Como saber se um pacote é "vital"

Iniciado por Kinetsu, 07 de Junho de 2015, 14:10

tópico anterior - próximo tópico

Kinetsu

Eu tive a desagradável experiência de ter minha interface gráfica completamente inutilizada devido à desinstalação de alguns programas que devem ter removido pacotes essenciais para o funcionamento da interface gráfica. Por sorte, isto aconteceu enquanto ainda utilizava o Ubuntu numa máquina virtual.

Agora que estou utilizando o Ubuntu como SO principal estou com muito receio ao desinstalar algum programa. Por exemplo:
Ao tentar desinstalar o programa "XTerm", a seguinte mensagem é exibida:
Para remover o XTerm, esses itens devem ser removidos, bem como:

• X.org x window system (xorg)

Ou ainda mais intimidador:
Mapa de caracteres é um item do núcleo do Ubuntu. Removê-lo pode fazer com que futuras atualizações sejam incompletas. Tem certeza que deseja continuar?

• The Ubuntu desktop system (ubuntu-desktop)

É bastante óbvio que prosseguir com a desinstalação do segundo programa mencionado, será prejudicial ao sistema.
Mas quanto ao primeiro, como posso saber se este pacote é vital para o sistema ou se algum outro programa poderá ser afetado? Ou seja, como saber se é seguro prosseguir com a desinstalação?

agente100gelo

Remover o xorg é simplesmente derrubar o que sustenta as interfaces gráficas.

Mas qual seria a utilidade de remover o xterm?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

irtigor

Dá pra inferir alguma coisa baseado no que o gerenciador de pacotes te informa, mas no fim das contas você tem que saber como o sistema (e cada coisa) funciona. Ai é ler os manuais, páginas dos projetos, talvez fazer um linux from scratch, e por ai vai.

Kinetsu

Citação de: agente100gelo online 07 de Junho de 2015, 16:29
Remover o xorg é simplesmente derrubar o que sustenta as interfaces gráficas.

Mas qual seria a utilidade de remover o xterm?

Meu conceito na verdade é o inverso disto.  Por que mantê-lo se não vou utilizar?  ;D

Citação de: irtigor online 07 de Junho de 2015, 16:45
Dá pra inferir alguma coisa baseado no que o gerenciador de pacotes te informa, mas no fim das contas você tem que saber como o sistema (e cada coisa) funciona. Ai é ler os manuais, páginas dos projetos, talvez fazer um linux from scratch, e por ai vai.

Vou dar uma olhada nestas documentações. Vlw.

platao

De uma olhada no conteudo do pacote ubuntu-desktop se vc remover algum daqueles aplicativos ele pode remover alguma parte do sistema vital ou nao.  Se vc quiser uma coisa mais personalizada isntale o ubuntu minimal e va adicionando os pacotes que vc quer.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997