Autor Tópico: Nao logo com nenhum usuario - alterei o /etc/fstab  (Lida 2401 vezes)

Offline DaniloGesualdo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Nao logo com nenhum usuario - alterei o /etc/fstab
« Online: 21 de Dezembro de 2015, 22:10 »
Pessoal boa noite! Preciso de um help..... tentei colocar o /home em outra partição alterando o /etc/fstab e me dei mal.....não consigo mais logar com nenhum usuario do sistema. O próprio sistema criou um usuario Guest, eu logo com este usuario porém nao tenho acesso nenhum como root e não consigo subir para root, ou seja, nao consigo remover a linha que coloquei no fstab pois o arquivo para o usuário Guest é somente de Leitura.

a linha que adicionei foi:

/dev/sda5 /home ext4 nodev,nosuid 0 1

Sou iniciante e esta foi minha primeira "cagada", estou sem poder usar o sistema.

Por favor, quem puder, me de uma ajuda.

Obrigado
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 18:45 por irtigor »

Offline Rockwave

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Nao logo com nenhum usuario - alterei o /etc/fstab, pls Help!
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2015, 14:59 »
Que procedimento você fez para tentar colocar o /home na outra partição?

O que eu faria para tentar corrigir isso é bootar em modo single user (veja como http://askubuntu.com/questions/32623/how-to-boot-into-single-user-recovery-mode), montar a partição / (no link que eu te mandei mostra como fazer isso) e desfazer a alteração no fstab, feito isso reboot normal na maquina e ve se resolveu o problema.

Att

Offline Anderson_Coelho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Nao logo com nenhum usuario - alterei o /etc/fstab, pls Help!
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2015, 15:08 »
Tem um artigo que mostra como mudar os arquivos de um HD para outro e não precisar reinstalar nada. Isso é até mais complexo do que você precisa aí, mas vou deixar um link para você dar uma olhada se quiser:

http://www.ubuntudicas.com.br/2014/10/como-trocar-hd-sem-reinstalar-o-ubuntu/

Agora, sobre o seu problema, chegou a copiar os arquivos da pasta de usuário da antiga /home para a nova? Ao copiar, é preciso preservar as permissões dos arquivos. A antiga /home era outra partição separada ou estava dentro da /?

No mais, caso ainda tenha a antiga /home aí, se voltar o fstab para o que era antes (pode fazer isso através de um liveiso com a imagem do Ubuntu), você deve conseguir logar de novo.