Ubuntu 14.04.4 LTS trava ao usar o Firefox

Iniciado por rjhunior, 03 de Abril de 2016, 09:52

tópico anterior - próximo tópico

rjhunior

Estou com um problema, instalei o ubuntu 14.04.4 lts ontem no meu notebook (dual boot com o windows 10), mas as vezes quando estou usando o firefox o sistema todo fica travado, e simplesmente não aceita nenhum comando, ai tenho q desligar o notebook manualmente e religar para voltar a funcionar. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Detalhes:
Notebook Asus X451M
Processador Intel Quad-core
Memória Ram de 4gb

Anderson_Coelho

Quando acontecer do notebook travar e precisar desligar/reiniciar, faça o seginte: pressione as teclas ALT CTRL F1, deverá abrir o tty (uma tela preta), faça login com seu nome de usuário e senha e depois rode um sudo reboot ou sudo shutdown -h now (para reiniciar e desligar, respectivamente). Outra opção é manter pressionadas as teclas ALT Gr + CTRL + SysRq (Print Screen) e apertar uma a uma R E I S U B. Isso fará o notebook reiniciar. É melhor do que forçar o desligamento.

Sobre o problema, tente limpar o cache e os arquivos de configuração. O cache está na sua pasta /home/usuario/.cache/mozilla e as configurações /home/usuario/.mozilla, aperte Ctrl + H que você verá essas pastas. Aí apague-as. Mas aviso que isso vai zerar o Firefox, favoritos, senhas salvas, tudo!.

Se não resolver, baixe o firefox do site da mozilla:

https://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/#pt-BR

Aí extraia o arquivo baixado, abra a pasta e dê dois cliques no arquivo firefox. Vá usando e veja se o erro acontece de novo.

Creio que são testes válidos para avaliar o Firefox, mas tem certeza que o problema não pode ser outro? Qual placa de vídeo tem aí? Poste a saída do comando aqui no fórum:

Citarlspci -nnk

zekkerj

Se na hora em que o sistema trava, o mouse travar também, não adianta tentar dar CTRL-ALT-F1, pq o sistema está completamente morto. Tem que desligar ou forçar o reset.

Esse tipo de travamento é típico de placa de vídeo, você pode verificar isso desativando os efeitos 3D da sua máquina.

Daí vc pergunta, que efeitos o Firefox poderia estar usando pra causar o travamento? Nenhum. Mas ele instala o Flash Player, que usa aceleração de vídeo. Páginas como GMail usam intensivamente o Flash, mesmo sem aparecer.

Outra coisa a ser pesquisada é se sua memória está legal. Um bloco de memória defeituoso poderia dar esse mesmo efeito de travamento. Você pode verificar a integridade da memória com a mídia de instalação do Ubuntu (ou qualquer outro Linux), selecionando o "MemTest" na tela de boot.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lcom23

Essa questão do Firefox também está acontecendo na minha máquina com o Ubuntu Mate 15.10, sempre quando abre o Firefox depois de uns minutos ele trava e a tela fica distorcida, eu ainda consigo usar o teclado e volto pra tela de Login.
Não consegui resolver esse problema, por enquanto instalei o Vivaldi e com ele ainda não travou.
Vou tentar a dica de desativar os efeitos 3D do amigo zekkerj indicou para tentar sanar o problema.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Darkling1991

Experimente ir em Preferências->Avançadas e desligue o que diz "Se disponível, utilizar aceleração de hardware"