Autor Tópico: Distros leves em pc's com hardware "bom"  (Lida 5650 vezes)

Offline Rousseau

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Distros leves em pc's com hardware "bom"
« Online: 10 de Abril de 2015, 18:02 »
Tive essa dúvida ao comprar um notebook novo. Sempre usei o bom e velho Lubuntu 12.04 no pc com um celeron e 1 gb de ram, o pc literalmente voava, a distro é muito boa e rápida. Mas nesse pc novo é um i3 com 4 gb de ram. Dai a dúvida, como uma distro como o Lubuntu 14.04 (64) se comporta num pc assim? Por ser uma distro que preza pela leveza ela consegue "aproveitar" um hardware mais robusto?

p.s: aproveitando o tópico, os sistemas 64 no mundo linux funcionam como no windows em relação ao melhor desempenho?
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)

Offline hugoleal85

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Distros leves em pc's com hardware "bom"
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2015, 18:14 »
Num PC recente, como esse seu Core i3, a diferença de desempenho entre os ambientes é pequena. Sendo assim, a escolha por qual deles utilizar se torna muito mais uma questão de gosto pessoal e melhor adaptação ao ambiente em questão.

Como você aparentemente tem preferência por ambientes mais leves e práticos, eu indicaria o Xfce ou MATE.

Ainda assim, acredito que vale a pena você experimentar alguns outros ambientes, ao menos os principais como Xfce, MATE, Unity, KDE e Cinnamon, e ver com qual deles se adapta melhor.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

MatheusWillder

• Visitante
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2015, 18:58 »
Boa noite,

Apenas para complementar a resposta do hugoleal85, eu diria que o uso de uma distro leve em um hardware desses seria útil apenas em casos específicos, como usar programas que demandam muita RAM, CPU ou GPU, como você usar programas para conversão de vídeos ou alguns jogos pesados. Mesmo assim, esse beneficio seria limitado, por exemplo, programas para conversão de vídeo demandam muito da CPU, que tem baixo uso em ambos os ambientes. Já jogos demandam mais da GPU e da RAM, e ai sim haveria um ganho significativo de desempenho, pois o LXDE usa muito pouco da GPU por ser um ambiente simples e sem recursos avançados, além de usar pouquíssima RAM, que ficaria disponível para uso do jogo.

Mas isso é o cenário teórico. Na prática, há poucos jogos para Linux que demandem tanto do hardware, e dificilmente o usuário comum faz uso constate de conversão de vídeo e outros usos pesados. Assim, acho que a dica do hugoleal85 de testar outros ambientes gráficos é mais que válida, seja para ver qual você melhor se adapta, seja para respirar "novos ares".

Offline Rousseau

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2015, 20:13 »
Num PC recente, como esse seu Core i3, a diferença de desempenho entre os ambientes é pequena. Sendo assim, a escolha por qual deles utilizar se torna muito mais uma questão de gosto pessoal e melhor adaptação ao ambiente em questão.

Como você aparentemente tem preferência por ambientes mais leves e práticos, eu indicaria o Xfce ou MATE.

Ainda assim, acredito que vale a pena você experimentar alguns outros ambientes, ao menos os principais como Xfce, MATE, Unity, KDE e Cinnamon, e ver com qual deles se adapta melhor.

Ah, então o que andei pensando não estava errado não. Mas a simplicidade do LDXE me impressiona, acho difícil sair dele, as minhas necessidades são sanadas com ele. Andei um tempo usando o Ubuntu com Unity, num desktop aqui de casa, e por mais que ele rodasse muito bem no pc achava a interface meio confusa, não me adaptei de jeito nenhum. O Cinnamon testei uma vez, se não me engano no Mint, e não me agradou muito não. O XFCE usei algumas vezes no Xubuntu e me pareceu interessante. Meu uso, raramente, passa do de um usuário comum, indicaria alguma distro para teste?

Boa noite,

Apenas para complementar a resposta do hugoleal85, eu diria que o uso de uma distro leve em um hardware desses seria útil apenas em casos específicos, como usar programas que demandam muita RAM, CPU ou GPU, como você usar programas para conversão de vídeos ou alguns jogos pesados. Mesmo assim, esse beneficio seria limitado, por exemplo, programas para conversão de vídeo demandam muito da CPU, que tem baixo uso em ambos os ambientes. Já jogos demandam mais da GPU e da RAM, e ai sim haveria um ganho significativo de desempenho, pois o LXDE usa muito pouco da GPU por ser um ambiente simples e sem recursos avançados, além de usar pouquíssima RAM, que ficaria disponível para uso do jogo.

Mas isso é o cenário teórico. Na prática, há poucos jogos para Linux que demandem tanto do hardware, e dificilmente o usuário comum faz uso constate de conversão de vídeo e outros usos pesados. Assim, acho que a dica do hugoleal85 de testar outros ambientes gráficos é mais que válida, seja para ver qual você melhor se adapta, seja para respirar "novos ares".

Em relação a respirar "novos ares" gosto de mais do LXDE, a simplicidade dele é matadora, o problema de migrar de distro ou ambiente é exatamente esse, provavelmente vou perder essa sobriedade que o ambiente tem, o que gosto é exatamente isso, ele te apresenta o que você precisa, sem nenhum elemento extra pra embaralhar o uso. Até no uso de programas prefiro os que tem esse perfil, para vídeo só uso o SMPlayer e áudio só o Audacious e as vezes o Aqualung. Um ou dois cliques e tava tudo feito, mesmo a 12.04 não sendo tão estável funcionava bem e parece que a 14.04 já nasceu bem estável e vai ter 3 anos de suporte.

Faço a mesma pergunta que fiz acima, indicaria alguma distro para teste?
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)

Offline hugoleal85

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2015, 20:45 »
Pelo que você diz,  acredito que as distros mais indicadas sejam:
- Linux Mint 17.1 Xfce
- Linux Mint 17.1 MATE
- Xubuntu 14.04.2
- Lubuntu 14.04.2

Outra opção bem leve e com a vantagem de ser RollingRelease (porém baseado no Debian,  não no Ubuntu)  é o LMDE Mate.

Também sugiro que experimente distros baseadas no KDE,  como o Kubunutu 14.04.2 ou Linux Mint KDE 17.1.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 20:47 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

MatheusWillder

• Visitante
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2015, 21:03 »
Boa noite Rousseau,

Primeiro de tudo, desculpa por deixar uma pergunta sua da primeira mensagem do tópico em aberto: Os sistemas Linux 64 bits são mais rápidos, assim como no Windows. Entretanto, com esse hardware novo seu, o ganho de performance será maior pelo poder dele de que pela arquitetura que você venha a usar nele, que eu recomendo que seja a de 64 bits.

Eu usei o LXDE por um tempo e gostei bastante dele. Gostava de usar ele para rodar o emulador de Nintendo Wii Dolphin, pois teoricamente nesse ambiente ele seria mais rápido. Entretanto, com o avanço das versões do Ubuntu, a diferença do desempenho no emulador no ambiente Unity ou LXDE passou a ser muito pouca, quase não chegando a ser notada. Assim, fique com o Unity, que eu já havia me adaptado bem.

Quanto as distros que eu possa lhe indicar, eu não consigo pensar em nenhuma, pois em praticamente todas você pode instalar o ambiente gráfico que quiser, assim é mais questão de gosto mesmo. Se você gosta do LXDE ou XFCE, use ele na distro que você achar mais fácil, seja o Linux Mint por ser mais para usuários comuns, seja o Ubuntu por ser mais livre e ter um maior suporte. Ou até mesmo o Debian (que eu gosto muito), embora ele não seja indicado para usuários comuns.
« Última modificação: 11 de Abril de 2015, 10:02 por MatheusWillder »

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2015, 23:36 »
Tenho notebook com processador Core 2 Dua T6600 (2,2 GHz), 3 GB de RAM DDR2 e chip grafico integrado. Uso Ubuntu com Mate e não me arrependo e nem trocarei de distro quando comprar meu novo notebook.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2015, 11:48 »
Tenho um c5 com 8 de ram, tudo intel, mesmo assim o Ubuntu apresenta momentos de lentidão, por isso escolhi o Xubuntu.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2015, 14:40 »
ambientes mais completos consomem mais recursos (obvio ;D), mas oferecem melhores recursos e soluções, desde aplicativos que se integram ao sistema e interagem entre si. um exemplo é a gestão de energia para para equipamentos que usa baterias, central de configurações do kde, gnome-shell (que é um espetáculo aos olhos), entre outros. isso tudo depende mais do fator gosto pessoal, do que escolha técnica, já que quem irá usar, será você.
acredito que o ambiente é mais importante que a distro escolhida (levando em consideração que você citou apenas a família do ubuntu). caso queira experimentar novidades, uma maneira que acho interessante dividir os vários ambiente:
leves: lxde, lxqt, mate e xfce;
"menos" leves: cinnamon, gnome, unity e kde.

como opção pessoal, indico o xfce (por ser mais completo que o lxde), mas uso apenas o kde e gnome.

Offline Rousseau

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 13 de Abril de 2015, 17:31 »
Respondendo a todos ao mesmo tempo.

Testei as distros sugeridas via pendrive. O Ubuntu + Unity definitivamente não me agradou, como havia dito no inicio do tópico achei, e continuo, achando o ambiente muito bagunçado é muito elemento ao mesmo tempo. Testei o Lubuntu 14.04.2 (64 bit), o Xubuntu 14.04.2, o BodhiLinux, o Elementary OS, uma distro voltada para jogos o Linux Lite e o Linux Mint 17.1 MATE. Dentre todas essas opções, obviamente não testei as distros de forma exaustiva, primeiro porque não tenho capacidade para isso e, segundo porque não tenho tempo.

O Lubuntu continua sensacional, o Bodhi é interessante mais meio trabalhoso de configurar para uma pessoa com meus conhecimentos; O Elementary eu gostei bastante, me pareceu simples e funcional como o Lubuntu; o Linux Lite é como disse voltada para jogos, então quem não tem muito interesse neles não é muito útil, ele é meio integrado com a Steam; Por fim o Mint com MATE que também achei interessante mas com umas 4 horas de uso já tava cansado do visual.

As que me pareceram mais interessantes foram: Xubuntu, Elementary OS. Os dois tem as características que mais gosto, leveza e simplicidade no uso. O Elementary (o que me desanimou em relação  a ela é que não possui um esquema de distro LTS como o Ubuntu, então reinstalar toda vez que sair uma versão nova da preguiça) tem um dock bastante prático e o Xubuntu tem o menu igualmente prático. Se alguém quiser pode indicar distros que vão nesse caminho, se eu não achar uma dentre as testadas vou começar a pensar que estou com a crise de distro  ;D http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Crise-de-distro

MatheusWillder

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2015, 17:49 »
Boa tarde Rousseau,

Parabéns pela coragem te testar todas essas distros, quando eu estava iniciando, testei muitas interfaces, mas apenas no Ubuntu. Isso porque eu temia testar alguma outra distro e encontrar algum problema e não achar suporte para ele, o Ubuntu tem a comunidade mais ativa e disposta a ajudar de todas.

Agora, minha fase de testes passou, quero o computador para fazer tarefas, e não para "brincar" nele. É um dos motivos de continuar com o Unity, se algum dia eu enjoar, há muitas formas de mudar o visual. Uma delas é o Cairo-Dock, que dá um dock ao estilo do Mac OS X que é muito bonito e funcional, além de ser leve. Eu sugiro que instale ele no Lubuntu para ver como fica. Vai que você goste.

Só uma observação: como eu já me adaptei ao Unity, dificilmente eu irei enjoar dele, porque como eu disse, uso o sistema para realizar tarefas, e não para olhar para o seu visual. Para isso, um bom wallpaper para mim já basta.

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2015, 19:57 »
...
O Elementary (o que me desanimou em relação  a ela é que não possui um esquema de distro LTS como o Ubuntu, então reinstalar toda vez que sair uma versão nova da preguiça)...
...
o elementary 0.3 é baseado no ubuntu 14.04, ou seja, seu ciclo de vida também vai até Abril de 2019.

Offline Rousseau

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2015, 17:49 »
...
O Elementary (o que me desanimou em relação  a ela é que não possui um esquema de distro LTS como o Ubuntu, então reinstalar toda vez que sair uma versão nova da preguiça)...
...
o elementary 0.3 é baseado no ubuntu 14.04, ou seja, seu ciclo de vida também vai até Abril de 2019.

Bom saber, eu gostei bem da versão que testei, ela é uma versão anterior a esta, se não me engano era o Elementary OS Luna.

Vou ficar com o Elementary então (essa versão Freya 0.3 é estável?), andei olhando apenas as distros baseadas em ubuntu pela maior facilidade, já que sou iniciante. Assim que tiver tempo instalo a distro e posto minhas impressões aqui. Por enquanto to sofrendo aqui com o w 8.1, porque ainda não tive tempo de formatar o pc. Agora, vou dizer uma coisa, depois que se acostuma com o linux é dureza usar o W, até para instalar programas deu preguiça, porque ficar dando next,next,next toda hora cansa, por mais que eu não seja um conhecedor do terminal ele e a central de programas são bem mais práticos. Isso foi até bom, uma época tava pensando em deixar um dual boot aqui, uns dias mexendo no velho W e a vontade se foi rapidinho  ;D
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 20:29 por Rousseau »

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2015, 23:54 »
não testei o elementary apos o lançamento, mas não acredito que seja estável a nível do debian ou slackware (nem mesmo ubuntu ;D).
caso queira "respirar novos ares", sugiro o opensuse. a interface padrão é o kde, mas existe a opção de outros ambientes.