Grub2 não está aparecendo em notebook com UEFI

Iniciado por renanlinux, 07 de Setembro de 2015, 16:06

tópico anterior - próximo tópico

renanlinux

Olá pessoal!

Tenho um notebook acer E1-572-6_BR691, com UEFI, e, particionei seu HD, e fiz um dual-boot entre o windows e o ubuntu. Só que, a três dias atrás, quando fui ligá-lo (o notebook), o grub2 não apareceu, e entrou diretamente no windows. Fui ao setup, e mudei nas configurações, a opção de secure boot, para desativado, mas, não funcionou, depois, mudei também, do modo UEFI, para o modo legacy, e ainda assim não funcionou. Eu quero que, alguém, por favor, diga-me o que devo fazer para corrigir o problema ocorrido com o grub2, pois se ele não aparecer, não conseguirei abrir meu ubuntu.

Obrigado!
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

druidaobelix

Você deve voltar o setup para o que estava antes quando da instalação e funcionava.
Não tem sentido ter feito a instalação em modo UEFI e depois de instalado alterar para Legacy.

Como não tenho um computador igual ao seu , então não há como indicar com maior precisão, porém normalmente em algum ponto do setup do tipo UEFI é possível indicar qual o sistema operacional que deve estar fazendo o boot. Verifique isso, talvez o problema seja apenas esse.

Além disso (caso não tenha resolvido apenas voltando o setup ao estado original), o caminho é alterar o arquivo /etc/default/grub comentando a linha:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

(comentar é colocar antes do ínico da linha o símbolo # cerquilha, também chamado,dentre outros, de jogo da velha ou tralha).

Como você não está conseguindo entrar pelo Ubuntu, então obviamente precisará subir o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom) para poder fazer essa alteração acessando a partição onde o Ubuntu se encontra instalado, entretanto, e isso é muito importante, precisará atualizar o grub **do sistema instalado no disco**, pelo que será necessário usar o chroot.

Se não sabe como fazer isso, avise que vamos passando em maiores detalhes.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Desconsidere a resposta que dei no post anterior a partir do terceiro parágrafo, fiz na pressa e está errada.

A questão está exclusivamente no setup UEFI da máquina, de nada adiantará inicialmente alterar o arquivo /etc/default/grub

Essa alteração só faria sentido se o sistema estivesse entrando diretamente no Ubuntu, sem dar opção de entrar no Windows, aí sim seria o caso mencionado, mas não é isso que está ocorrendo, é o contrário, está apresentando apenas a opção de entrar no Windows, portanto, não há razão para inicialmente alterar aquele arquivo.

Assim, reforço, a questão está no setup da máquina.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

renanlinux

Obrigado por responder!

Eu somente fiz a alteração no setup, pelo motivo, de que, o grub2, que estava abrindo normalmente, quando no setup estava em modo UEFI, tenha parado de abrir. Foi apenas um teste, para eu descobrir, se assim funcionava, mas, não funcionou. Eu acho que não é problema no setup, porque o grub2, parou de funcionar, sem que eu mexesse nele. Mas, se eu estiver errado; se realmente possa ter ocorrido algum problema com o setup, mesmo sem eu mexer nele, por favor, corrija-me novamente.
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.