<Resolvido> Como Instalar o Ubuntu num Notebook com UEFI

Iniciado por magnosantoss, 21 de Maio de 2016, 15:06

tópico anterior - próximo tópico

magnosantoss

Olá amigos,
Tenho um notebook Dell Inspiron que opera com Windows 10 e UEFI, gostaria de instalar o Ubuntu no modo UEFI, isso é possível? Como devo proceder? Não quero instalar em dual boot nem nada disso; quero neste note apenas o Ubuntu.

druidaobelix

CitarNão quero instalar em dual boot nem nada disso; quero neste note apenas o Ubuntu.

Estou supondo que não haja arquivos pessoais nesse hd que devam ser preservados, tais como fotos, vídeos, documentos autorais, enfim, tudo aquilo que não pode ser obtido por outros meios, então, é imprescindível que seus dados pessoais esteajam protegidos por um backup externo seguro e confiável.

Isso posto, se é para fazer isso mesmo, excluir totalmente o Windows e tudo o que há no hd, então é a parte fácil, suba o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom), chame o GParted e através dele é zerar o disco, eliminando todas as partições, vai ficar um disco vazio, sem nada, sem nenhum particionamento. Reinicie o sistema.

Suba de novo pelo live-iso e faça a instalação, isso vai no automático, para ocupar o disco todo (que obviamente estará vazio, como se fosse um hd novo ) notando que se fizer o particionamento manual escolha a opção gpt.

O Ubuntu é totalmente integrado e compatível com UEFI, nenhuma dificuldade, eventuais problemas existem quando se quer dual boot em razão de particularidades de implementação do firmware de cada fabricante, mas mesmo assim em geral não há maiores dificuldades.

Claro que seria possível também usar UEFI e particionar o disco da forma tradicional, mas não há vantagem alguma nisso, opte mesmo por gpt (Tabela de Partição Guid) que apresenta vantagens tais como:

Suporte para discos acima dos 2 também
    Suporte para 128 partições primárias
    Melhor estrutura/organização ao nível das partições
    Mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas
    Aumento da probabilidade de recuperação de dados na existência de sectores do disco danificados

Se essa decisão é definitiva, nenhum problema, porém se houver a possibilidade de querer instalar posteriormente o Windows, então é melhor deixar ele lá desde já, pois é mais fácil instalar o Ubuntu após o Windows e não o contrário. Nesse caso, nessa hipótese, na instalação dirija o bootloader (o grub) para a partição efi já existente e criada anteriormente pelo Windows.

Se for usar algum tutorial, procure publicações mais recentes, de 2015 para cá, esqueça Legacy e Mbr, tem que funcionar integralmente no UEFI, salvo raras exceções, específicas de determinados equipamentos.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

paulobenedito

magnosantoss

Boa noite meu amigo,

Depois de uma verdadeira aula, falar o que??!! Perfeito. Se errar depois disso, só se quiser errar... Perfeito mesmo!!! Muito obrigado tá?! Minha intenção é ficar mesmo com o Ubuntu, pois minhas máquinas são todas Ubuntu na empresa, inclusive nosso servidor, que roda Ubuntu Server já há mais de 8 anos sem nenhum problema.
Muito obrigado novamente.
Um forte abraço.