HD externo e criptografia de segurança...

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 04 de Março de 2016, 16:01

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Boa tarde. Bem, estou avaliando para logo mais a compra de um HD externo (ou mesmo de um pendrive de boa capacidade) porém, o que eu gostaria de saber é o seguinte:

1. É possível eu inserir algum tipo de criptografia de modo que qualquer um que porventura venha a pegar meu HD/Pendrive não consiga "abrir/ler/apagar/copiar" a informação nele contida? se sim, como é possível?

2. Preciso de um dispositivo móvel de armazenamento de dados, onde irei transitar entre Windows e Ubuntu constantemente, logo, a ideia de criptografia servirá para ambos?

Valeu...

Tota

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 04 de Março de 2016, 16:01
1. É possível eu inserir algum tipo de criptografia de modo que qualquer um que porventura venha a pegar meu HD/Pendrive não consiga "abrir/ler/apagar/copiar" a informação nele contida? se sim, como é possível?

Utilizando um dos vários pacotes de criptografia disponíveis para o LINUX
2. Preciso de um dispositivo móvel de armazenamento de dados, onde irei transitar entre Windows e Ubuntu constantemente, logo, a ideia de criptografia servirá para ambos?

Provavelmente não.  Salvo se comprar/baixar um pacote de criptografia que rode nos dois sistemas.

Alternativa:

Instalar o linux dentro deste HD, com a pasta dos arquivos encriptada.

Assim você leva em qualquer máquina, dá boot pelo HD externo, insere a senha de criptografia e faz cópia dos arquivos desejados para a máquina hospedeira.

Anderson_Coelho

Procure pelo Veracrypt, acredito que vai te atender. Cabe lembrar que o Veracrypt vai precisar estar instalado nas máquinas onde for abrir o HD encriptado.