Ubuntu não reconhece o HD.(Na hora da instalação do sistema)

Iniciado por Jordan zitzke, 11 de Setembro de 2015, 21:35

tópico anterior - próximo tópico

Jordan zitzke

Pessoal, estou com este problema do Ubuntu não estar reconhecendo meu HD(Barracuda), e não é somente ele que não reconhece, Fedora,Opensuse e Debian também não. O HD estava com Windows e se eu quiser colocar de novo eu posso colocar tranquilo, digo, com nenhum erro na instalação,este erro somente se mostra na instalação do Linux. Já usei o gparted para formatar o HD certinho, coloquei ext4, ext3, testei todas as possibilidades e nada, minha bios não possui opção de mudar : ahci,ide, porém com outro HD da Western o Ubuntu funcionava tranquilo, na instalação era uma blz, nenhum erro, reconhecia o HD normalmente. Alguma luz ?
Obrigado!!!

galactus

Modelo e marca da placa mãe e qual a capacidade do hd?

Está com tabela de partição DOs ou GPT?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Jordan zitzke

galactus

Este HD é SATA 3 ou SATA 2?

O Western digital era SATA 2 certo?  Qual capacidade?

Procurei, procurei, e a única coisa que aparentemente pode estar afetando todas essas distros é a versão SATA do HD. Essa placa só suporta até padrão SATA 2 / 3Gb/s. 

http://www.pc-specs.com/mobo/ECS/ECS_G41T-M7/1552

Se for SATA 3 / 6Gb/s pode dar problema.

Já verificou o hardware também? A saúde do disco e cabo SATA?

Existe uma atualização de BIOs não oficial quanto a compatibilidade de discos de grande capacidade. Mas  não dá pra arriscar com isso.

Também vi que existem duas versões desta placa, V1.0 e V1.1 . As duas com as mesmas atualizações de BIOs, que não se referem em nada ao SATA.

Realmente ficaria com a opção ed incompatibilidade da porta SATA. Afeta várias distros não é?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Jordan zitzke

O Western era Sata 2, 750 Gb, se não me engano .
O Barracuda é 1TB(Sata 3/6Gb/s).
Cabo Sata: OK
Atualização da BIOS: OK
Pois é, parece incompatibilidade, mesmo. A única distro linux que consegui instalar foi aquela distro chinesa(Deepin), mas não da pra ficar com ela, não me acostumei.

mnwstl

Olá! Tive esse mesmo problema com um HD Seagate.
Encontrei uma postagem com as seguintes instruções:

Inicie com o DVD-Live do Ubuntu;
Abra o terminal e execute o seguinte comando: sudo apt-get remove dmraid
Feche o terminal e clique em Instalar no atalho da área de trabalho.

Obs.: Deixei conectado somente o HD no qual pretendia instalar o sistema, pois tive receio de perder dados. Depois de instalado, conectei os outros HDs inclusive o do Windows. Comigo funcionou perfeitamente.

Jordan zitzke

mnwstl,  valeu, valeu mesmo. Isso foi a única coisa que funcionou. :D