Autor Tópico: Synaptic  (Lida 3798 vezes)

Offline Tave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Synaptic
« Online: 15 de Outubro de 2006, 16:48 »
Olhem só..eu tento usar o Synaptoc e ele aparece isso:
root@ubuntu:/home/filipe# synaptic
Xlib: connection to ":0.0" refused by server
Xlib: No protocol specified


(synaptic:11509): Gtk-WARNING **: cannot open display:

e no modo grafico aparece Su retornou com erro....o q houve?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Synaptic
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2006, 13:51 »
Você deve ter aberto um terminal, digitado: su -

Ai não rola mesmo pq vc perde as variáveis de ambiente. Tente como USUÁRIO mesmo digitar: sudo synaptic

Ou melhor ainda: gksudo synaptic

Ou em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic

Lembrando que o Synaptic é em modo gráfico. Se quiser um em modo texto use o "aptitude".

Offline Tave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Synaptic
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2006, 14:37 »
Ai Led, pois é, nem eu indo no Icone ele funciona, digamos, N consigo usar o Synaptic de jeito algum, mas acho que descobri o erro, foi depois q baixei o KDE, vou entrar por gnome e tentar ver se ele baixou os pacotes certos...pode ser isso nao?


senão, não tenho nem ideia!

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Synaptic
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2006, 18:27 »
Isso ai ta me cheirando: "Eu criei uma senha para o usuário root".

Por um acaso você fez isso?

Offline Tave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Synaptic
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2006, 18:48 »
Isso ai ta me cheirando: "Eu criei uma senha para o usuário root".

Por um acaso você fez isso?


Sim, mas eu sei a senha eheuehe

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Synaptic
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2006, 21:35 »
Suspeitei desde o princípio!

O problema não é esquecer a senha. Acontece que você ta querendo usar o controle de playstation no nintendo 64. Da até pra adaptar, mas o resultado é um frankenstein.

Não tente trazer os costumes de uma distribuição para outra, esta é minha recomendação. O Ubuntu foi feito pra rodar sem conta de root. O administrador é o primeiro usuário cadastrado na máquina e se quiser crie outros usuários. Pra acessar comandos administrativos use o SUDO.

Deixa eu tentar te explicar mais ou menos o que você fez:

A conta do root vem desabilitada por padrão no Ubuntu certo? Pra você acessar você usa o "sudo" antes dos comandos, ou o "gksudo" (a mesma coisa mas ele pede graficamente a senha). O Synaptic (link do menu) usa o "gksudo" pra pedir direitos de root, assim como todos softwares administrativos. O Ubuntu já vem configuradinho redondinho para trabalhar assim.
Quando você define uma senha, você automaticamente mata o "sudo" e todos esses programas param de funcionar. Ai você teria (em teoria) que virar root e chamar programa a programa pela linha de comando.

O problema é que quando você vira root com o comando "su -" ou "su - root" você inicia uma nova sessão na sua máquina, mesmo que naquele terminalzinho. Nisso todas as variáveis de ambiente do seu usuário morrem e as novas variáveis de ambiente do root são carregadas. Ocorre que dentre elas, está a variável de ambiente do "X" que é o servidor gráfico. Então, quando você vira root no terminalzinho, é como se tivesse logado lá no modo texto pois com as variáveis do ambiente gráfico mortas, é o mesmo que se você estivesse com o gnome (ou kde ou seja la qual ambiente) fechado, assim como todo do X. Então quando você chama o synaptic, o mesmo não encontra o ambiente gráfico aberto e não consegue iniciar (visto que ele é um programa gráfico).

Em suma: Você fez uma grande lambança! Sugiro que você vá até o tutorial que te ensinou a ativar a conta do root e tente descobrir como fazer o processo reverso. Mas por hora... tente ao invés de usar "su -" usar apenas um "su" seco, assim:

Código: [Selecionar]
su
<senha do root>
synaptic

Offline Tave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Synaptic
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2006, 09:06 »
Rá, Valeu Led, isso que da querer fuçar nas coisas XD..mas sabe o que achei estranho? isso ta acontecendo no KDE, pq com Gnome o Synaptic Roda normal, e eu fiz isso lá também  ;D...é normal(normal sei que não é), ja que só ta dando coisa no KDE, pq gnome roda como qualquer outra coisa?

PS: li seu topico la de ajuda sobre Temas, Só que o meu fica em conectando pra download e nada.

PS2: Muito Obrigado pela ajuda.

PS3: Nunca tentei Controle de Play em 64, mas ja tentei no PC, e deu M*rda.