Tamanho do cursor

Iniciado por Mario Limão, 18 de Agosto de 2015, 12:10

tópico anterior - próximo tópico

Mario Limão

Estranhei o complicado método para aumentar o tamanho do cursor do mouse, nas versões pós 14.04, para leigos (recém chegados) em linux. Soube que nas versões anteriores era super fácil, nada complicado. Isso não seria um retrocesso? Tem solução à vista?
Esta informação está nas pesquisas que fiz na internet sobre este tópico.
Uma informação testada foi para o uso do aplicativo "dconf editor" (org>gnome>desktop>interface>cursor-size: alterar valor 24-48>reiniciar), sem resultado.  Utilizo a versão 15.04, gnome, atualizada.
Sigamos em frente. Obrigado.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

druidaobelix

#1
Então, /Mario Limão/,

Vejo que é seu post inicial aqui no Fórum, seja bem-vindo, entretanto, altere no post inicial o tamanho das letras do título do tópico, o qual está todo em maiúsculas (caixa alta), o que não é permitido pelas regras do Fórum.

Expressões em caixa alta no "internetiquês" ou "netqueta", a etiqueta da internet, desde tempos idos, desde os primórdios da internet, estabeleceu-se que equivalem a estar gritando e evidentemente não queremos estar gritando ao falar com outros, não é mesmo?

Confira aqui tais regras, especialmente o item 8 e incisos, antes que possamos debater a questão técnica propriamente dita.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Não adianta iniciar tratarmos do assunto e em seguida o tópico ser enviado pela Moderação à Quarentena por estar em desacordo com as regras, o que tornará qualquer esforço perdido e tempo inutilmente desperdiçado.

Corrigida essa questão administrativa, forneça a fonte em que você está se baseando para poder avaliar que a personalização do cursor do mouse seja comparativamente algo difícil de ser feito.

Grato pela compreensão.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Felix

Citação de: Mario Limão online 18 de Agosto de 2015, 12:10
Estranhei o complicado método para aumentar o tamanho do cursor do mouse, nas versões pós 14.04, para leigos (recém chegados) em linux. Soube que nas versões anteriores era super fácil, nada complicado. Isso não seria um retrocesso? Tem solução à vista?

Seja bem vindo ao fórum, mas por favor, edite o título de seu tópico



Em desacordo com as Regras de utilização do fórum

Citar
Da forma de publicação das mensagens

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.
II - Em caixa-alta (maiúsculas) e/ou com excesso de formatação de texto fora do padrão do fórum.                                               
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.                                                                                   
IV - Publicidade, compra, venda, ou prestação de qualquer outro serviço.                                                                       
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.                                                                               
VI - Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.
VII - Contendo material que possa causar danos a usuários e terceiros
VIII - Qualquer tópico ou mensagem que promova actividades ilícitas, criminais, ou violações de propriedade intelectual.
IX - Que não estejam de acordo com a descrição dos assuntos da seção.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XI - Com SPAM ou correntes.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XIII - Pornografia, nudez explícita ou qualquer outro material passível de ferir susceptibilidades pelo seu conteúdo.
XIV - Racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana.
XV - Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.
XVI - Com conteúdo duplicado.

Mario Limão

Desculpe. Correções efetuadas. Nova mensagem com modificações. Tudo bem?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Mario Limão

Referindo a "... forneça a fonte em que você está se baseando para poder avaliar que a personalização do cursor do mouse seja comparativamente algo difícil de ser feito", esclareço que a questão é tamanho (16,32,48, etc)  pois a escolha de outros tipos de cursor (preto, vermelho, etc) não há dificuldades. Mudar o tamanho do cursor é o problema. Certo?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

druidaobelix

CitarUtilizo a versão 15.04, gnome, atualizada.

Prezado /Mario Limão/,

Desculpe a demora, porém não esqueci do seu tópico. :-)

O que aconteceu é que percebi que você havia mencionado que usa a versão 15.04 **gnome** e o problema é que eu não tenho essa versão instalada, daí a dificuldade de verificação e análise.

Usando exatamente a forma como você mencionou, isto é, através do dconf-editor e usando a chave org>gnome>desktop>interface>cursor-size já havia testado na versão 15.04- Unity, que é a padrão do Ubuntu e essa eu tenho instalado e não encontrei problema algum em alternar entre os valores 24 ou 48 para o tamanho.

Mas como você está relatando uma dificuldade na versão 15.04-gnome, essa observação que fiz na 15.04-Unity poderia não ser válida, portanto, foi necessário baixar um .iso da 15.04-gnome, fazer uma instalação e atualizar para poder verificar e tudo isso evidentemente requer um pouco mais de tempo disponível, coisa que anda um recurso um tanto quanto escasso por aqui.

Na verdade logo que baixei a 15.04-gnome imediatamente montei um live-iso com ela e testei, no que não encontrei igualmente nenhuma dificuldade, nenhum problema em alterar o cursor-size, entretanto, novamente a observação não era conclusiva, pois a verificação a partir de um live-iso não é necessariamente igual a verificação de uma instalação atualizada.

Isso posto, posteriormente restou fazer a instalação e atualização, o que demandou mais tempo, daí a demora na resposta.

Pois bem, já agora a partir da 15.04-gnome instalada e atualizada constato que igualmente não há nenhum problema em alterar o valor de 24 para 48 relativa ao cursor-size e vice-versa, bastando fazê-lo, encerrar a sessão, reiniciar a sessão e está lá o cursor devidamente alterado, portanto, concluo que não há problema de espécie alguma quanto a essa questão no Ubuntu 15.04-gnome.

Bem, se assim é, então onde é que está o problema? 
Você diz que aí não está conseguindo e aqui estou fazendo normalmente, ou seja, não estou conseguindo reproduzir a situação que você menciona.

A resposta possivelmente está relacionado ao tema do cursor que você está usando.

Os testes que fiz usaram sempre o tema padrão para o cursor, que é o Adwaita.

Usando o tema padrão as alterações de cursor-size ocorrem normalmente.

Entretanto, se instalo um tema alternativo (fiz com alguns), nem sempre irei conseguir fazer o cursor-size se alterar e isso é lógico, porque o cursor-size depende do que foi programado por quem desenvolveu o tema.

Se no desenvolvimento do tema para o cursor o desenvolvedor estabeleceu apenas o padrão x, y, z, apenas isso é que será possível atingir. Não é um valor em aberto, que se pode colocar lá qualquer número, não é assim que funciona.

Vamos testar a hipótese, retorne o tema do cursor para o padrão Adwaita e então experimente alterar o valor do cursor-size.

É isso. :-)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Mario Limão

Amigo obelix, obrigado.
" ... o cursor-size depende do que foi programado por quem desenvolveu o tema". Concordo contigo.
A gui é gnome; a versão é 15.04-vivid vervet; kernel 3.19; instalada em 08-08-2015.
1. Ferramentas de ajuste>aparência>icones:adwaita>cursor:dmz-white;
2. Dconf-Editor>org>gnome>desktop>interface>cursor-size:48>reiniciar;
Nada mudou.
Os tipos de cursor não incluem o adwaita que aparece só em ícones, nesta versão. Caso extremo: precisarei mudar para 15.04-unity, tua versão baixada?
Tens mais instruções para podermos ir adiante e resolver? Sigamos. Abs.
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

druidaobelix

#7
O tema Adwaita vem por padrão no Ubuntu Gnome 15.04.

Se usar a "Ferramenta de ajustes", que na verdade é o "Tweak Tool" (pacote gnome-tweak-tool ou "Ajustar configurações avançadas no GNOME 3", como aparece no Software Center) na entrada "Aparência" logo em seguida à instalação e atualização encontra-se:


Tema global escuro: OFF

Tema

Janela: Adwaita (padrão)

GTK+: Adwaita (padrão)

Ícones: Adwaita

Cursor: Adwaita (padrão)

Tema do shell -> nada, box de escolha inativo.


Essa é a forma como o sistema no ambiente Gnome vem "de fábrica", com o padrão Adwaita e seguramente nesse caso funciona a alteração do cursor-size como já explicado.

Agora vamos esclarecer um ponto:

O Ubuntu Gnome 15.04 que estou aqui me referindo é aquele instalado a partir do arquivo ubuntu-gnome-15.04-desktop-amd64.iso baixado diretamente no site do Ubuntu.

Digo isso porque pode haver uma certa confusão de nomenclatura ao referenciar Ubuntu Gnome, pois essa interface gráfica também pode ser obtida a partir da Central de Programas do Ubuntu (Software Center), a lojinha do Ubutun, onde lá se encontra sob o nome Gnome e extensivamente com o nome "Ambiente de área de trabalho GNOME completo, com componentes extra", ou seja, não foi esse que instalei sobre uma instalação normal do Ubuntu e sim aquele a partir do .iso mencionado acima, que é o original, o Gnome puro de origem.

Também não confundir com o "GNOME Shell Clássico", igualmente obtido na lojinha do Ubuntu, e que é muito semelhante ao Gnome2 e a todos os outros ambientes mais antigos, isto é, com a lista de aplicações abertas na barra e com um menu de acesso a todas as aplicações e pastas.

Enfim, o fato é que existem vários ambientes chamados aqui e acolá genericamente de Gnome mas que são coisas diferentes, portanto, insito, estou me referindo ao ambiente obtido a partir do arquivo .iso gnome-15.04-desktop-amd64.iso, pois nesse realmente o padrão de tema vem "de fábrica" como Adwaita e nesse está funcionando perfeitamente a alteração do cursor-size.

É isso.


ref.: 2000
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Mario Limão

Amigo Obelix, obrigado, tá claro, melhor que isso, claríssimo!
Naquele dia inicial,  fiz o download do site oficial a versão x86 (32bits) do 14.04 e após instalação via dvd  aceitei atualização para o 15.04-vivid. É a que tenho. E nessa versão, concordamos com todas as opções "padrão" Adwaita, menos a do cursor que não apresenta Adwaita entre as opções de escolha, porisso escolhi dmz-white, que por padrão vem 24 e não aceita alteração para 48. Taí a divergência.
Assim, pergunto: é possível acrescentar o tipo adwaita nas opções de escolha do cursor? Como fazer?
Começo a considerar "selvaking" na solução. Será?
Prossigamos!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

druidaobelix

Citarfiz o download do site oficial a versão x86 (32bits) do 14.04 e após instalação via dvd  aceitei atualização para o 15.04-vivid.

Caro /Mario Limão/,

Creio que entendi um pouco melhor o quadro fático aí existente, quer dizer então que você fez um upgrade da versão 14.04 do Ubuntu-Gnome para a versão 15.04. Imediatamente não tenho como reproduzir essa situação para poder ver o resultado, mas vamos tentar ir por um outro caminho.

Normalmente deveria ser possível restabelecer os temas originais abrindo uma janela do Terminal (teclas Ctrl Alt T usadas simultaneamente) e fazendo:

sudo apt-get install --reinstall gnome-themes-standard

Aplicado esse comando veja a situação dos temas e se o cursor-size para o Adwaita foi restabelecido.

Se apenas isso não for suficiente, talvez também pudesse tentar:

sudo apt-get install --reinstall gnome-themes-extras

Como disse acima, não tenho como imediatamente testar para saber ao certo se funcionará, então o jeito é fazer aí para ver o que acontece, se isso resolve a questão restabelecendo o tema Adwaita e ainda outros de forma completa.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Mario Limão

Amigo Obelix, estou chateado por informar errado a primeira versão instalada. Retifico para Ubuntu 14.10, e não 14.04. Tudo começou com a 14.10. Desculpe.  Agora fica assim: Ubuntu 14.10 > Ubuntu 15.04-Vivid.
Seguindo tua instrução para usar o terminal com os comandos, assim o fiz, resultando no não reconhecimento de "r" (reinstall). Executei os comandos sudo apt-get install gnome-themes-standard e sudo apt-get install gnome-themes-extras, com sucesso. Reiniciei e nada. Não aparece a opção Adwaita em cursor, permanecendo as 5 opções anteriores, incluindo dmz-white.
E agora?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

druidaobelix

#11
CitarRetifico para Ubuntu 14.10, e não 14.04. Tudo começou com a 14.10. Desculpe.  Agora fica assim: Ubuntu 14.10 > Ubuntu 15.04-Vivid.

OK, esse é mesmo o caminho normal quando não se faz uma instalação "limpa" e sim um upgrade de versões:  14.10 --> 15.04. Não altera o raciocínio, isto é, não estamos diante de uma instalação da 15.04-Gnome pura, vinda "de fábrica" e sim de um upgrade de versões.

Citarno não reconhecimento de "r" (reinstall).

Note que antes do --reinstall são **dois sinais de hífen**, possivelmente foi esse o retorno do erro. Normalmente é melhor copiar o comando com o mouse e colar no terminal, usando o botão direito do mouse, para se evitar erros de retranscrição. De toda forma, se usando apenas o "install'' realmente executou o apt-get, o resultado seria o mesmo, apenas lembrando que é necessário reiniciar ao menos a sessão para que o resultado da mudança tenha efeito.


Como esse meio se presta a muitos equívocos, vamos conferir se estamos falando realmente a mesma coisa. Abaixo imagens o Ubuntu-Gnome 15.04 instalado em instalação "limpa" a partir do .iso respectivo e a última das telas é a tela do Tweak Tool mostrando o tema ativo.

Veja se é isso que igualmente você tem aí, se é desse ambiente gnome que realmente estamos falando e ainda confirme a tela do tema.

Click sobre o thumbnail (miniatura da imagem) que irá para o site do servidor imgur com a imagem aumentada e lá na página se ainda clicar sobre a imagem irá tê-la no tamanho normal, melhor para observar.

Tela de entrada do Ubuntu-Gnome 15.04



Tela dos ícones do Ubuntu-Gnome 15.04



Tela do "Tweak Tool"  (Ferramenta de ajustes) mostrando ativo o padrão Adwaita



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Mario Limão

A deficiencia visual do vovô não percebeu os "dois traços" e viu um baita traço, só. kkkkkkk Mas, no mais, feito.
A tela é diferente, não tenho "atividades" na faixa do alto. Lançador na esquerda, igual.  O teu Gnome é shell (Gnome-Shell) certo? Na tela diz "Tema do shell". Isso mostra uma diferença importante.   Penso que meu Gnome é Nautilus. Pode ser?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

druidaobelix

Faça uma verificação para tirar um dúvida.

Através do dconf-editor entre na chave:

org > gnome > desktop > vm > preferences

Observe que há a barra de rolagem à direita, acione para localizar (está no final): theme

Veja se está como Adwaita

Se não estiver veja se é possível acionar o botão "Definir padrão" no final do quadro.

Se "Definir padrão" não levar automaticamente para Adwaita, experimente alterar o valor manualmente

nota: estou pressupondo que você efetivamente reinstalou o gnome-themes-standard.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Mario Limão

#14
Ref.: Veja se está como Adwaita.
SIM.  O tema está Adwaita. O tema padrão é Ambiance para VM>Preferences.
A reinstalação do gnome-themes-standard foi executada com sucesso.
Não consigo obter o pacote de extensão "user-themes" no site gnome oficial. Lamento que esteja faltando este extra.
Amigo Obelix, vc tem o Shell-Gnome com a extenção User Themes, certo?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.