Autor Tópico: Configuração de Proxy em redes  (Lida 3368 vezes)

Offline Jeferson Otto Ebel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • Facebook
Configuração de Proxy em redes
« Online: 16 de Outubro de 2015, 13:56 »
Olá, boa tarde,


Uso Ubuntu 15.04 64bits no meu notebook, este notebook uso em casa e no trabalho, ocorre que no local em que trabalho, existe proxy, apesar de configurar o proxy no configurador da rede, estes parâmetros são válidos apenas para as aplicações, para que seja possível utilizar o terminal na rede com proxy é necessário criar e configurar o arquivo apt.conf em /etc/apt porém quando chego em casa, devo desfazer isso pois não há proxy na minha casa, e voltar a refazer quando tornar ao trabalho e ficar neste ciclo...

Gostaria de saber como posso fazer para automatizar isso, um script ou software que permite ativar e desativar o proxy no terminal.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 14:00 por Jeferson Otto Ebel »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configuração de Proxy em redes
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2015, 15:10 »
Olá Jeferson,

Essa configuração que vc citou não é para a linha de comandos, mas sim para o gerenciador de aplicativos (apt), seja em modo texto ou gráfico.
O ideal seria que o apt aceitasse a descoberta automática de proxy via WPAD, mas até onde eu sei isso ainda não está disponível.

Eu não conheço nenhum script pronto ou aplicativo para resolver seu problema, mas não é difícil pensar em alguma coisa simples, pra quebrar o galho.
P.ex.:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

if  [ "$1"=="on" ] ; then
    sudo cp /etc/apt/apt.conf.d/proxy.conf.on /etc/apt/apt.conf.d/proxy.conf
elif [ "$1"=="off" ] ; then
    sudo rm -f /etc/apt/apt.conf.d/proxy.conf
fi

Daí vc chamaria esse script como "script on" ou "script off", pra ativar ou desativar o uso do proxy pelo APT. Vc precisaria criar um arquivo "/etc/apt/apt.conf.d/proxy.conf.on" com as configurações do serviço, que seria usado pelo script pra ativar o uso do proxy.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Jeferson Otto Ebel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • Facebook
Re:Configuração de Proxy em redes
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2015, 17:02 »
Boa tarde


Entendi o que faz o script mas estou com dúvida acerca desta condição "$1"=="off" ou a "$1"=="on" , que seria estes parâmetros $1?
Onde eu passaria esse valor para esta variável?
Ela é uma variável global?

 ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Configuração de Proxy em redes
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2015, 17:16 »
Isso são testes dentro do script, vc vai passar isso na chamada do script. Tipo, "configura-proxy on" ou "configura-proxy off entendeu agora?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Configuração de Proxy em redes
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2015, 17:55 »
Uso Ubuntu 15.04 64bits no meu notebook, este notebook uso em casa e no trabalho, ocorre que no local em que trabalho, existe proxy, apesar de configurar o proxy no configurador da rede, estes parâmetros são válidos apenas para as aplicações, para que seja possível utilizar o terminal na rede com proxy é necessário criar e configurar o arquivo apt.conf em /etc/apt porém quando chego em casa, devo desfazer isso pois não há proxy na minha casa, e voltar a refazer quando tornar ao trabalho e ficar neste ciclo...

Gostaria de saber como posso fazer para automatizar isso, um script ou software que permite ativar e desativar o proxy no terminal.

Acho que está havendo um pequeno equivoco aqui. Ao mexer no proxy no configurador de rede, colocando em manual com a configuração da rede e pressionando o botão "aplicar a todo o sistema", o sistema como um todo fica configurado pelo proxy. Se vc estiver em casa é só colocar o proxy novamente como "nenhum" e aplicar a todo o sistema.  Configuração diferenciada de conexão só se vc usar aplicativos ou programas do terminal que usem proxy diferentes.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049