Creio que é não é uma boa ideia usar o mesmo nome de usuário, pois todos os arquivos de configurações de todos os programas, ambientes gráficos e tudo mais, ficarão misturados numa bagunça só.
Basta usar a mesmo partição /home para todas as distros (tomando cuidado para não formatá-la em uma nova instalação), porém usar nomes de usuários diferentes. Assim, dentro da partição /home, haverá várias pastas de usuários com os nomes que você escolheu. Se quiser usar os mesmo arquivos pessoais para todas elas, você pode criar links simbólicos dentro de cada pasta de usuário apontando para um mesmo local, observando se não terá problemas com permissões.
Enquanto a isso nunca tive problema, e é exatamente isso que preciso, que as configurações dos programas valem tanto para distro x quanto para y. Acho até bom. Sempre que instalo uma distro, todas minhas configurações ja estão do jeito q preciso, exemplo firefox com meus favoritos, se eu mudo alguma coisa no outro sistema vai mudar tbm. Isso é mt bom.
Claro que unifico a conta de usuário apenas para distros derivadas do ubuntu (xubuntu, lubuntu, elementary os, etc), ainda não tive boa recepção em usar outras distros (fedora, debian, mint, etc) ai ja nao posso confirmar se é valido unificar a conta de usuarios. De qualquer forma obrigado pela preocupação.
Em relação a minha dúvida, eu estava vendo que a pasta usr estava ocupando muito espaço, então pensei em unificar ela para todas as distros, vi que não foi uma boa idéia. Mas valeu tentar.