Autor Tópico: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS  (Lida 7548 vezes)

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Boa noite, sou novo no forum e no Linux, instalei o Ubuntu 14.04 LTS no meu computador (compaq presario - Celeron 1037U 1.8Ghz, 2gb de ram) e estou tendo problemas quando religo o computador depois de um tempo desligado. Acontece que o ponteiro do touchpad fica travando e é como se não respondesse direito ao toque. O interessante é que depois de uns 10 minutos usando o computador ele se "estabiliza" e consigo usar o touchpad normalmente. O problema parece ser quando o notebook fica um tempo desligado e religo ele (quando apenas reinicio não aparece o problema). O computador é novo e nunca usei ele no windows para efeito comparativo do problema. Espero que alguém possa me ajudar.

Peço desculpa caso já exista esse tópico, fiz uma pesquisa no fórum e não achei nada parecido com esse meu problema em termos de touchpad. Caso já exista, posto a duvida no lugar certo.

Muito obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2015, 04:31 »
Inicialmente é necessário saber ao menos qual é o touchpad nessa máquina.

Execute num terminal e cole aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
xinput
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2015, 04:50 »
segue amigo:

Virtual core pointer                       id=2   [master pointer  (3)]
⎜   ↳ Virtual core XTEST pointer                 id=4   [slave  pointer  (2)]
⎜   ↳ PS/2 Elantech Touchpad                     id=12   [slave  pointer  (2)]
⎣ Virtual core keyboard                      id=3   [master keyboard (2)]
    ↳ Virtual core XTEST keyboard                id=5   [slave  keyboard (3)]
    ↳ Power Button                               id=6   [slave  keyboard (3)]
    ↳ Video Bus                                  id=7   [slave  keyboard (3)]
    ↳ Power Button                               id=8   [slave  keyboard (3)]
    ↳ Sleep Button                               id=9   [slave  keyboard (3)]
    ↳ USB Video Device                           id=10   [slave  keyboard (3)]
    ↳ AT Translated Set 2 keyboard               id=11   [slave  keyboard (3)]

Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2015, 05:48 »
Infelizmente não é uma boa notícia, trata-se do nosso velho conhecido Elantech, certamente o pior Touchpad existente em ambiente Linux. O driver é algo ruim que dói, desde que apareceu só tem dado problemas, não há suporte algum do fabricante para o Linux, nenhuma ajuda, nenhuma informação sobre o firmware.

Faz mais este comando para vermos a situação dele no sistema:

Código: [Selecionar]
synclient | grep TouchpadOff
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 12:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2015, 15:16 »
Vixx me dei mal então... Se não tiver jeito vou continuar usando assim mesmo ou troco até de computador, mas pro windows não volto rs...

segue o solicitado:

Couldn't find synaptics properties. No synaptics driver loaded?

Obrigado cara.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2015, 17:43 »
Curiosa essa mensagem retornando o resultado do comando, não deveria de forma alguma ter retornado isso, no mínimo significa que não conseguiu carregar o driver.

Sabe dizer se quando você executou o comando o touchpad já estava funcionando ou não?

Se o caso, tente de novo porém quando ele estiver com certeza funcionando, isto é, após aquele tempo inicial que você disse que ele desaparece.

Editando (17:55):

Não é que não conseguiu carregar o driver, não conseguiu sequer ver que há um touchpad no sistema, é como se não existisse!
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 17:56 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2015, 18:44 »
Que estranho! na hora que digitei o comando o touchpad já estava funcionando normalmente! tanto que acabei de efetuar o mesmo comando novamente, deu o mesmo resultado, e estou usando o touchpad agora normal tambem!



Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2015, 18:59 »
Então, /surfinblood/,


Não tenho um computador idêntico ao seu e não conheço uma solução específica para o problema.
Na verdade há mesmo dificuldade de entender um comportamento assim errático por parte de um driver, que não funciona inicialmente e, como você diz, "após mais ou menos 10 minutos passa a funcionar."
Não consigo atinar uma razão para isso, para essa forma de acontecer, exceto por algum problema de driver mesmo, já que o Elantech se trata de um caso conhecido de problemas.

Para uso doméstico geralmente nem chega a ser um grande problema, pois sempre se pode plugar um mouse usb sem fio e trabalhar até mais confortável, porém o problema está quando se usa o notebook em situações externas, quando se vai com o notebook pra lá e pra cá, aí tem que ficar carregando o mouse usb junto, o que pode ser desconfortável.

O que podemos fazer, sem saber se vai dar certo ou não, é:

1) tentar "cutucar" o touchpad com um comando logo no início do sistema para ver se ele "acorda" e passa a funcionar. No momento é a ideia que mais diretamente me ocorre.

2) Uma outra opção que penso que vale a pena experimentar, é você montar um live-iso (pendrive ou dvdroom com o Lubuntu e testar nesse computador para ver o que acontece com o Touchpad nele.
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 19:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2015, 19:22 »
Então cara, entendo perfeitamente e agradeço sua atenção em tentar me ajudar. Eu tambem achei estranho esse problema, eu até no começo achei que essa letindao e travamentos apos religar, poderia ser algum driver ainda inicializando (se é que isso é possivel) e assim que completasse ele pararia de travar. Vendo de maneira grosseira e leiga (como a minha) parecia ser isso mesmo. Porque como disse, depois de um tempo usando o computador, o touchpad responde normalmente, mas o que me ocorreu de ser algum tipo de problema é a demora pra voltar ao normal, coisa que tinha nao visto antes. Até da pra deixar ele assim mesmo só é preciso ter um pouco de paciencia rs. Mas mesmo assim gostaria de tentar essa sua primeira sugestão, como podeira fazer isso?

Obrigado.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2015, 19:25 »
Boa noite a todos,

Hoje cedo pela manhã eu cheguei a procurar uma solução para tentar ajudar na resolução do problema, mas depois desisti de dar qualquer opinião por não ter experiência com esse hardware e pelo amigo druidaobelix já ter dado uma resposta, que eu considero mais experiente e apto que eu para isso. Mas como não conseguiram uma solução (ainda), vou dar meus pitacos.  ;D

Eu havia encontrado uma página no Viva o Linux que explica que esse hardware passou a ser melhor suportado com uma nova versão do kernel, a 3.18. Eu não sei se seria o caso aqui, mas não havendo uma melhor possível solução para o problema talvez fosse interessante tentar: http://www.vivaolinux.com.br/dica/ETPS2-Elantech-Touchpad-Multi-touch-no-ubuntu-sem-patch

Outra coisa que me chamou a atenção foi o hardware mencionado no início do tópico, um Celeron 1037U 1.8Ghz, 2gb de ram. Não sei o quanto poderia interferir, mas o Ubuntu exige um bom hardware para rodar satisfatoriamente, e talvez fosse mais indicado testar o Lubuntu ou o Xubuntu para ver como fica. Não sei se poderia explicar o caso do touchpad ser "lento" ao iniciar o sistema mas funcionar normalmente depois, mas sem dúvida alguma lentidão no sistema deve acontecer com um hardware assim.
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 19:26 por MatheusWillder »

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2015, 19:42 »
Obrigado tambem Matheus, estou olhando o topico que voce me indicou. Só uma perguntinha offtopic aqui, estou pensando em expandir para 4gb de ram, será que ja seria melhor pra rodar com o Ubuntu? ou meu processador que nao serve mesmo?

Abraço

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #11 Online: 12 de Abril de 2015, 20:16 »
Eu vi uma comparação aqui entre um Core i3 3217U similar ao seu Celeron 1037U e o i3 ganha, mas por pouco, vi também as especificações do seu e acho que está bom. Mas dependendo do uso a memória RAM está pouca. Para navegar em algumas abas (poucas) e jogos básicos, está bom. Mas se você quer multitarefa, ouvir música, assistir vídeos no YouTube com resolução boa, e abrir várias abas, com certeza vai engasgar.

Mas o desempenho do Ubuntu depende muito do hardware, já ouve casos de membros aqui dizendo que tem 8GB de RAM e mesmo assim o Ubuntu apresenta lentidão. Depende do hardware, às vezes a compatibilidade não é boa então não tem o que fazer.

Para mim, o Ubuntu é muito mais simples que outros sistemas, como Windows 8, que tem inúmeras funções nativas, como as Tiles que exibem informações sobre o clima, notícias, fotos do computador e de redes sociais, e mesmo assim o Ubuntu depende de mais hardware para rodar. Vejo muito Dual-Core com 2GB de RAM, basicão, rodando bem o Windows 8. #thetretahasbeenplanted

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2015, 21:04 »
De fato, bem lembrado pelo comentário do /MatheusWillder/, instalar e experimentar o kernel 3.18 em versão estável pode ser interessante.

Para baixar e instalar o kernel 3.18, conforme seja sua versão de sistema operacional (64bit ou 32bit):


64bit:

Código: [Selecionar]
wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.18-vivid/linux-headers-3.18.0-031800-generic_3.18.0-031800.201412071935_amd64.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.18-vivid/linux-headers-3.18.0-031800_3.18.0-031800.201412071935_all.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.18-vivid/linux-image-3.18.0-031800-generic_3.18.0-031800.201412071935_amd64.deb

sudo dpkg -i linux-headers-3.18.0-*.deb linux-image-3.18.0-*.deb

sudo reboot

32bit:

Código: [Selecionar]
wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.18-vivid/linux-headers-3.18.0-031800-generic_3.18.0-031800.201412071935_i386.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.18-vivid/linux-headers-3.18.0-031800_3.18.0-031800.201412071935_all.deb

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.18-vivid/linux-image-3.18.0-031800-generic_3.18.0-031800.201412071935_i386.deb

sudo dpkg -i linux-headers-3.18.0-*.deb linux-image-3.18.0-*.deb

sudo reboot

O comando dpkg precisa ser feito dentro do diretório em que foram baixados os arquivos .deb do kernel, isto é, onde executar o wget, no mesmo lugar faça o dpkg (geralmente dentro do diretório ~/Downloads).

Após a instalação execute:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub

Isso vai criar uma nova entrada no menu do grub constando lá o kernel 3.18, inicie por essa nova entrada para ver o que acontece com o touchpad.
« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 21:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2015, 21:59 »
Obrigado pela ajuda pessoal. Vou instalar o Kernel 3.18 e posto o resultado aqui após a instalação. Abraço

Offline surfinblood

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando quando religo o computador - Ubuntu 14.04 LTS
« Resposta #14 Online: 13 de Abril de 2015, 21:15 »
Boa noite, entao gostaria de postar aqui o resultado da mudança para Kernerl 3.18. Fiz a baixa e a instalação e na hora que o computador reiniciou, apareceu um erro no boot era dificil de copiar para cola-lo aqui, era muito rapido e ja iniciava a tela do Ubuntu. Mas pelo que deu de ler era algo como ps2 is missing, touchpad is missing e mais alguns erros. E a maquina subia para tela de login com tudo travado. Mouse, touchpad e teclado. Nao conseguia utilizar o sistema. Isso me levou a crer que realmente devia ter algum problema com o touchpad. Como fiquei sem computador e acesso a internet para enviar uma pergunta aqui pro forum pra ver se conseguia contornar a situação (sim, até meu celular ta quebrado!) acabei reinstalando o sistema todo via pendrive e para minha surpresa o sistema subiu redondo, sem nenhum erro de touchpad. Fiz varios testes deixando a maquina desligada e tal e tudo certo. Unico problema que ainda continua é minha Wi-fi caindo direito, mas vou pesquisar em algum post pra ver se já nao tem a solução pra isso antes de perguntar. Para efeito de informação, realmente nao faço nem ideia se isso pode ter influenciado o touchpad nessa nova instalação, mas a unica diferença que fiz durante o processo de instalação foi deixar o idioma no ingles e sem acesso a internet para baixas de atualizações durante o processo de instalação... no resto ficou tudo igual a primeira. Gostaria de agradecer a ajuda e atençao de voces pessoal e por enquanto era isso. Abraço!