Autor Tópico: Sistema operacional para Netbook  (Lida 4623 vezes)

Offline aleaxmq

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Sistema operacional para Netbook
« Online: 12 de Dezembro de 2015, 01:54 »
Qual sistema operacional é bom ou é feito para netbook ?
A configuração dele é A4 1200 1.0 GHz dual core
2 GB

Obrigado!

Offline JorgeW

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Sistema operacional para Netbook
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2015, 02:16 »
Sem dúvida alguem ainda vai te recomendar xubuntu ou lubuntu

paulobenedito

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2015, 02:30 »
Olá,

Qual sistema operacional é bom ou é feito para netbook ?
A configuração dele é A4 1200 1.0 GHz dual core
2 GB

Obrigado!
Como o Jorge disse, usei o Xubuntu num Asus Eee PC 1011CX, que deixei cair do alto de 1, 55 mts e puf, foi-se..., mas o sistema era minha distro principal nele por um bom tempo, recomendo.

T+

Offline RamonB

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2015, 16:06 »
Eu também uso o Xubuntu nos dois netbooks lá de casa (um eeePC 1000H, configuração parecida com este teu, e um eeePC 1201T). Já usei o Lubuntu mas prefiro o Xubuntu (gosto pessoal mas performance equivalente).

Já vi artigos recomendando o Ubuntu Mate para netbooks mas nunca testei numa máquina real. Já o coloquei para rodar numa máquina virtual (Oracle Virtualbox) com 2 GBytes de memória e 2 CPUs e a performance era boa (e, por sinal, com um visual bastante agradável) mas não sei como ficaria numa máquina real.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline aleaxmq

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2015, 01:19 »
Bom... obrigado pela ajuda.

Eu estou com o Chromixium, ele esta rodando razoavelmente bem, mas o Xubuntu e Lubuntu esta travando muito principalmente em navegadores.

E percebi que no Windows 10 ( que acredito ser bem mais pesado) está rodando lisinho!

Offline jrobertoct

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2015, 12:01 »
Sem dúvida alguem ainda vai te recomendar xubuntu ou lubuntu

Exatamente como Jorge disse, Xubuntu (xfce) ou Lubuntu (lxde).

Offline jrobertoct

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2015, 12:04 »
Caramba, e você está com tudo isso na máquina?!
Windows 10 lisinho?! Estou surpreso, apesar do W10 ser o melhor Windows. Mas deve ter algum conflito para os navegadores travarem; se bem que independente do sistema eles estão apresentando bugs com todos...

Offline RamonB

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2015, 09:39 »
Eu estou com o Chromixium, ele esta rodando razoavelmente bem, mas o Xubuntu e Lubuntu esta travando muito principalmente em navegadores.

No meu XUbuntu, meus navegadores não travam nunca (eu uso o Chrome e o Firefox).

E percebi que no Windows 10 ( que acredito ser bem mais pesado) está rodando lisinho!

No meu netbook Asus eeePC 1201T, o Windows 10 ficou muuuuuito lento. Tão lento que voltei para o Windows 7.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

paulobenedito

• Visitante
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2015, 13:23 »
Eu uso o Kubuntu 14.04.3 LTS e jamais tive travamentos no FF, porém não estou dizendo que não aconteça, mas nesse hardware que tenho aqui não acontece isso também.

No Asus Eee PC 1011CX que por padrão veio com o Seven era quase inutilizável, depois de ter as mesmas coisas que usava no mesmo PC com o Xubuntu, ou seja, ferramentas de escritório, navegador, filezilla, gimp, inkscape, mp3gain (W$) easymp3gain, audacity, no Linux tem outros como openshot, e alguns jogos nativos do Linux como zsnes, e os jogos padrão do gnome-gtk.

Com isso, acho que o Ubuntu tem significativa vantagem sobre o windows, basta analisar o hardware e o que melhor se adaptar a ele.

T+