Autor Tópico: ubuntu 14.04-64bits vs.32bits  (Lida 2415 vezes)

Offline fsantana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
ubuntu 14.04-64bits vs.32bits
« Online: 01 de Fevereiro de 2016, 14:14 »
Boas.

----------Possuo um PC (Processador Intel® Core™2 CPU 6600 @ 2.40GHz × 2, Memória 3.5Gb, Gráfica GeForce 210/PCIe/SSE2 e um disco de 249.2Gb com board Asus P5QL-E).----------
- Quais as condições mínimas em termos de hardware para suporte à instalação da versão de 64bits e em que haja a certeza de utilização do actual hardware (inclusive com a disponibilização de eventuais drivers por parte da HP para impressora AIO HP OfficeJet 4630, que está a funcionar através de HPLIP), e/ou também para placa de som da ASUS Xonar DS e placa gráfica da NVIDIA.
- Presentemente apesar da board ter arquitectura de 64 bits, tenho o dualboot do windows7 com ubuntu 14.04 ambos em 32 bits.
- É garantido que o sistema em 64bits em termos de processamento é de longe superior ao sistema de 32bits?
---------- Surgiu-me a oportunidade de retomar uma board (Asus P5N32-E SLI Plus, Memória 2*2Gb).----------
- Se eventualmente surgisse quaisquer incompatibilidades com a 2a.board, poderia fazer as mesmas alterações a nível de software, mantendo a 1a. board, mas aqui com um pequeno upgrade de memória RAM (DIMM2-333Mhz), tipo de 3.5Gb para 4Gb ou eventualmente para 8Gb.
- Com a troca da 2a. board iria aproveitar para manter o windows7 versão de 32 bits (até porque já pouco o utilizo) e instalar o ubuntu 14.04 versão de 64 bits, tendo noção que para haver total compatibilidade teria que formatar préviamente as repectivas partições (windows e ubuntu).
- No windows é uma única partição, e no ubuntu as clássicas partições (/,/home e swap com sistema de ficheiros ext4).
Para obviar a qualquer problema gostaria de saber por intermédio do comentário de alguém experiente nestas situações com a principal finalidade de acautelar qualquer contratempo, com que eu eventualmente me possa deparar por não ter acautelado qualquer situação mais importante.
Fico a aguardar qualquer indicação no sentido de uma orientação, antes de avançar com uma nova instalação do ubuntu com a consequente formatação das 3 partições existentes ('/', '/home' e 'swap').
Na expectativa, ficarei a aguardar o vosso veredicto fruto da vossa experiência que será com certeza superior à minha.
Até lá.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 15:56 por fsantana »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:ubuntu 14.04-64bits vs.32bits
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 02:51 »
É muita coisa para responder, mas vou tentar responder de forma um pouco genérica!

A certeza de sucesso na instalação de qualquer versão do Ubuntu  você só terá quando instalar fisicamente a versão pretendida. Você pode testar com as versões Live para confirmar possíveis problemas ou se tudo funciona a contento!

O mínimo são 4GB de RAM para usar um sistema 64bits, para mim o ideal é ter 8GB.  Claro que você poderá usar o sistema 64bits com 3.5GB de RAM. Mas como um sistema 64bits consome muito mais RAM que um 32bits, 20 a 60% mais de RAM dependendo do que você vai fazer uso no seu sistema, você perderia desempenho se for do tipo de usuário multi-tarefas, principalmente com muitas abas abertas do seu Navegador!

A principal vantagem do sistema 64bits está em usar aplicações de Áudio,  Vídeo, CAD e Jogos.  Se o principal uso do seu sistema vai ser Navegação na Internet, digitar textos e ouvir músicas em mp3 dentro do seu PC, você não verá grandes vantagens em usar um sistema 64bits com seus 3,5GB de RAM. Melhor ficar nos 32bits e economizar na compra das memórias.

Agora se quiser ver mesmo diferença, você terá que fazer uso de muitas coisas ao mesmo tempo em um sistema 64bits com muita RAM. É normal meus dois sistemas principais, meu PC e meu Notebook, ambos com 8GB de RAM e rodando sistemas 64bits, consumirem entre 3.8 e 7GB de RAM.  Mas eu sou um tipo de usuário que escapa do padrão.  Faço uso de vários programas ao mesmo tempo e tenho muitas abas abertas no Navegador, entre outras coisas.

Trocar de placa mãe e saber se vai dar problema, só testando mesmo. Primeiro em modo Live, se tudo correr bem assim, já são 80% bem encaminhados. 

Lembrando que podem existir problemas no kernel 64bits que não ocorrem no 32bits e vice-versa!

Você pode fazer uma pesquisa prévia em relação a problemas da respectiva placa da ASUS em questão, antes da instalação do Ubuntu. Se você descobrir algo muito ruim...

Se estiver com pouco dinheiro para investir em memórias agora, fique com um sistema 32bits e com versões do Lubuntu ou do Xubuntu.  14.04 ou 15.10 no momento. Em abril sai o 16.04 que será LTS, suporte de longa duração.

Era isso, espero ter ajudado mais que complicado!



 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline fsantana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:ubuntu 14.04-64bits vs.32bits
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 15:07 »
Amigo galactus.
Obrigado pela sua ajuda.
Fiquei ciente das suas sugestões, e irei proceder em conformidade com as mesmas.
No entanto, no ubuntu 14.04 utilizo regularmente o Firefox, Thunderbird, ouço musica e vejo videos, Libreoffice, etc.
De acordo com o seu comentário, presumo que não justifique o SO ser de 64 bits - acha que será suficiente o SO de 32bits, não tendo necessidade de pensar sequer em 64bits?
Isto porque as memorias DDR2-667mhz 2Gb ainda estão um pouco caras - caso optasse por fazer um upgrade ao PC.
Ou em alternativa ao ubuntu 14.04 poderei pensar no Linux Mint 17.3?
Abraço.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2016, 15:09 por fsantana »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:ubuntu 14.04-64bits vs.32bits
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 18:13 »
Se continuar com os 3.5GB de RAM não existe necessidade de mudar para 64bits.

Sim, o Linux Mint 17.3 é uma ótima alternativa ao Ubuntu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2