Extraído do Planeta Gnu/Linux postado por Hamacker
Se voce é possuidor de uma multifuncional epson, geralmente conhecida em ingles como all-in-ones pode ter sentido dificuldade em instalar a impressora e/ou o scanner. Vou detalhar um passo-a-passo para voce ter tanto a impressora como o scanner funcionando no seu Ubuntu. O pulo do gato é esta página :
http://www.avasys.jp/english/linux_e/index.htmlO Avasys fornece drivers proprietários para a linha epson de impressoras, scanners e multifuncionais. Apenas na linha de multifuncionais estão listados :
Stylus CX3500/3600 Stylus CX3700/CX3800/DX3800 Stylus CX4500/CX4600
Stylus CX4700/CX4800/DX4800 Stylus CX5100/CX5200 Stylus CX5300/CX5400
Stylus CX5700F/5800F Stylus CX6300/6400 Stylus CX6500/CX6600
Stylus CX7700/CX7800 Stylus Photo RX420/425/430 Stylus Photo RX500/510
Stylus Photo RX520/RX530 Stylus Photo RX600/610 Stylus Photo RX620/RX630
Stylus Photo RX700
- Image Scan! for Linux & Photo Image Print System Lite
Stylus CX2800/CX2900, ME200 Stylus CX3900/DX4000 Stylus CX4100/CX4200/DX4200
Stylus CX4900/CX5000/DX5000 Stylus CX5900/CX6000/DX6000 Stylus Photo RX640/RX650
Eu sou um feliz possuidor duma multifuncional CX-4700, ela tem entrada para cartões md/sd/memorystick que são automaticamente reconhecidas pelo Ubuntu como um pendrive USB.
O CUPS já fornece driver para muitas dessas impressoras, porém apesar de gostar muito do driver nativo do CUPs, é bom saber que tenho uma outra opçao de driver. Também vou baixar o iScan que é um utilitário/backend que funciona com o
- sane. Na prática teremos uma multifuncional funcionando exatamente como no Windows, alias não tão exato, eu havia experimentado essa impressora no Windows e perdí muitas fotos tentando imprimi-las sem as bordas, no Linux isso foi muito mais fácil.
Primeiramente, vamos visitar a página do Avasys em :
http://www.avasys.jp/english/linux_e/index.htmlNo lado esquerdo da página voce vai encontrar um titulo “Download” e abaixo dele voce vai clicar em “All-in-ones“. No meio da tela vai surgir algumas seções, mas a que nos interessa intitula-se :
Form for download
Onde voce vai selecionar sua impressora, no meu caso Stylus CX-4700, também em Distribution voce vai selecionar Debian, isto só deve ter valor estatístico porque os pacotes são tar.gz ou .rpm e infelizmente nenhum .deb para baixar, mas não se preocupe, pois vou lhe ensinar a usar o alien, um excelente aplicativo que converte (no nosso caso) um pacote .rpm em .deb. Prosseguindo, também há o campo Distribution version, no qual voce deve escolher a opção Others. Feito isso, tem ainda os campos :
Your country : selecione “Brazil”
Connection environment for using all-in-ones : A opção que mais se aplica a seu caso, no meu caso eu escolhi “print/scan with local printer or scanner”
Location for the product : A opção que mais se aplica a seu caso, no meu caso eu escolhi “Individuals (Graphic/Image)”.
Lembrando novamente que os campos acima, nada influem no resultado final.
Por fim, clique no botão “Next“.
Agora finalmente voce está na página de download de drivers, a página vai varia de impressora para impressora, mas a Stylus CX 4700 possui drivers para CUPS, LPR e o driver para o funcionamento do scanner. Uma notável diferença para o driver do scanner é que ele está disponível para versões diferentes do GCC (compilador), para nosso querido Ubuntu selecione sempre “GCC 3.4 or later” (GCC 3.4 ou superior). Seguindo o meu modelo de impressora,baixei os arquivos :
Printer Driver - Stylus CX4700/CX4800/DX4800 for CUPS
pips-scx4700-cups-2.6.3-1.i386.rpm
pips-scx4700-2.6.3-1.i386.rpm
Printer Driver - Stylus CX4700/CX4800/DX4800 for LPR
pips-scx4700-2.6.3-1.i386.rpm
Scanner Driver - Stylus CX4700/CX4800/DX4800 (for gcc 3.4 or later)
iscan-2.3.0-1.c2.i386.rpm
Deve ter notado que baixamos apenas arquivos .rpm, agora vem o pulo do gato, vamos instalar o pacote alien :
sudo apt-get install alien fakeroot rpm
Feito isso, vamos agora converter todos os pacotes *.rpm que baixamos :
alien -k –scripts *.rpm (atenção - - scripts é com dois traços)
Todos os pacotes *.rpm serão convertidos para .deb, após a conversão vamos eliminar definitivamente os *.rpm que foram baixados :
rm -f *.rpm
Por fim, agora vamos instala-los. Vale lembrar que o driver que acompanha o CUPS (dapper ou edgy) para minha impressora funciona muito bem, então apenas o driver de scanner(iscan_2.3.0-1.c2_i386.deb) necessitaria ser instalado, mas como eu convertí todos, então eu instalo todos :
Driver AvaSys para CUPS :
sudo dpkg -i pips-scx4700-cups_2.6.3-1_i386.deb
Feito isso, digite no prompt (opcional) :
sudo /usr/local/EPKowa/SCX4700/setup
e responda as questões, a primeira questão é :
Please select locale to use.
Select : en ja
(english) > Apenas pressione ENTER
A segunda questão é mais complicada :
Please specify the connection of a printer.
(/dev/usblp0) >
Também pressione [ENTER] ou
No Ubuntu Dapper (estou usando o edgy) a resposta poderá ser diferente, como por exemplo /dev/input/usblp0. Normalmente o próprio script traz o endereço correto, mas é sempre bom certificar-se.
Vamos a terceira pergunta :
Please specify the printer name when it is using by lpr.
(scx4700) >
Também apenas pressione [ENTER]. Voce deve ter percebido que é uma bela sequencia de ENTER porque nada por padrão é configurado, então se quiser nem execute o “sudo /usr/local/EPKowa/SCX4700/setup”, apenas faça isso se sua impressora ainda não estiver funcionando.
E por fim, a ultima pergunta :
Setup is complete. Is it saved?
(Yes/no) >
Digite “Yes” para salvar a configuração. Voce pode alterar a configuração sempre que desejar apenas chamando o script com “sudo /usr/local/EPKowa/SCX4700/setup”.
Para instalar a impressora, é o modo trivial, isto é, voce faz como se estive instalando sua impressora no GNOME ou KDE e irá notar como única diferença é que voce vai notar “EPSON Inkjet Printer #1 (Photo Image Print System)” aparecer na relação de impressoras detectadas, é exatamente esta é a que vai ser instalada e na lista de fabricantes/modelos voce vai selecionar EPSON Stylus CX4700, Photo Image Print System (en), cuidado para não selecionar os modelos que acompanham o próprio CUPS, no meu caso o modelo CUPS vem apenas como “CX4700″ ao invés do enorme nome que o AvaSys traz. A diferença para essa impressora usando o driver AvaSys com a que já vem com o CUPS pelo que pude notar, é que o driver AvaSys traz apenas 3 modos de impressão : rascunho, normal e qualidade… enquanto o cups traz outros modos intermediários, mas o driver AvaSys fornece uma simplicidade melhor ao imprimir em todos os tamanhos, por exemplo, já traz em suas propriedades de impressão os varios tamanhos de foto, tipos de mídia e opção para incluir ou não a borda. Se voce não precisa imprimir fotos, o driver que já vem com o CUPS/Ubuntu é muito mais economico.
Vamos a instalação do segundo pacote, porém antes de instala-lo atente-se para o fato de que o pacote a seguir é o suporte a servidores LPR que raramente é utilizado, especialmente no Ubuntu que é voltado para Desktop :
sudo dpkg -i pips-scx4700_2.6.3-1_i386.deb
sudo apt-get install -f
Se por um acaso voce usa servidores SAMBA e compartilhamento de impressoras então é provavel que voce necessite instalar este pacote. Salvo contrário, não instalar é uma boa pedida para não puxar as dependencias do LPR desnecessariamente.
E por fim nosso ultimo pacote que é o suporte para o funcionamento do scanner nessa impressora :
sudo dpkg -i iscan_2.3.0-1.c2_i386.deb
Feito isso, vamos instalar alguns pacotes extras :
sudo apt-get install gocr transfig ocrad
sudo apt-get install sane xsane sane-utils quiteinsane
sudo apt-get install gnome-photo-printer escputil mtink
Os pacotes extras são os utilitários do sane(sane*), o reconhecedor óptico OCR, um utilitário para impressão de fotos (gnome-photo-printer) e o leitor de nível de tinta (escputil mtink). Além do xsane, voce pode usar o útilitário “iscan” para fazer as leituras do scanner, o “iscan” chega a superar o xsane em alguns lugares, além é claro de estar em português.
De tempos em tempos recomendo voce visitar a página do AvaSys, porque esses drivers são sempre atualizados. A primeira vez que usei o iScan ele sempre pegava o outro lado papel ao “scanear”, já o xsane apesar de mais “feio” fazia do jeito certo. Atualmente este problema com o iScan já foi resolvido.
Enfim, é isso pessoal, bom divertimento com sua impressora epson.
por hamacker em 13 de outubro, 2006 02:59
FONTE:
http://planeta.gnulinuxbrasil.org/