Autor Tópico: Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local  (Lida 7919 vezes)

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Online: 17 de Dezembro de 2015, 23:39 »
Olá pessoal,
Tenho uma dúvida que acho simples de resolver, mas há alguma configuração que não estou acertando fazer.
Estou tentando conectar remotamente via VNC a uma máquina rodando Windows 8 na qual está instalado e configurado o Real VNC Server. Para isto estou utilizando em meu notebook o cliente Remmina no Ubuntu 15.10, sendo que também tentei com o cliente VNC Viewer.

Minha rede local está configurada assim:

Meu IP: 10.10.0.105
Gateway: 10.10.0.1
Roteador D-Link DIR-610

Este roteador por sua vez está conectado a outro roteador, onde está a máquina que quero acessar:

IP da máquina: 192.168.0.103
Gateway: 192.168.0.1
Roteador D-Link DIR-610

Já configurei no Gateway 192.168.0.1 o Encaminhamento de Portas para o ip da máquina destino, na porta 5900, mas não consegui acesso. Também configurei neste roteador a opção Servidor Virtual e não houve sucesso.

Interessante é que a configuração da máquina servidor está correta, uma vez que a conectei no meu roteador e consegui acessá-la sem nenhum problema. Porém quando ela está conectada ao 192.168.0.1 não consigo o acesso.

Alguém tem alguma sugestão?
Obrigado!
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2015, 11:52 por galactus »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:ACESSO REMOTO VNC ENTRE UBUNTU X WINDOWS 8 EM REDE LOCAL
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2015, 00:28 »
Parece que seu problema tem muito pouco Ubuntu para o forum...

Mas eu verificaria se o firewall do windows não está bloqueando acessos vindos de outras redes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:ACESSO REMOTO VNC ENTRE UBUNTU X WINDOWS 8 EM REDE LOCAL
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2015, 02:29 »
Caro zekkerj,
Acho que não é esse o caso, pois, se me lembro bem, durante a instalação do Real VNC no windows ele já inclui de antemão uma exceção de bloqueio no firewall do windows.

Offline sikorskithai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2015, 16:59 »
vc tem que abrir as portas de roteador para roteador.
ex. roteador 10.1.1.1 abrir udp e tcp para o 192.168.1.1
e no 192.168.1.1 abre as portas para o 10.1.1.1
e do segundo router para o pc.
192.168.1.x

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2015, 04:58 »
Caro sikorskithai,

Obrigado pela dica. Farei esse procedimento, depois respondo se deu certo.
Abraço!

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2015, 14:10 »
Caro sikorskithai,
Houve um erro: no meu roteador só é aceitado a liberação de portas para ips locais, portanto não aceita o ip do roteador destino.
A mesma coisa ocorre com o roteador destino, ele não aceita o gateway do meu roteador. Nesse caso, informei o ip que ele fornece ao meu roteador por dhcp, isso ele aceita. No entanto, dá erro porque quando vou adicionar o desbloqueio para o ip da máquina que quero acessar, ele informa que a mesma porta não pode estar liberada para ips diferentes (no caso para o ip do meu roteador e o ip da máquina a ser acessada)...
Será que há outra solução?
Abraço!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2015, 11:27 »
Tem como explicar melhor como estão ligados seus roteadores, quem está ligado a qual porta de quem?
(PS: Ainda tem muito pouco ubuntu no seu problema.)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2015, 15:33 »
Caro zekkerj,

Realmente não se trata diretamente de uma questão sobre Ubuntu, fiz a pergunta aqui porque sei que há pessoas com muito mais conhecimento que eu e que podem me ajudar, já que em outros fóruns específicos sequer me responderam. Por isso, sou grato a ajuda de vocês.

A rede é bem simples e está configurada assim:

- > Há um modem Modem ADSL (192.168.254.254) -> ao qual está conectado o Roteador de gateway 192.168.0.1 (que recebe ip wan 192.168.254.1) -> A esse roteador está conectado a máquina 192.168.0.103 (que desejo acessar) via wireless e o meu roteador - via cabo - (o qual recebe o ip wan 192.168.0.101) -> a esse meu roteador, cujo gateway é 10.10.0.1, está a máquina que uso, conectada via wireless recebendo ip 10.10.0.105.

Apesar dos ips fornecidos pelos dois roteadores não serem fixos, já verifiquei que não costumam mudar, nem após os pcs serem desligados.

Novamente agradeço. Abraço!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2015, 21:24 »
Quando vc conecta as duas máquinas na mesma rede tudo funciona, certo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2015, 21:43 »
Funciona sim, já testei.

Offline Pipe_RS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2015, 23:08 »
Caro zekkerj,

Realmente não se trata diretamente de uma questão sobre Ubuntu, fiz a pergunta aqui porque sei que há pessoas com muito mais conhecimento que eu e que podem me ajudar, já que em outros fóruns específicos sequer me responderam. Por isso, sou grato a ajuda de vocês.

A rede é bem simples e está configurada assim:

- > Há um modem Modem ADSL (192.168.254.254) -> ao qual está conectado o Roteador de gateway 192.168.0.1 (que recebe ip wan 192.168.254.1) -> A esse roteador está conectado a máquina 192.168.0.103 (que desejo acessar) via wireless e o meu roteador - via cabo - (o qual recebe o ip wan 192.168.0.101) -> a esse meu roteador, cujo gateway é 10.10.0.1, está a máquina que uso, conectada via wireless recebendo ip 10.10.0.105.

Apesar dos ips fornecidos pelos dois roteadores não serem fixos, já verifiquei que não costumam mudar, nem após os pcs serem desligados.

Novamente agradeço. Abraço!









Olá amigo, se eu puder te ajudar.. Preciso que me explique teu cenário melhor.


"Há um modem Modem ADSL (192.168.254.254) -> ao qual está conectado o Roteador de gateway 192.168.0.1 (que recebe ip wan 192.168.254.1) " Esse IP WAN, 192.168.254.1, está estranho.

"A esse roteador está conectado a máquina 192.168.0.103 (que desejo acessar) via wireless e o meu roteador - via cabo - (o qual recebe o ip wan 192.168.0.101) ->" Esse IP WAN 192.168.0.101, não seria LAN ?

VocÊ tem 2  roteadores em uma mesma "rede interna"? Um gateway padrão ( saída para internet que é o 192.168.0.1, um modem ADSL e roteadores wifi?) Desculpa, nao entendi muito bem

Outra ideia,

Por que não usa o remote desktop pra acessar?
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2015, 23:12 por Pipe_RS »

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2015, 10:49 »
Pipe_RS,

Citar
"Há um modem Modem ADSL (192.168.254.254) -> ao qual está conectado o Roteador de gateway 192.168.0.1 (que recebe ip wan 192.168.254.1) " Esse IP WAN, 192.168.254.1, está estranho.

Esse 192.168.254.1 é o ip fornecido pelo Modem ADSL ao roteador1 que está conectado diretamente a ele; roteador1 esse que forma a rede 192.168.0.x, à qual pertence a máquina que quero acesso (192.168.0.103) e o meu roteador2 (192.168.0.101, que por sua vez forma a minha rede 10.10.0.x).

Eu sou a ponta final da rede. Ela possui apenas: um modem ADSL, ao qual ele está conectado o roteador1, e a este está o roteador2 (que é onde minha máquina se conecta).

Citar
Outra ideia,
Por que não usa o remote desktop pra acessar?

O acesso via rdp no windows 8 foi modificado, não é mais como no xp ou win7, por exemplo, em que bastava habilitar a conexão/usuário e então acessar com o usuário desejado. Agora tem um lance de enviar convite para a máquina que irá obter o acesso. Esse convite é feito com o envio de um arquivo e uma senha; então não sei como (que programa utilizar) abrir esse arquivo no Ubuntu. Nem cheguei a tentar essa conexão.

Veja essa explicação: https://www.oficinadanet.com.br/post/12659-windows-8-assistencia-remota

Obrigado, abraço!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2015, 10:55 »
Os IPs, apesar de incomuns, estão corretos.

Uma pergunta... vc consegue pingar a máquina Windows a partir do Ubuntu?
O firewall do windows está ativo? Se está ativo, já tentou desativá-lo totalmente, pra ver no que dá?

Tem como unificar as duas redes finais (192.168.0.0/24 e 10.10.0.0/24)? Isso pode ser feito substituindo o terceiro roteador por um AP, um switch, ou ainda conectando o mesmo à rede em modo AP.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 11:23 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2015, 11:15 »
zekkerj,

Pinga normalmente...
Essas outras alternativas ainda não tentei; vou tentá-las, depois posto o resultado.
Abraço!

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Acesso Remoto VNC entre Ubuntu X Windows 8 rede local
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2015, 12:18 »
zekkerj,

Deu super certo! Desativei Avast e firewall do windows e já estou na máquina.  :D
Problema fácil de resolver, mas acontece...
Valeu, obrigado mais uma vez!
Abraço!