Autor Tópico: [RESOLVIDO] Ambientes gráficos ou suites de aplicativos?  (Lida 1645 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Ambientes gráficos ou suites de aplicativos?
« Online: 13 de Junho de 2015, 07:54 »
Olá!

Alguém já reparou que os ambientes gráficos, como o GNOME e KDE, querem incluir programas para tarefas comuns, como programas para gravar imagens ISO (Brasero, K3b), programas para tarefas multimídia (Totem, (do KDE eu não sei)) etc. Não só esses ambientes gráficos grandes, mas até o Xfce tem o Xfburn para gravar imagens e tal.

Por quê os ambientes gráficos querem fazer mais do que apenas gerenciar o ambiente e desenvolve esses programas específicos pro ambiente? Por quê não se concentrar no que realmente importa e deixar que outros desenvolvedores criem programas para essas coisas?

Abraços!
« Última modificação: 13 de Junho de 2015, 15:03 por colher »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ambientes gráficos ou suites de aplicativos?
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2015, 12:48 »
Olá,

Porque o próprio nome já diz: ambiente gráfico.

O que você quer é apenas um gerenciador de janelas. E o Linux tem vários gerenciadores de janelas que rodam como ambientes gráficos sem nenhum pacote associado.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ambientes gráficos ou suites de aplicativos?
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2015, 14:06 »
Não sei se você entendeu Tota, ou se eu me expressei corretamente.

Tipo, eu me refiro aos programas "adicionais" que os ambientes trazem, como os citados. Nada contra, mas eu acho que seria mais interessante investirem no ambiente no que nos programas.

Veja o "Box" (eu acho que o nome é esse) do GNOME, que faz emulação de máquinas virtuais. Pra quê isso? Já temos o VirtualBox que é muito bom e já está maduro, creio eu. Então, pra quê reinventar a roda desenvolvendo mais um programa para se preocupar?

Por outro lado é bom, pois o ambiente já traz esses programas que são utéis. Mas ele fica restrito ao ambiente, podendo trazer problemas caso se tente instalar em outros desktops.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117088.msg644688.html

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ambientes gráficos ou suites de aplicativos?
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2015, 14:34 »
Não sei se você entendeu ou eu me expressei mal.

O que é um ambiente gráfico: é um gerenciador de janelas com componentes de gerenciamento que integram o ambiente gráfico.

Um ambiente gráfico deve conter no mínimo um gerenciador de janelas, um emulador de terminal e um gerenciador de arquivos integrados.

Um gerenciador de janelas é o que o nome diz. Ele apresenta graficamente o sistema em janelas gerenciado pelo X11.

Se você quer um gerenciador de janelas use o enligthenment por exemplo. Se quer um ambiente gráfico use o Gnome por exemplo.

Agora, se quer que o gnome que é um ambiente gráfico se comporte apenas como um gerenciador de janelas, desista pois ele não é só um gerenciador de janelas.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ambientes gráficos ou suites de aplicativos?
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2015, 15:02 »
Ok =)