Autor Tópico: Problemas com pendrive  (Lida 24738 vezes)

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Problemas com pendrive
« Online: 13 de Abril de 2016, 14:22 »
Olá, boa tarde!
Estou com problemas no Ubuntu com relação a pendrives:
Ele pede a senha do sistema quando quero ejetar em modo de segurança. Diz que outro usuário montou ele (?).
Um dos meus pendrives mostra os arquivos dele como se estivessem todos corrompidos, mas quando logo no Windows ( tenho dual boot ), tá tudo normal. Inclusive quando abro em outros computadores, com outro Linux, abre normalmente. Eu até cheguei a formatá-lo no Windows ( ntfs ), mas continua o mesmo problema, mostra tudo corrompido nesse pendrive, e nos outros, pede senha para tirar em modo de segurança.
Meu Ubuntu é o 14.04 LTS, com ambiente gráfico Cinnamon e navegador de janelas Nemo. Tenho ele instalado a mais de um ano, nunca apresentou esse problema, nem com o referido pendrive, que tem 4 gigabytes.
 Alguém tem alguma idéia do que pode estar ocorrendo? No aguardo. Obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2016, 04:07 »
Como foi instalado esse Cinnamon, especificamente qual ppa?

Qual é a versão do Cinnamon instalada?

Qual a versão do Nemo?
« Última modificação: 14 de Abril de 2016, 04:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2016, 19:17 »
A versão do Cinnamon que eu tenho instalado é 2.6.11; e o do Nemo é o 2.6.7.
Instalei via PPAs, e não me lembro de qual fonte, já faz mais de um ano, eu peguei o código em um site e colei no terminal. Inclusive na ocasião eu desinstalei o Unity e se não me engano também o Nautillus.  Mas nunca deu problema no sistema antes, ( fato inédito para mim ficar mais de um ano sem problema no Linux ),  não pode ser isso!
Talvez exista uma maneira de descobrir a fonte de onde eu baixei o PPA, um comando talvez...

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2016, 19:28 »
Bom, eu coloquei no terminal a sintaxe:  grep -RoPish "ppa.launchpad.net/[^/]+/[^/ ]+" /etc/apt | sort -u | sed -r 's/\.[^/]+\//:/'

E me listou abaixo os resultados:

ppa:kirillshkrogalev/ffmpeg-next
ppa:noobslab/apps
ppa:tsvetko.tsvetkov/cinnamon
ppa:ubuntu-wine/ppa
ppa:webupd8team/java

Não apareceu o Nemo, mas eu tenho esse, talvez não foi instalado por meio de PPAs. Mas não lembro.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2016, 15:19 »
Pois então, /pguarnieri/, apesar do bonito código "ninja bash"   :D para localizar as ppa's, e que aparentemente funcionou, pois acabou listando o que há ai de ppa e mais especificamente o cinnamon, a forma gráfica fácil de identificar ppa habilitada no sistema é indo em Configuração do Sistema/Programas e Atualizações, acione a aba "Outros Programas".  O que existir de ppa estará listada lá,e ainda lá mesmo podendo ser habilitada ou desabilitada simplesmente clicando na caixa respectiva.

Um outro meio também muito fácil, agora pelo terminal, é simplesmente mandar listar o que há no diretório /etc/apt/sources.list.d pois é nesse diretório que, em geral, ficam as entradas dos endereços das ppa's. Assim, basta fazer:

ls /etc/apt/sources.list.d/

Apenas lembrando que tão somente desabilitar uma ppa não equivale a eliminar os arquivos por ela baixados, para o que é necessário um outro procedimento próprio de desinstalação, assim, a eventual desabilitação da ppa apenas interrompe o acesso de atualização da ppa.

Isso posto, o que se vê é que o sistema está usando a ppa cinnamon do Tsvetkov.
Segundo ele diz no overview, ele já implementou a versão 2.8 que é a versão atual.

"This PPA contains the latest GTK compatible stable build of the Cinnamon desktop environment for:
* Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr): Cinnamon 2.8"

Não tenho maiores informações sobre a ppa do Tsvetkov, não tenho instalada e não sei da qualidade do funcionamento.

https://launchpad.net/~tsvetko.tsvetkov/+archive/ubuntu/cinnamon

Mas de fato não há como saber de plano se o problema pode ou não estar relacionada à ppa, embora ppa's sejam notoriamente causadoras de dificuldades.

Até instalei aqui para testar um cinnamon stable para poder melhor avaliar a questão, porém fiz com uma outra ppa, a do Embrosyn, que já trabalha com o cinnemom da versão 2.8  e traz o Nemo versão 2.8.7, mas fiz sobre uma base do Ubuntu-Unity 14.04 em VM (o que é uma ruim simulação) e sobre um 15.10 real físico (constatei alguns outros pequenos problemas), então não me foi possível reproduzir o problema, em ambas instalações estão funcionando sem problemas a questão de pendrives.

Só para registro, a ppa cinnamon do Embrosyn fica aqui:

https://launchpad.net/~embrosyn/+archive/ubuntu/cinnamon

De toda forma, antes de tentar atualizar a ppa talvez seja possível começar com coisas mais simples, tal como o usbmount ou ainda explorar outra abordagem tal como configurar o udisks2, que é o serviço responsável pelos dispositivos de armazenamento.
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 17:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2016, 15:25 »
Como disse, não sei a resposta ao problema, eventualmente apareça alguém aqui do Fórum que usa e com maior experiência específica em Cinnamom e que possa ajudar, então, o que podemos fazer é tentar segmentar o problema para ver se eventualmente se encontra alguma solução.

Salvo engano, parece que existem dois problemas talvez distintos a partir do descritivo que você faz:

I) Para todo e qualquer pendrive plugado quando se vai fazer a desmontagem segura há o pedido de senha para ejetar;

II) Um específico pendrive mostra os arquivos como se estivessem corrompidos.

Ainda pelo seu descritivo, durante mais de ano esse problema não ocorria e passou a ocorrer mais recentemente, o que leva a pensar que alguma atualização (ou instalação de algum específico pacote) possa ter alterado o que até então vinha de forma normal.

Vamos abordar de início exclusivamente a questão descrita em I acima, deixando para tratar de II posteriormente.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2016, 15:31 »
Importante: toda eventual mensagem de erro obtida deve ser trazido aqui ao Fórum para análise exatamente como manifestada pelo sistema.

1) Desmontagem e Eject por Linha de Comando

Parece interessante saber se a demonstagem e o eject funcionam por linha de comando, até porque eventualmente se pode obter alguém mensagem de erro que possa auxiliar na análise e indicar alguma solução. Quando tenta demonstar por linha de comando funciona ou não?

abra um terminal (Ctrl Alt T simultaneos)

plugue um pendrive no computador

determine qual dispositivo foi assinalado fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele no final do comando acima)

geralmente terá sido /dev/sdc1, mas confirme pelo fdisk acima

confirmado o dispositivo montado, execute:

Código: [Selecionar]
sudo eject /dev/sdc1
(obviamente, se o caso, onde está sdc1 acima substitua pelo caso concreto)

Que acontece, funciona? Ocorre o eject? Alguma mensagem de erro?


2) Utilitário Disks

No Ubuntu se tem o utilitário Disks (Discos, gnome-disk-utility). Suponho que ele seja mantido, mesmo com o Cinnamon (na instalação que fiz aqui manteve, porém não exclui o Unity, ficaram as duas opções na tela de login do sistema, na verdade 4, Cinnamon, Gnome Flashback (Compiz), Gnome Flashback (Metacity) e Ubuntu (padrão=Unity). Caso tenha, o que acontece quando se utiliza a função "Ejetar" do mencionado utilitário?

Na versão 14.04 do Ubuntu o botão de eject está do lado direito superior da janela do próprio Disks. Execute e traga o resultado, especialmente alguma mensagem de erro, se existir.

« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 16:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2016, 15:41 »
Inicialmente reinstale o pacote usbmount e vamos ver o que acontece.


Código: [Selecionar]
sudo apt-get install --reinstall usbmount
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2016, 17:39 »
Se ainda não resolveu:

1)informe aqui o resultado de:

Código: [Selecionar]
id user
user você substitui pelo nome concreto do seu usário.

Vamos comparar com a instalação que tenho aqui do cinnamon

Aqui, na 14.04 com o cinnamon ppa Embrosyn obtenho:

uid=1000(user) gid=1000(user) grupos=1000(user),4(adm),24(cdrom),27(sudo),30(dip),46(plugdev),113(lpadmin),128(sambashare)


2) confirme se seu usuário está no grupo plugdev

De forma gráfica é possível ver indo em:

Administração/Usuário e grupos

O usuário para a conta Administrador deve aparecer com os grupos padrão que são: adm, cdrom, dip, lpadmin, plugdev, sambashare, sudo

Caso não aparece o plugdev, nessa mesma tela click sobre onde estão os grupos padrão, abre-se um quadro onde pode ser marcado ou desmarcado os grupos para os quais o usuário está habilitado.

Por linha de comando no terminal usuários podem ser adicionados ou removidos para/dos grupos, fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo adduser username plugdev

sudo deluser username plugdev

username acima é o nome real de usuário existente no sistema.

Também talvez compense fazer uma comparação do conteúdo do arquivo sudoers para verificar se não há alteração relevante.

Traga o resultado de:

Código: [Selecionar]
sudo cat /etc/sudoers
Alerta!!!: Se existir informação sensível, faça a edição antes de colar o resultado aqui no Fórum

Caso nada disso funcione, uma opção que pode ser interessante é criar um novo usuário e então verificar se o problema permanece ou não para o novo usuário criado. É uma forma de afunilar a análise, depois o novo usuário criado pode facilmente ser removido.

A forma padrão simples para criar e remover usuário é:

Código: [Selecionar]
adduser nome_do_usuario

deluser nome_do_usuario

« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 19:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2016, 18:19 »
Faltou dizer lá no post #6, item  2: quando estiver usando o Disks (gnome-disk-utility), tendo plugado um pendrive, tornando ativo o pendrive, logo abaixo de onde aparece a faixa azul indicativa do volume, há 3 botões. O mais à direita parece uma engrenagem, click nele.

Em seguida click em "Editar opções de montagem"

Observe se não está assinalado "Exigir autorização adicional para montar"

A edição, isto é, o chaveamento se faz arrastando o botão em "Opções automáticas de montagem" de ON para OFF, se for o caso.

Se estiver assinalado como exigindo autorização adicional estará aparecendo x-udisks-auth

Normalmente não deveria estar, o padrão é:

nosuid,nodev,nofail,noauto,x-gvfs-show

« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 19:36 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2016, 18:25 »
Outro Gerenciador de Arquivos - Nautilis e Thunar

Até onde sei, salvo engano, o Nemo é um fork do Nautilus usado no Linux Mint.

Uma abordagem inicial pode ser experimentar outros gerenciadores de arquivos (file manager).
Você disse que possui instalado o Nemo, então talvez seja o caso de instalar o Nautilus e talvez também o Thunar.

Na verdade nao sei se é mesmo possível instalar Nautilus (e/ou Thunar), então é apenas uma sugestão de abordagem. Se for possível parece interessante, pois permitiria verificar se não se trata de um problema relacionado a um file manager específico.

Para instalar o Nautilus:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nautilus
Para instalar o Thunar:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install thunar
Parece-me que seria o caso de fazer inicialmente a instalação do Nautilus e ver se funciona. Caso não funcione, desinstale e só depois instalar o Thunar e avaliar a situação, parece mais metódico agir dessa forma.

Aqui, como não desinstalei o ambiente padrão Unity, o Nautilus está funcionando normalmente junto com o Nemo, ambos dentro do Cinnamon, naquela ppa que disse antes.

Note que essas instalações de gerenciadores de arquivo podem "quebrar" o sistema, vez que eventualmente não estão previstas na ppa aí instalada e que é a do Tsvetkov , ou seja, sempre há o risco. O que posso dizer é que aqui está funcionando para a ppa específica, que é a do Embrosyn.

« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 19:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2016, 19:16 »
Regra do udisks

O erro que está dando aí é do tipo:

" Unmount a device mounted by another user "

O udisks2 é o pacote de gerenciamento do serviço de acesso e manipulação dos dispositivos de armazenamento do Linux Debian, base do Ubuntu.

No Ubuntu, as regras de montagem/desmontagem são registradas no arquivo org.freedesktop.udisks2.policy.

Uma abordagem possível a se testar é alterar tais regras e ver se funciona.

Vamos lá, abra uma janela de terminal (como sempre, Ctrl Alt T simultâneos ou use o ícone correspondente)

Inicialmente, como boa prática, vamos fazer uma simples cópia de segurança do arquivo que pretendemos alterar:


Navegue para dentro do diretório(=pasta):


Código: [Selecionar]
cd /usr/share/polkit-1/actions/
agora copie o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo cp org.freedesktop.udisks2.policy org.freedesktop.udisks2.policy-bkup
se quiser confirmar a cópia, ainda dentro do diretório, é só fazer:

Código: [Selecionar]
ls org.freedesktop.udisks2.policy*
deverá aparecer dois arquivos, o original e aquele que se denominou bkup

Caso venha a existir alguma problema com as alterações é só voltar o arquivo original copiado.

Isso posto,execute o comando:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/share/polkit-1/actions/org.freedesktop.udisks2.policy
No comando acima usei o 'gedit' porque é o editor de textos do Ubuntu. No seu caso, se gedit não estiver disponível, use o editor de textos próprio do Cinnamom, que não sei qual seja, mas enfim, onde está 'gedit' substitua pelo que há aí.

No conteúdo do arquivo texto que se abre, localize (está bem lá pro fim):

Código: [Selecionar]

<action id="org.freedesktop.udisks2.filesystem-unmount-others">

<defaults>
      <allow_any>auth_admin</allow_any>
      <allow_inactive>auth_admin</allow_inactive>
      <allow_active>auth_admin_keep</allow_active>
    </defaults>
 </action>

Modifique substituindo por:

<action id="org.freedesktop.udisks.filesystem-unmount-others">
<defaults>
      <allow_any>yes</allow_any>
      <allow_inactive>yes</allow_inactive>
      <allow_active>auth_admin</allow_active>
</defaults>
</action>


Salvar e sair


Essa abordagem nesse tópico aqui resolveu (veja no post de Sun Jul 28, 2013 3:57 pm o usuário /fbcyborg/ dizendo "The change did work!!!").


Unable to umount device unless I insert the root password

https://forum.kde.org/viewtopic.php?f=22&t=112092

Observo, entretanto, em vista rápida, que o ambiente daquele caso pareceu-me ser o KDE.
Não tive tempo suficiente para estudar mais a fundo a página em questão e ainda se há outros detalhes a serem considerados.

Note, porém, que nesse mesmo post final ele faz uma indicação de um Wiki, parece-me que seja do Gentoo Linux, a partir do qual chegou à conclusão de que:

"Now, according to this Wiki, I should find the right rule to be added in the /etc/polkit-1/rules.d/50-default.rules file in order to override the default setting in the file I've changed for testing."

O link indicado do wiki do gentoo é esse:

https://wiki.gentoo.org/wiki/Polkit

Ou seja, está dizendo que uma modificação deve ser feita em etc/polkit-1/rules.d/50-default.rules, então precisa ver se há o equivalente no Cinnamon/Ubuntu e que modificação é essa, apenas não tive tempo de ler a página do tal wiki tampouco o post em detalhes, mas enfim, o material é interessante porque afinal de contas chegou numa solução para um idêntico problema, ainda que eventualmente num diferente ambiente.
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 20:14 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2016, 20:30 »
Só agora vejo que a coisa é antiga e parece se tratar de uma regressão porque idêntico problema já era reportado ao tempo do Ubuntu Karmic Koala (versão 9.10), em 2009, referido no bugs.launchpad Bug #41796, afetando o pacote devicekit-disks


Authentication always required to unmount media

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/devicekit-disks/+bug/417964

Como o útlimo status era "fix released" quer dizer que havia sido corrigido e se agora voltou então é uma regressão.

Precisa ver melhor isso, deve ter bastante material sobre a questão por aí.
« Última modificação: 15 de Abril de 2016, 20:32 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2016, 21:41 »
Opa! Boa noite!
Eu usei o comando eject ( sudo eject /dev/sdg ) e ejetou sem pedir senha, mas não apresentou nenhuma mensagem de erro. Ejetou simplesmente.
Mas depois disso, eis que ele não monta mais nenhuma unidade plugada em nenhuma entrada usb, embora liste em locais, nas janelas abertas, quando eu clico abre uma mensagem da não foi possível mentar a unidade.

Error mounting system-managed device /dev/sdg1: Command-line `mount "/media/sdg0"' exited with non-zero exit status 1: [mntent]: line 16 in /etc/fstab is bad
mount: can't find /media/sdg0 in /etc/fstab or /etc/mtab




Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2016, 21:47 »
Agora não está mais pedindo senha, ele ejeta na opção do botão direito do mouse ( em locais da janela ), no aplicativo Discos também ejeta, só não está montando o dispositivo. Ele lista no terminal a unidade também.
Mas nenhum dispositivo está montando ao plugar na entrada usb!