Autor Tópico: novo boot  (Lida 11443 vezes)

Offline mjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
novo boot
« Online: 23 de Outubro de 2005, 18:06 »
Pessoal,
tive alguns problemas com a partição Windows depois da instalação do Ubuntu e resolvi formata-la e reinstalar o SO. O problema foi que depois de reinstalar o windows, o grub não mais me mostrou a seleção de SO disponíveis e nem mesmo o equivalente no windows (boot.ini). Alguma dica de como fazer para regularizar as opções de boot com o grub?
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2005, 18:29 »
Quando se faz dual boot com o windows a regra é:
1o. Instalar o windows
2o.Instalar o linux.
3o.Fazer um disquete de boot da distro recem instalada. Isto é perfeitamente possivel e altamente recomendavel na instalação do Ubuntu.
O procedimento inverso, isto é, instalar o linux e depois o windows é arriscado e se vc não tiver um disquete de boot fica difícil, mas não impossivel recuperar.
O fato é que o windows não "enxerga" o linux, mas este reconhece partições do windows.
Se a sua instalação do Ubuntu é recente e vc não tem documentos importantes a perder, a melhor solução é reinstala-lo já que percebi que não fez um disquete de recuperação. Existe a possibilidade de atualização pelo CD, nunca utilizei nesta distro.
Neste forum ou em outros tem muitas dicas sobre instalação ou recuperação..
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2005, 18:32 »
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline mjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2005, 21:16 »
Pessoal, obrigado pelas respostas, mas esqueci de mencionar um gravante...eu não tenho mais o disco de instalação do Ubuntu (nem o live)...tem algum jeito de eu ter acesso ao shell para recuperar o grub?
Abraço. Marcelo Jr.
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).

Offline mjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Alguma dica?
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2005, 11:54 »
Alguma dica?

Eu vi no google um tal de Floppix (linux em dois disquetes)..consegui fazer o boot mas não vi nenhum comando para editar a MBR e ter acesso ao Grub denovo...
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
novo boot
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2005, 12:09 »
O correto é tu bootar por um disco do GRUB... Tu precisa entrar no Linux pra resintalar o grub.

Se você tiver um disco do conectiva 10 da pra fazer pois ele exibe um grub no boot. Ou então um disquete de boot do grub... peça pra algum amigo criar um pra você.

Veja aqui uma dica que eu postei sobre disco de boot:

http://www.linuxbsd.com.br/forum/viewtopic.php?t=7092&highlight=grub

Alguém tem que fazer um disco do grub pra você. Eu sempre carrego um comigo. Dai você boota pelo disco do grub e aperta "c" pra linha de comando. Estudando um pouco você cria as linhas necessárias pra bootar no Linux. Dai dentro do linux só dar um

sudo grub-install /dev/hda0

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
novo boot
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2005, 12:27 »
Olha... fiz uma imagem do grub aqui pra disquete... não sei se funciona alguém teste pra mim por favor.


1 - Baixe o seguinte arquivo: http://www.tuxresources.org/files/image-grub.floppy
2 - Logue-se num Linux qualquer (por ser um kurumin) e em seguida abra um terminal. Navegue poe ele até o diretório onde se encontra o arquivo image-grub.floppy
3 - Coloque um disquete vazio no drive
4 - Execute o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
dd if=image-grub.floppy of=/dev/fd0

Pronto vc ja deve ter um disquete de boot do grub. Espero que funcione...

[]s

Offline mjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2005, 13:20 »
Eu não tenho acesso ao shell para executar os comandos que passastes...
tentei mover a sua imagem para um disquete pelo Windows ( o único que consigo boot no momento) mas a imagem tem 1.4M e não coube nele...
Alguma dica?
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
novo boot
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2005, 13:22 »
Essa imagem só da pra ser gravada por um Linux. Não da pra fazer via windows. Você não tem nenhum kurumin ai? Nenhum amigo que tenha?

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2005, 13:25 »
Tem artigos explicando com um live CD como é feita essa recuperação. Caso encontre algum eu posto o link.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline mjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2005, 13:26 »
Seria possível que a fizesse e me mandasse por e-mail?
marcelojunior@superig.com.br

Pelo que pude pereber foi uma decisão errada não ter feito o rescue da distro num disquete quando instalei o Ubuntu...ou então guardar um CD à sete chaves por segurança...
Valeu!
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2005, 13:30 »
Só para teres uma ideia, eu tenho 2 disquetes de recuperação. Se 1 falhar o outro resolve.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
novo boot
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2005, 15:50 »
Citação de: "LedStyle"
Essa imagem só da pra ser gravada por um Linux. Não da pra fazer via windows. Você não tem nenhum kurumin ai? Nenhum amigo que tenha?


Creio que se baixar o rawritewin ou o rawrite.exe seja possível, infelizmente não tenho o link de onde baixar o programa, mas a maioria dos CDS de distros o trazem no dosutils
EDITADO
Tá aí o link.
http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/rawwrite.htm

Offline mjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
boot funcionou mas nenhuma seleção reconheceu...
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2005, 00:47 »
Xterminator, utilizei a imagem enviada pelo LedStyle (Grub) e o seu programinha para escreve-la num disquete. Fiz o boot normalmente, mas nenhuma das seleções disponíveis (com esceção do NT/Windows) eu consegui bootar no linux...
Alguma dica? Talvez alguma outra imagen..
Marcelo Jr.

Aproveite para aprender com os erros alheios. Você certamente não terá tempo de cometê-los todos sozinho (Trupper).

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
novo boot
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2005, 00:55 »
mjunior é que está configurado pro MEU PC... você deve dar um "c" e entrar com comandos.

Ai da um "help" pŕa ler a ajuda.

Por exemplo:

kernel (hd0,1)/boot/vmlinu[APERTE TAB PRA COMPLETAR]

hd0,1 é a segunda partição do disco 1.
hd0,0 é a primeira partição do disco 1
hd0,2 é a terceira partição do disco 1
hd1,1 é a segunda partição do disco 2

Sacou? Vai montando com "TAB". Qdo terminar de montar essa linha de um ENTER...

Ai monta a outra:
initrd (hd0,1)/boot/initrd.img-[ABERTA TAB PRA COMPLETAR]

Ai da enter de novo e depois aberta "B" pra bootar.


Outro esquema é carregar o seu arquivo de config do ubuntu:

configfile (hdx,x)/boot/grub/menu.lst

Vai completando com [TAB] sempre.

[]s