Autor Tópico: Dúvida em relação a ocupação do espaço em disco  (Lida 3168 vezes)

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Dúvida em relação a ocupação do espaço em disco
« Online: 22 de Maio de 2016, 10:47 »
Olá, ontem formatei o pc, devido a alguns problemas.

Surgiu-me uma dúvida, fui dar uma olhada e não me recordo que o Ubuntu ocupada tanto espaço, formatei, selecionando uma das opção, não me recordo exatamente qual, apagar o Ubuntu e a apagar todos os sistemas operacionais, portanto achei estranho, o tamanho utilizado (parte cinza).

Gostaria de saber se isso é normal, já que anteriormente, antes de formatar parecia bem menor o espaço utilizado. Versão do Ubuntu 15.10. Digo isso pois o espaço em cinza era quase igual ao que era utilizado pelos arquivos anteriormente a formatação.

Imagem:  http://prnt.sc/b71g5p

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dúvida em relação a ocupação do espaço em disco
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2016, 20:12 »
Numa instalação teste feita aqui ontem num notebook, onde não há praticamente nada mais instalado (só o pequenino Alarm Clock, tamanho quase nada), portanto, o tamanho original que vem de fabrica mais a atualização até o momento, usando essa forma visual que você aí utilizou apresenta os seguintes dados:

223.085 itens, totalizando 4,4 GB
na identificação azul: 4,9 GB

Claro que isso depende do que  mais de programas adicionais se tenha instalado, após a instalação do sistema operacional propriamente dito.

De toda forma, sendo mais objetivo, também pode comparar usando o df - report file system disk space usage, com o parâmetro -h, que significa --human-readable, isto é, um output (=saída) com jeito que um ser humano normal possa ler e razoavelmente entender:


:~$ df -h
Sist. Arq.      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
udev            1,5G     0  1,5G   0% /dev
tmpfs           300M  5,1M  295M   2% /run
/dev/sda7        22G  4,6G   16G  23% /
tmpfs           1,5G  172K  1,5G   1% /dev/shm
tmpfs           5,0M  4,0K  5,0M   1% /run/lock
tmpfs           1,5G     0  1,5G   0% /sys/fs/cgroup
tmpfs           300M   48K  300M   1% /run/user/1000
:~$

Nessa saída acima interessa especialmente onde marquei em negrito

Mas também podemos fazer uma comparação de uma outra forma.
Numa janela de terminal vá ate o raiz (raiz é a barra pra direita /)

cd /

esse comando acima (cd = change directory) deverá posicioná-lo exatamente no raiz do sistema

confirme sua localização, isto é, onde (a posição) que está na árvore do sistema de arquivos, digitando no terminal:

pwd

deve aparecer:

/

assim, confirmado que está no raiz, execute:

sudo find ./ | wc -l

aqui, nessa instalação "crua" (sem instalar mais nada) que mencionei, obtenho 378622

Compare com o que obtém aí no seu sistema.


Outro assunto:

Observo aqui pelo Fórum que você está indo muito bem no seu aprendizado do Linux. Mais ou menos um mês atrás lhe fiz uma indicação de alguma literatura que poderia auxiliar nessa aquisição de conhecimento. mas não mencionei uma muito boa, fácil acesso e fácil entendimento.

Assim, corringindo aquela omissão, especialmente faça o download e leia esse excelente livro, de autoria do Tales A. Mendonça, que gentilmente o disponibiliza gratuitamente na internet, creio que pode lhe ser bastante útil:

Manual de Sobrevivência – Dicas e Comandos do Mundo Linux

https://talesam.org/livros/livro-manual-de-sobrevivencia/
« Última modificação: 23 de Maio de 2016, 03:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Dúvida em relação a ocupação do espaço em disco
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2016, 12:44 »
Olá, o número no meu sistema foi 319116.

Em relação ao Manual de Sobrevivência – Dicas e Comandos do Mundo Linux fui tentar baixá-lo e não consegui, apareceu a mensagem  "Servidor não encontrado", porém eu já possuo esse manual, estava estudando a um tempo, ele é a 1a Edição - 02/2006, não sei se não foram lançados outros, mais atualizados.

Caso haja alguma fonte de conhecimento de boa qualidade, ficaria grato se me indicasse para complementar meus estudos.