Autor Tópico: [Resolvido] Dúvidas sobre o Terminal do XFCE  (Lida 4380 vezes)

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
[Resolvido] Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Online: 19 de Novembro de 2015, 10:14 »
Recentemente instalei a interface na minha máquina, tive problemas com a interface Gnome 3 e seus derivados, e então resolvi migrar para outra, entre as opções que tinha, resolvi tenta o XFCE, e então estou usando ele, agora como sou leigo no assunto e não encontrei nada relacionado eu resolvi questionar por que o XFCE tem dois terminais?! se é que posso dizer isso, bem pq tem o Xterm que eu posso escrever e compilar programas e o emulador de terminal, que não me dá essa opção, ao menos não sei como usar ele, bem estou aguardando alguns esclarecimentos sobre o assunto...
« Última modificação: 22 de Novembro de 2015, 13:50 por Zeraszel »

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2015, 11:27 »
Zeraszel, na verdade não é que o XFCE tem dois terminais e sim o Ubuntu que vem com o pacote xterm já instalado e cada interface vem com seu terminal padrão.

O XTerm é um programa muito antigo e funciona em todos os X Window em Unix, Linux, BSD etc.
O pacote tem 4 comandos: xterm, uxterm, koi8rxterm e lxterm.

Ele é um terminal genérico. O visual padrão dele é fundo branco com pequenas letras pretas e isso não agrada muito as pessoas mas é muito fácil deixá-lo mais amigável. Já o terminal padrão da interface gráfica normalmente já vem configurado e tem os menus para personalização e barra de rolagem lateral.

Não entendi sobre a parte de escrever e compilar programas. Explique melhor.
Oldschool

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2015, 19:37 »
Bom quando estou no XFCE, o emulador do terminal que é o padrão da interface, simplesmente não me deixa inserir nada, ele fica como uma janela com um fundo preto sem opções e nem aparece o usuário@usuário- PC: $~ que é por padrão sempre no terminal do unity, gnome ou em qualquer outro, só o Xterm me permite escrever e aparece o nome do usuário para entrada de comandos, a minha dúvida é como e de que forma deixar o terminal padrão igual ao do gnome e dos demais, me permitindo usar ele...

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2015, 20:01 »
Vamos lá eu de novo por aqui meu amigo, me diga uma coisa ai, você não reinstalou certo? Apenas instalou o ambiente Xfce no Ubuntu que tinha o Unity?

Se sim, acho que é por ai que iremos começar.

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2015, 20:28 »
Sim eu só instalei a interface no Ubuntu meu caro amigo Paulinho, sempre contando com as suas dicas para me ajudar por aqui no mundo linux ;D

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2015, 12:27 »
Olha meu amigo Zeraszel, desta vez não vou lhe dar uma dica, vou apenas passar um parecer de um usuário "inexperiente e iniciante" que começou esta jornada entre o final de 2010 e início de 2011, posso dizer?

Até para os mais experientes (dinossauros daqui) posso te dizer que até eles devem achar muito trabalhoso manter, dois ou mais ambientes em uma só instalação, é complicado, pois, a as misturebas de bibliotecas, aplicativos de um ambiente que também aparece em outro..., enfim, até ajeitar tudo da uma trabalheira que pode ser amenizada por uma instalação do Ubuntu ou qualquer outra distro GNU/Linux com uma /home separada da partição "/Raiz", como assim né?

Mais ou menos assim:
Código: [Selecionar]
(parted) print                                                           
Modelo: ATA ST1000LM024 HN-M (scsi)
Disco /dev/sda: 1000GB
Tamanho de sector (lógico / físico): 512B/4096B
Tabela de Partições: gpt

Número  Início  Final   Tamanho  Sistema de ficheiros  Nome  Sinalizadores
 1      1049kB  538MB   537MB                                bios_grub
 2      538MB   25,5GB  25,0GB   ext4
 3      25,5GB  29,5GB  4005MB   linux-swap(v1)
 4      29,5GB  54,6GB  25,0GB   ext4
 5      54,6GB  1000GB  946GB    ext4

(parted)

Calma vou lhe mostrar melhor:


Tendo um particionamento assim em que seus arquivos ficam todos (a exemplo do meu HD) em /dev/sda5 seria sem problemas eu resolver retirar uma instalação que eu possa ter "feito das minhas aqui" (que para mim isso é normal, quebrar tudo :) ) e instalar outra distro usando a partiçãi /raiz em que antes estava outro Ubuntu, com Unity por exemplo e, meter lá o Xubuntu Xfce, apenas antes apagando pastas e arquivos ocultos da instalaçao que estava me dando problemas.

Desculpe se fui longo demais e atrapalhei muito mais que ajudei :(

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2015, 14:35 »

Bem eu tava usando dois ambientes de trabalho, pois não me adaptei ao unity e resolvi experimentar o gnome e foi ai que instalei o gnome classics, mas ocorreram certos bugs e resolvi desinstalar, e tentar experimentar outra interface, achei o xfce bom, mais leve e tal, agora só fiquei em dúvida quanto ao terminal, tipo como não pretendo formatar a máquina agora, resolvi migrar para outro ambiente, talvez seja por isso que me ocorreram tantos problemas, é que para mim o que dá é usar o unity, não quero mais passar por travamentos e demora no carregamento....

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2015, 17:01 »
Há outros terminais gráficos aparecendo ai?

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2015, 20:39 »

tem sim, tem o XTerm que funciona perfeitamente, como o terminal do gnome ou do unity, só o terminal padrão do XFCE4, tipo ele aparece como emulador de terminal e tem um ícone no desktop para acesso rápido, ele não funciona, simplesmente fica a tela toda preta

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2015, 02:05 »
Então ok, abra um desses outros terminais, (Unity ou Gnome) e comande em um deles:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge xfce4-terminal -y ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get update , sudo apt-get install xfce4-terminal -y
Espere terminar o processo e abra novamente o terminal, porém se houver erros por favor poste a saida completa do seu terminal entre o BBCode "code"*

Obs: o BBCode pode ser digitado (sem os espaços para qe possa aparecer aqui): [ c o d e ]saida_do_terminal_aqui[ / c o d e ]

Dessa forma ficara assim sua saida:
Código: [Selecionar]
kdepaulo@kdepaulo-Inspiron-5447:~$ apt-cache search xfce4-terminal
xfce4-terminal-dbg - Xfce terminal emulator - debugging symbols
xfce4-goodies - melhorias para o ambiente de área de trabalho Xfce4
xfce4-terminal - emulador de terminal Xfce
kdepaulo@kdepaulo-Inspiron-5447:~$

Espero estar sendo útil de alguma forma.

Boa sorte!

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2015, 11:14 »
funcionou paulinho, agora posso mexer no terminal sem problemas, apesar que eu não consegui colocá-lo no painel do XFCE, bom o importante é que deu certo, mas ainda to com um problema queria botar o medidor de status de bateria no XFCE mas não to conseguindo instalar o pacote  xfce-goodies, ai fica ruim de ficar no ambiente  :(

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2015, 12:33 »
(...)
mas ainda to com um problema queria botar o medidor de status de bateria no XFCE mas não to conseguindo instalar o pacote  xfce-goodies, ai fica ruim de ficar no ambiente  :(

Que bom que você conseguiu, porém ai como é outro assunto, primeiro seria legal você ir a primeira mensagem deste tópico clicar em "Editar" e marcá-lo como Resolvido

Depois abrir um outro para a outra duvida.

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre o Terminal do XFCE
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2015, 13:50 »
blz, eu sei disso, só explanei o problema que estou passando, mas tudo bem, vou iniciar um novo tópico. :D