Autor Tópico: Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante  (Lida 6012 vezes)

paulobenedito

  • Visitante
Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Online: 07 de Dezembro de 2015, 15:52 »
Olá a todos,

Todos, já que a pergunta vale para todos aqui usuários experientes ou não do ubuntu:

Qual delas você realmente recomendaria a um usuário iniciante e porque?

- Eu, recomendaria o Xubuntu ou Kubuntu. Motivo: por apresentarem o ambiente desktop mais prático e fácil para um iniciante.

T+

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2015, 18:07 »
Pode ser uma distro derivada do ubuntu? Eu recomendaria o linux mint para um iniciante.  Não consigo pensar em uma distro mais fácil e simples do que esta. :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

paulobenedito

  • Visitante
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2015, 18:38 »
Olá garfo,

Pode ser uma distro derivada do ubuntu? Eu recomendaria o linux mint para um iniciante.  Não consigo pensar em uma distro mais fácil e simples do que esta. :)
Claro que poder pode  e deve, pois como disse é uma pergunta, para também haver criticas construtivas entre todos, mas como sempre não fui bem claro na pergunta, eu gostaria de que as versões indicadas aqui fossem dentro do Family Ubuntu (Ubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu).

Veja bem, como eu fiz minha indicação, também poderia dizer o porque não indicaria o Ubuntu, o que alguns poderiam discordar de mim, isso é claro, mas que no meu ponto de vista o Ubuntu/Unity, ainda esta bem longe de ser uma boa indicação, por o Unity ainda ser um desktop (no meu ponto de vista) estranho, chato e muito, muito feio mesmo.

Enfim, grato por sua participação!

T+

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2015, 21:57 »
Olá a todos,

Todos, já que a pergunta vale para todos aqui usuários experientes ou não do ubuntu:

Qual delas você realmente recomendaria a um usuário iniciante e porque?

- Eu, recomendaria o Xubuntu ou Kubuntu. Motivo: por apresentarem o ambiente desktop mais prático e fácil para um iniciante.

T+vai de ubuntu mesmo,preferencialmente lts ,pois é mais estável
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2015, 21:59 »
vai de ubuntu mesmo,preferencialmente lts ,pois é mais estável .
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline Marino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2015, 22:30 »
Concordo com o companheiro garfo, o Linux Mint é o mais adequado para usuário iniciante. Mas se tratando da família Ubuntu, eu considero o Xubuntu, o Unity (sim, pois é bastante intuitivo) e o Ubuntu Mate os mais indicados aos novos usuários.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2015, 01:08 »
Humm, mas é sim intuitivo, porém nada, nada estável, infelizmente ainda não, conforme o grande número de reclames postados nos fóruns sobre ubuntu, bem é isso que vejo desde seu lançamento /abril/2011.

Mas darei uma ressalva também quanto ao Mint, assim como usuário ubuntu, fui também usuário Mint até pouco tempo, então digo apesar do pessoal fazer um belo trabalho lá, ele herda alguns cracra do ubuntu e lá também eu não indico o Mate ou Cinnamon, mas sim o Mint Xfce, este é sim impressionante ;)

T+

Offline Marino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2015, 08:40 »
Como um grande fã sou suspeito para falar do Xfce. ehehe

Usei Xfce no Mint, no Manjaro (distro espetacular) e agora com o Xubuntu  (estou gostando da experiência).  8)

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2015, 12:12 »
Olá a todos,

Todos, já que a pergunta vale para todos aqui usuários experientes ou não do ubuntu:

Qual delas você realmente recomendaria a um usuário iniciante e porque?

- Eu, recomendaria o Xubuntu ou Kubuntu. Motivo: por apresentarem o ambiente desktop mais prático e fácil para um iniciante.

T+


Amigo Paulo,
Pelo visto, vc já experimentou todas, então, qual sua crítica ao Ubuntu-14.04.3-LTS com a configuração padrão?
Antecipadamente, agradeço.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2015, 14:39 »

(...)

Amigo Paulo,
Pelo visto, vc já experimentou todas, então, qual sua crítica ao Ubuntu-14.04.3-LTS com a configuração padrão?
Antecipadamente, agradeço.
Ai é que está caro amigo, pode-se dizer que: sim experimentei todas, e que não experimentei nenhuma.

Veja bem, quando entrei no mundo do "pinguim" a porta de entrada não foi o ubuntu, mas sim o fedora, mas logo sai de lá para cá quando fiz o pedido e recebi o LiveCD do Ubuntu Maverick Merkat 10.10 do extinto shipit da Canonical, isso em março de 2011, quando o ubuntu (gnome 2) nessa época era uma fera, bom e muito estável, porém logo baixei e fiquei usando o 10.04 LTS Lucid Lynx por dois anos ou pouco mais.

Porém nesse meio tempo, quebrei muito o sistema e também aprendi a fazer o dual boot e em uma partição cheguei sim a conhecer o Ubuntu 11.04 já com seu desktop Unity não aguentei peso, diferença e bugs, tentei novamente no 12.04, não foi. Também nessa época eu tinha apenas carroças mesmo, algumas AMDs e uma ou outra Intel, porém quase todas com chipset VIA ou SIS e eu adorei o KDE do >>BigLinux mas o Kubuntu mesmo não ia.

Conclusão, esse trauma adquirido desde o nascimento do Unity e seu impedimento a um aspirante a customizador de distros me fez perder totalmente a coragem em ter ele instalado, quem sabe uma hora eu ganhe essa coragem de volta, mas te confesso que dificilmente terei ele para uso para o dia a dia, ainda não vejo o unity com bons olhos em um desktop. Da mesma forma que não veja com bons olhos o sistema de um telefone em um desktop (chromebooks).
;)

Apenas meu gosto particular, que me faz acreditar que o que traz problemas em uso até para uma pessoa acostumada a instalar Linux, ainda mais para uma pessoa que acabou de chegar, o caso do ponto de vista diferente ;)

Abraço,
paulobenedito

T+
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2015, 14:42 por paulobenedito »

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Qual versão do ubuntu você recomenda a um iniciante
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2015, 11:37 »
REF.: "sim experimentei todas, e que não experimentei nenhuma"

Amigo Paulo,
Entendo, pelo texto,  sua ansiosidade por ser uma pessoa  hiperativa e curiosa.
Pare tudo. Respire fundo. Limpe seu computador.
Baixe o Ubuntu 14.04.3-LTS, na configuração "padrão".
Trabalhe UMA semana sem alterar nada, até conhecê-la bem.
Prossiga, alterando vez-por-vez e escolhendo o preferido.
Depois de UM mês, nos diga o resultado.
Forte abraço,
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.