Autor Tópico: Transferencia lenta de arquivos do sistema para pendrive  (Lida 8352 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Transferencia lenta de arquivos do sistema para pendrive
« Online: 15 de Outubro de 2015, 08:52 »
Pessoal, utilizo ubuntu e uma coisa que sempre reparei e que ao transferir algum arquivo do pc para o pendrive a velocidade é muito lenta, demora bastante pra transferir, fiz o mesmo processo em um outro computador, e acontece o mesmo problema , é muito lento para transferir arquivos para um pendrive, ja quando coloco um hd externo a velocidade é bem mais rápida, não demora tanto tempo quanto num pendrive, ja testei com outros pendrives tbm é a velocidade continua lenta, não sei o pq disso, algum de vcs ja passou por essa situação, saberiam alguma solução para esse problema.
Desde já Agradeço.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Transferencia lenta de arquivos do sistema para pendrive
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2015, 10:44 »
Tenho um kingston de 8GB com mais de 5 anos nele e rapido, no outro SanDisk que vem com aquelas parafernalias lentissimo quase inutilizavel, e meu sogro tem um kingston de 8 GB tambem que tem essas parafernalias que tambem e lentissimo.

Resumindo, eu acho que isso nao tem muito haver com o sistema.

Desculpe a falta de acentuacao distro em processo de atualizacao

T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Transferencia lenta de arquivos do sistema para pendrive
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2015, 10:57 »
Qual versão do Ubuntu? 32 ou 64bits? Está usando a porta traseira da placa mãe ou uma frontal do gabinete?

Este problema é antigo e afeta distros Linux em geral .  O culpado é o kernel na maioria dos casos. As vezes o gerenciador de arquivos escolhido pode  dar problema, mas no geral se o problema não for de hardware, ou seja, o pendrive com problemas ou a porta usb utilizada, o kernel é o culpado.
Se quiser ter uma explicação técnica do que acontece, e seu inglês for bom, sugiro ler o seguinte artigo: http://lwn.net/Articles/572911/

Como o artigo acima sugere, você pode fazer alterações em alguns parâmetros do kernel para que o problema seja diminuído, mas não resolvido!

Como não sei qual versão do Ubuntu você usa.....

De qualquer maneira, você pode tentar alterar os valores do vm.dirty_background_bytes  e do vm.dirty_bytes.

vm.dirty_background_bytes = 4194304
vm.dirty_bytes = 4194304

Alterações do vm.dirty_ratio e do vm.dirty_background_ratio também podem ajudar.  Mas esses valores vão depender muito da sua quantidade de RAM.

Há sim, os valores acima deve ser colocados no arquivo /etc/sysctl.conf e depois de salvo você pode usar o comando como root:

sysctl -p

Para que os valores tenham efeito.  Depois tem que testar.  Com essas alterações a velocidade final de transferência deve cair, mas ele não deve travar ou passar muito tempo sem transferir o arquivo.

Testa aí!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Transferencia lenta de arquivos do sistema para pendrive
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2015, 15:58 »
Qual versão do Ubuntu? 32 ou 64bits? Está usando a porta traseira da placa mãe ou uma frontal do gabinete?

Este problema é antigo e afeta distros Linux em geral .  O culpado é o kernel na maioria dos casos. As vezes o gerenciador de arquivos escolhido pode  dar problema, mas no geral se o problema não for de hardware, ou seja, o pendrive com problemas ou a porta usb utilizada, o kernel é o culpado.
Se quiser ter uma explicação técnica do que acontece, e seu inglês for bom, sugiro ler o seguinte artigo: http://lwn.net/Articles/572911/

Como o artigo acima sugere, você pode fazer alterações em alguns parâmetros do kernel para que o problema seja diminuído, mas não resolvido!

Como não sei qual versão do Ubuntu você usa.....

De qualquer maneira, você pode tentar alterar os valores do vm.dirty_background_bytes  e do vm.dirty_bytes.

vm.dirty_background_bytes = 4194304
vm.dirty_bytes = 4194304

Alterações do vm.dirty_ratio e do vm.dirty_background_ratio também podem ajudar.  Mas esses valores vão depender muito da sua quantidade de RAM.

Há sim, os valores acima deve ser colocados no arquivo /etc/sysctl.conf e depois de salvo você pode usar o comando como root:

sysctl -p

Para que os valores tenham efeito.  Depois tem que testar.  Com essas alterações a velocidade final de transferência deve cair, mas ele não deve travar ou passar muito tempo sem transferir o arquivo.

Testa aí!

Utilizo Ubuntu mate 14.04 e tbm Ubuntu 15.10 e nos dois sistema so problema é o mesmo, meus sistemas são de 64 bits, utilizo conectado na porta frontal do gabinete pois as portas traseiras ja estão lotadas com um monte de coisas rsrs, mão o incrivel que a velocidade de tranferencia no meu hd externo ligadona porta frontal tbm é rapida, ja nos pendrives são lentas,  os pendrives que testei são todos kingston originais de 4,8 e 16 GB, e utilizo para transferencia o Nautilus.
Vou testar esse tutorial que vc colocou ai pra ver se melhora.