acho que não tem como.
Mas vc. pode instalar o normalize e sua interface gráfica (feita por um brasileiro), o gnormalize:

Normalize: http://www1.cs.columbia.edu/~cvaill/normalize/
GNormalize : http://gnormalize.sourceforge.net/

A instalação do normalize é meio complicada, vc. vai precisar de várias bibliotecas (gcc, libc6, libc6-dev, libgcc1,libpango, libpango-dev, libgtk2-perl, libgtk2-dev, libglib-perl, libmad0, libmad0-dev, libcdaudio, libcdaudio-dev, cdcd) e ainda do metapacote build-essential. Alguma(s) vc. já deve ter.
O bom é que tudo isso tem nos repositórios normais do Ubuntu.
Com tudo carregado, descompacte o normalize e depois dê os usuais ./configure, make & make install.

Já a instalação do gnormalize é moleza : é só descompactar e digitar ./install. Depois vá respondendo y (yes, claro) prás 2 ou 3 perguntas que ele faz.

É claro que a leitura dos arquivos README e INSTALL em ambos é fundamental, porque posso ter esquecido alguma coisa

Para passar o Gnormalize de inglês para português, é simples:
Config > Option2 > Idiom ----> passar para 2 (precisa fechar e reabrir prá fazer efeito).

O normalize é para o Linux o que o MP3Gain é para o Windows e com certeza é exatamente isso que vc. quer: ele realça as frequências baixas, tornando o som mais "cheio".

Qualquer problema ,posta aqui e tento resolver, falou?

[]s
You can't always get what you want

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2005, 22:35 »
Grande ceti, muito obrigado pela dica. Nem esperava por isso. Só estava querendo saber como aumentar a qualidade da extração do Ogg Vorbis, como a gente faz com o MP3 (podemos escolher o bitrate da extração entre 128 ou 320 por exemplo).

Mas foi melhor do que estava esperando. Amanhã eu vou tentar fazer todos os passos que você citou para instalar os dois. Depois te conto o que foi que virou. :)

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

murtog

  • Visitante
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2005, 14:36 »
Instala o grip.

Ele é melhor que o sound-juicer e dá pra configurar todinho =P

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2005, 06:18 »
Citação de: "murtog"
Instala o grip.

Ele é melhor que o sound-juicer e dá pra configurar todinho =P



Exatamente, já instalei o Grip também. Além do Goobox. :)
Farei vários teste pra saber qual possui a melhor qualidade na extração, além é claro da dica do colega.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2005, 12:48 »
Ceti, instalei e testei o Normalize com o Gnormalize. Agora me diz as dicas de melhorar a extração dele. Porque sem mexer em nada, ele e o Grip ficam Pau-a-Pau. Os dois são melhores que o Sound Juicer.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2005, 17:31 »
O grip é fraco e complicado de mexer, não?

Saúde
Nevermore! Nevermore! - Poe

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2005, 17:42 »
Citação de: "galactus"
Ceti, instalei e testei o Normalize com o Gnormalize. Agora me diz as dicas de melhorar a extração dele. Porque sem mexer em nada, ele e o Grip ficam Pau-a-Pau. Os dois são melhores que o Sound Juicer.


Bom, salvo engano o grip não normaliza, só extrai, como o sound juicer ou o kaudiocreator.
Já no GNormalize, o segredo é o campo Fix, que por padrão vem com o nível 30. Vc. pode aumentar ou baixar esse valor. Quanto mais alto, maior o ganho, porém vc. corre o risco de deixar a música com distorção (clipping). Vc. pode ainda, clicando em FIX, pedir normalização pelo PEAK, que é o nível + alto da música (o autor do Normalize não recomenda, veja no site do programa, MIX, que é a normalização feita pela média geral da música ou sem normalização nenhuma (NONE), como no grip. O melhor mesmo é o FIX.
Repare que a extração tem 03 campos:
MP3 > WAV - a música é extraída temporariamente para o formato WAV, que é sem compactação.
NORMALIZE - aqui o normalize pega o arquivo WAV e aplica a normalização de acordo com o valor estabelecido por você em FIX. Note que ele primeiro calcula, depois aplica o aumento dos decibéis. P. ex., acabo de extrair a faixa Masters Of War do Bob Dylan. Prá essa faixa, com o FIX em 30, ele deu o ganho de +2.9dB.
WAV > MP3 - com a faixa WAV já normalizada, ele a converte de novo para MP3 e depois a apaga
Vc. pode controlar todo o processo clicando em Debug.
Expliquei como se faz em arquivos MP3, mas ele trabalha também com OGG, FLAC e APE. no arquivo README, o autor diz quais bibliotecas vc. precisa baixar prá ele trabalhar com esses arquivos.

Uma geral nos menus:

DATA :
além do que já expliquei, vc. pode escolher o diretório onde ficarão as faixas extraídas, o tipo de arquivo etc

CONFIG :
Option 1 - se quiser que ele use bit rate constante, marque ALTERAR PROPRIEDADES e no campo Tipo de Codificação, passe para constante, no campo Bitrate, escolha o que quiser (normalmenter deixo em 160, mas audiófilos recomendam 192, pois a perda de qualidade seria imperceptível. O padrão é 128, que é o que a maioria usa). O campo Qualidade vai de 0 a 9. Quanto maior este no., pior a extração (e mais rápida, também). O valor 3 tá bom. Mais prá cima tem o campo Arquivo Rip. Aqui vc. escolhe como fica o nome do arquivo. Por padrão, fica Nome Artista + Nome Disco + no. Faixa + Nome Faixa. Prefiro apagar o início e deixar só %n-%t. Assim a faixa que acabei de extrair fica assim : 01-Masters Of War, isto é, só o no. e o nome da música.
Option 2 - é autoexplicativo. Em idioma, passo prá 2, prá ficar em português (precisa de reiniciar)
CDDB e Rpier - não precisa mexer em nada

INFO : são as informações do CD que vc. colocou no micro> Ele pega do CDDB. Se tiver campos em brancos e vc. quiser, é só preencher. Esses campos compõem as tags (aliás, ele sempre preenche automaticamente as Tags id1 e id2)

RIP :

Na parte de cima aparecem as informações da faixas. Por padrão, todas vêm marcadas prá extração. Se não quiser todas, desmarque as que não quiser OU clique mais embaixo no grande X que aparece à esquerda do player. Aí ele desmarca tudo e vc. pode marcar manualmente só as que quiser.
Prá que as informações do disco sejam lidas, vc. tem de clicar nas setas em forma de círculo que estão à esquerda desse X. Aliás, sempre que inserir um disco novo, vc. tem de clicar ali prá ele atualizar o disco.
À direita tem o player, que não é grande coisa, é só um quebra-galho mesmo.
Prá ripar, é só clicar em RIP + NORMALIZE + ENCODE

ABOUT : hehe....

Qualquer problema ou sugestão, manda um e-mail pro autor, que ele responde mesmo (já fiz isso). Se necessário, ele até manda uma versão customizada prá você.

É isso, acho que não esqueci nada. Deu trabalho prá instalar? Apanhei bastante do normalize, mas por culpa do Ubuntu, que não instala por padrão várias das libs básicas. Aí tive de ir tentando uma a uma até conseguir. No Kanotix foi muito mais fácil.

[]s
ceti
_________________
You can't always get what you want

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2005, 23:13 »
Grande Ceti, muito obrigado pelo Tutorial!!! Instalei ele fácil-fácil, antes dei uma lida em todas as bibliotecas necessárias nos sites que você indicou. :) Claro que também usei a sua dica das bibliotecas, mas acabei instalando mais coisas, mas não todas as que ele pedia para codificar todos os formatos suportados por ele.

Olha, testo muito esses programas que Ripam CDs e os gravadores de CDs de Audio. Tanto no Windows como no Linux. Também faço testes com as Mídias dos CDs (elas dão muita diferença na qualidade da gravação - quero dizer no som - do CD de Audio). Como tenho um som modular dá pra sentir muita diferença na hora de ouvir o resultado final.

No Windows o Juke Box sempre deu o melhor resultado final. No Linux (até conhecer este Gnormalize) era o Grip com o Gnome Baker (isso quando ele funciona), K3b deixa o som muito "abafado". Para os CDs, só dá Philips. Não sou audiófilo, mas vivo nas casas dos caras que são. É que adoro música, por isso procuro sempre usar os melhores programas para ripar e gravar CDs que eu posso.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2005, 22:30 »
Ceti testei os Normalize/Gnormalize. Muito bom mesmo. Principalmente para Ripar CDs antigos com volume muito baixo. Mas em nem todos isso fica legal. Alguns ficam muito altos. Nesse caso melhor usar o Sound Juicer com a mudança que postei no começo.

Obrigado pela atenção.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #10 Online: 10 de MAR?O de 2006, 10:42 »
Galactus, estou usando o Soundjuicer para ripar minha coleção de CDs, no caso para MP3, mas tenho duas dúvidas, a primeira é se o formato ogg é tão bom quanto o mp3 como falam, e outro, no Soundjuicer tem a opção de ripar como Voz wav sem perdas, isto seria para ripar no mesmo formato dos CDs de áudio?Pergunto isso, porque possuo alguns álbums muito dificeis de encontrar e pretendo ripar no mesmo formato do Cd para não perder em qualidade, assim, caso tenha algum problema com os mesmos tenho uma cópia de emergencia.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #11 Online: 10 de MAR?O de 2006, 18:37 »
Citação de: "Agent Orange"
Galactus, estou usando o Soundjuicer para ripar minha coleção de CDs, no caso para MP3, mas tenho duas dúvidas, a primeira é se o formato ogg é tão bom quanto o mp3 como falam, e outro, no Soundjuicer tem a opção de ripar como Voz wav sem perdas, isto seria para ripar no mesmo formato dos CDs de áudio?Pergunto isso, porque possuo alguns álbums muito dificeis de encontrar e pretendo ripar no mesmo formato do Cd para não perder em qualidade, assim, caso tenha algum problema com os mesmos tenho uma cópia de emergencia.


Caro Agent Orange, o formato OGG Vorbis é melhor que o MP3. A diferença é nítida se você ouví-los em bons equipamentos e boas caixas de Som. Mas o MP3 se tornou o "padrão" do mercado, fazer o que né.
O WAV é mais um formato da Microsoft, não é o formato dos CDs, mas fica 3 vezes maior que um arquivo MP3. Possui melhor qualidade que o MP3 também.

Para qualidade idêntica a dos CDs use o FLAC. Mas eu não tenho um servidor de arquivos para poder armazenar arquivos tão grandes. Para cada CD 700MB!!!!
Prefiro ficar com  o OGG Vorbis, tamanho equivalente ao MP3 mas com melhor qualidade. Mas se tivesse um servidor de arquivos. :) Ficaria com o FLAC.

Espero ter ajudado.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #12 Online: 10 de MAR?O de 2006, 18:42 »
Valeu! :).

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Sound Juicer, como melhorar a extração? RESOLVIDO!!!
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2007, 22:55 »
Istalei o grip e configurei seguindo este totorial http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4676&pagina=1, ele realmente é muito bom.

[ ]s,

Franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar