Como adicionar memória SWAP em um HD já com ubuntu?

Iniciado por lordfox8, 07 de Maio de 2015, 17:09

tópico anterior - próximo tópico

lordfox8

Olá pessoal pesquisei bastante queria saber como coloco memória swap em um HD já funcionando?

eu tenho HD de 1tb queria separar 16gb para essa parte swap, tem como?

JorgeW

Olá , quando eu instalei o meu Linux Mint tambem esqueci de fazer a partição swap então pelo GParted eu criei uma partição e formatei ela como linux-swap , cliquei com o botão direito sobre a partição swap e em seguida em Ativar swap .

druidaobelix

Em linhas gerais é mesmo como o /JorgeW/, basta que crie um partição swap e depois ativá-la, lembrando que ela deve constar no fstab para iniciar automaticamente com o boot do sistema.

É necessário lembrar, ainda, que caso o setup do seu computador ainda seja o BIOS convencional (e não UEFI), somente são possíveis 4 partições primárias ou 3 primárias e 1 partição estendida onde você poderá criar as partições lógicas necessárias, então precisa ver como está isso no sistema.

Pode usar os comando:

sudo fdisk -l

(sinal de hífen mais letra ele aí no final do comando acima)

sudo parted -l

(idem)

para ter um mapa das partições

Também, claro, pelo GParted em ambiente gráfico.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

lordfox8

Amigo desculpe a pergunta, mas onde faço essa divisão do HD? eu trabalho com dois HDs um de 500gb onde está o sistema e outro de 1tb onde está meu backup como faço para o do Backup ficar 974gb?

druidaobelix

O redimensionamento pode ser feito pelo utilitário de Gerenciamento de Disco do Windows (diskmgmt.msc) caso vá interferir em qualquer partição daquele sistema operacional (ntfs) ou pelo GParted se o disco (a partição) a ser redimensionada for apenas Linux (ext4).

Numa janela de terminal do Ubuntu (use as teclas Ctrl Alt T simultaneamente) execute os comandos que passei e poste o resultado aqui para que possamos ter uma ideia melhor da situação existente no seu sistema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

risislunit

Olá amigo.

Uma vez precisei fazer isso em um HD que estava com um Debian Wheezy,
pela semelhança das distribuições pode ser que funcione.

O que eu fiz foi criar um arquivo swap, não precisando particionar o HD somente para adicionar um swap novo.

Primeiramente CUIDADO com o comando abaixo, cheque 2 vezes se ele está correto

# dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1M count=4001

O que fiz aqui foi simplesmente criar um arquivo de 4GB de tamanho, se quiser diminuir para 2GB coloque o valor 2000 no count.

após isto retire as permições para que somente o root possa ler e escrever

# chmod 600 /swapfile

agora edite o arquivo fstab

nano /etc/fstab

e acrescente a linha

/swapfile                                  none                           swap                          0                0

por fim use o comando

swapon -a

Para que o fstab seja lido novamente e cheque se o arquivo swap foi carregado normalmente

$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:         15971      15476        495        452        328      12625
-/+ buffers/cache:       2522      13449
Swap:         4000          0       4000

Espero que ajude!