Gnome no lugar do Unity (cuidado: pode "quebrar" o sistema)??

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 19 de Junho de 2015, 11:43

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Bom dia. Recentemente fui verificar a possibilidade de instalar no Gnome (creio que era o 3.16) no meu Ubuntu 15.04. Pois bem, ao ler o tutorial, bem bacana e tal, ao final li uma mensagem tipo "Ao instalar o Gnome no Ubuntu Unity, você poderá danificar seu sistema de modo irreversível ocasionando na perca da estabilidade e segurança do sistema - Instale por  sua conta e risco"
Bem, depois dessa nem sequer arrisquei... rs...

Lhes pegunto:
1. É interessante instalar o Gnome no Ubuntu?
2. Resultaria em um sistema excessivamente "pesado"? (ou seria ele ao menos um pouco mais leve que o Unity?).
3. Vocês saberiam me indicar um link, ou passos pra instalar o último Gnome (estável) ?

Valeu e tudo de bom.

Tota

Citar1. É interessante instalar o Gnome no Ubuntu?

O Gnome é igual ao Unity (que é uma variante e baseada no Gnome). Ambos são ambientes gráficos com mais ou menos os mesmos componentes, o que muda é o visual.

Citar2. Resultaria em um sistema excessivamente "pesado"? (ou seria ele ao menos um pouco mais leve que o Unity?).
Não, resultaria não num sistema mas num ambiente gráfico um pouco menos pesado, nem sempre "mais leve".

Citar3. Vocês saberiam me indicar um link, ou passos pra instalar o último Gnome (estável) ?
Central de programas do Ubuntu. Ali tem a versão estável para sua versão do Ubuntu.

Querendo fazer do zero, pode ir no site do Gnome => www.gnome.org
Lá você encontra o Gnome "puro" e pode testar caso tenha os conhecimentos básicos de compilação de pacotes. Baixe o pacote binário em tar.gz e instale em sua maquina, isto vai deixá-lo mais rápido.

JoaoDamasceno.ufc

Tota muito obrigado. Vou dar uma olhada aqui... (porque não sei instalar via compilação de pacotes... rsrsrs...)

agente100gelo

@JoaoDamasceno.ufc

A situação é que o Ubuntu não vem com a última versão do Gnome e sim como arremedo de Gnome misturando aplicativos de versões diferentes. Funciona? Funciona.

O tutorial que você leu é o que instala a versão mais recente pura do Gnome no Ubuntu e pode ocorrer mesmo esse problema já que não é uma adaptação aprovada pela Canonical.

Eu uso o Gnome-Shell como interface principal mas uso a versão do Ubuntu mesmo. Um ou outro aplicativo um pouco atrasado não faz grande diferença já que as mudanças são bem sutis.

Basta instalar o pacote gnome-shell e escolher no login esta interface.

Por fim, eu acho o Gnome mais leve que o Unity principalmente na busca de aplicativos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

JoaoDamasceno.ufc

agente100gelo ôpa, muito obrigado...! Então a ideia mais viável sou eu instalar o Gnome-shell e não o Gnome 3.16 como eu havia citado?

agente100gelo

Você já tem várias peças do Gnome instalado e utilizando. Instalar o Gnome-Shell apenas  lhe dará a interface base atual do Gnome.

Vá em frente.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson