Firewall

Iniciado por High-Dude, 19 de Outubro de 2006, 13:18

tópico anterior - próximo tópico

High-Dude

Galera gostaria da saber duas coisas!!!!  :)

1º Sobre iptables:

- Ele ja vem instalado correto!?
- Como posso configurar?
- Tem um tutorial sobre o software?

Obrigadoooo pela ajuda!  ;D
u-BUN-tu / f0rEvEr

Locomotion

IP tables não é um software ;)
O que você pode baixar é uma interface gráfica para ele, a qual eu esqueci o nome :(

Os usuários mais experientes vão te responder direito

EDIT:
Ah sim, o nome eh FireStarter
Baixa ele pelo Adicionar e Remover programas...
O uso é bem fácil ;d
Só baixar, adicionar as portas que vc quer liberar, os programas, etc

Quando você baixar voce vai ver como eh simples

High-Dude

Hmmm ja tenho instaldo o Firestarter  :)

Só que poxa iptables é uma ferramenta para firewall muito usados em pequenas e médias empresas, e também digammos bem melhor que o firestarter que é mais usado para desktop =D

Tipo gosto muito de Firestarter mais gostaria de aprender mais sobre iptables que sempre é usado como solução perfeita de Firewall no ramo corporativo.

Abraço, mais a dica foi muito boa!  ;)
u-BUN-tu / f0rEvEr

arlei

Amigo seguinte,

o Firestarter não é o firewall, e sim um programa gráfico sob licença GPL usado para gerenciar as regras do iptables, que ae sim é o firewall incluído nos kernels Linux desde versão 2.4 (senão me engano).
Ele é usado para usuários que não tem muita familiaridade com o iptables, e portanto não tem o conhecimento necessário para editar manualmente as regras do firewall.
Portanto, vc através dessa interface gráfica, tipo habilita/desabilita opções visuais e ao confirmar o Firestarter gera as regras do iptables, que podem depois serem consultadas a nivel de buscar um maior entendimento e aprendizado.

T+
Arlei