Essa foi boa viu Zekkerj!
Então você é o preguiçoso mais produtivo que eu já vi! Administra uma rede grande e ainda dá suporte "de grátis" pra galera aqui em redes e servidores, eu mesmo não ia conseguir. Pra mim é mais fácil por ser hobby.
Pois é Creto, também to querendo saber sua resposta para o Zekkerj. O Suse é horrível em quê?
Pra mim o Suse tem o melhor centro de controle disparado, o Yast. E você pode usar o Yast em modo texto também. Acho também que ele tem o melhor instalador. Nenhuma outra distro chega perto de tantas opções na sua instalação quanto o Suse, tudo em modo gráfico. Quer tudo automático, tá na mão! Quer controlar todos os pacotes a serem instalados? Tá lá! Quer fazer uma clonagem da instalação pra só repetir em outra máquina assim que termina esta instalação? Tá lá também!
Devo concordar que o Suse não vai rodar em máquinas do arco da velha, você vai precisar de uma máquina com recursos para ele rodar bem, mas também ele não foi feito e nem é pensado pra rodar em máquinas antigas.
Então se o usuário já sabe disso, vai procurar outra distribuição que funcione bem em hardware antigo.
O difícil é convencer o pessoal que ainda tráz Lentium 4 para instalar uma distro moderna, que ele não serve mais para rodar Youtube em 1080p mais várias abas abertas do navegador e escutando música ao mesmo tempo!!!! Instala aí porque ouvi dizer que Linux é leve!
Eu acho engraçado que o MacOS Yosemite só roda bem em i5 pra cima (com muita RAM diga-se de passagem) e ninguém reclama!!!! Porque será que a Apple não vende Yosemite com Celeron e Sempron com 2GB de Ram?
O Kubuntu 15.04 64bits com KDE 5 mais atual é um consumidor voraz de memória frente a qualquer distro minimalista. O meu aqui já sobe com basicamente 800MB. É normal ficar nos 1.6GB de RAM. É daí pra cima. Como vou usar isso numa máquina antiga? Então não é só o "suse" que precisa de muitos recursos.
Daí faço um Netinstall com LXDE e Debian 7 32bits. Ele sobe consumindo 78MB com o sistema já pronto pra uso com preload!!!! Instalo mais alguns serviços pra facilitar a vida do usuário final e ele fica na casa dos 90MB!
Essa é a beleza do Linux, tem distro para todos os gostos e hardware. Mas tudo tem limite né! Os caras querem tirar leite de pedra com Linux! Não dá!